Questões de Concursos Meteorologia

  • Questão 45619.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • A medição da radiação solar, tanto a componente direta quanto a componente difusa na superfície terrestre, é importante para estudos das influências das condições climáticas e atmosféricas. Sua medição pode ser feita utilizando-se instrumentos adequados, tais como: 

    1. Piranômetros - Os piranômetros medem a radiação global. Este instrumento caracteriza-se pelo uso de uma termopilha que mede a diferença de temperatura entre duas superfícies, uma pintada de preto e outra pintada de branco igualmente iluminada. A expansão sofrida pelas superfícies provoca um diferencial de potencial que, ao ser medida, mostra o valor instantâneo da energia solar. 
    2. Pireliômetros - Os pireliômetros são instrumentos que medem a radiação direta e caracteriza-se por apresentar uma pequena abertura de forma a "visualizar" apenas o disco solar e a região vizinha denominada circunsolar. O instrumento segue o movimento solar onde é constantemente ajustado para focalizar melhor a região do sensor. 
    3. Heliógrafo - Instrumento que registra a duração do brilho solar. A radiação solar é focalizada por uma esfera de cristal de 10cm de diâmetro sobre uma fita que, pela ação da radiação é enegrecida. O cumprimento desta fita exposta à radiação solar mede o número de horas de insolação. 
    4. Actinógrafo - Instrumento usado para medir a radiação global. Este instrumento é composto de sensores baseados na expansão diferencial de um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.
  • Questão 45622.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • Os índices de estabilidade descrevem o estado da atmosfera e sua vulnerabilidade às perturbações no plano vertical.

    “Leva-se uma parcela de ar, em 850 hPa até a saturação seguindo uma adiabática seca e depois, seguindo uma adiabática úmida, até 500hPa. O índice é definido como a diferença entre a temperatura ambiental de 500hPa e a temperatura da parcela quando atinge o nível de 500hPa. Quanto mais negativa for essa diferença, mais instável será o ar.”. 

    A descrição acima se refere a qual índice?
  • Questão 18730.   Meteorologia - Nível Superior - CAP - MB - 2013

  • O que é espalhamento da luz solar?
  • Questão 45629.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • Algumas considerações sobre características de sistemas sinóticos são apresentadas nas alternativas abaixo e, com base nelas, é possível afirmar que todas estão descritas corretamente, EXCETO:
  • Questão 45618.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • No estado de São Paulo, de maneira geral, o período de inverno é tido como um período seco. Considere dois balanços hídricos seqüenciais (Balanço A com armazenamento máximo de 300mm e Balanço B armazenamento máximo de 50 mm) gerados para a mesma localidade em um ano médio e que no mês de abril apresentavam deficiência hídrica igual a zero. Em qual dos dois balanços espera-se o aparecimento de uma deficiência hídrica mais cedo?
  • Questão 45620.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • As leis de Boyle e Gay Lussac descrevem a relação entre temperatura, pressão e volume.

    1 – Numa transformação isotérmica, a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais 
    2 – Numa transformação isobárica, o volume e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais 
    3 – Numa transformação isocórica, a pressão e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais 

    Conforme as afirmações descritas acima, é correto afirmar que:
  • Questão 45974.   Meteorologia - Nível Médio - IPEM PE - IPAD - 2014

  • Com relação aos instrumentos de metrologia dimensional, podemos considerar como algumas das principais fontes de erro na medição:
  • Questão 45617.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006


  • Considerando a razão de Bowen e seus conhecimentos em fluxo energético no solo, responda: Dois pontos, A e B, localizados no mesmo tipo de solo, na mesma latitude e submetidos a um mesmo regime de vento. O ponto A está em seu ponto de saturação hídrica e o ponto B está no ponto de murcha permanente. Qual dos pontos poderá liberar um maior fluxo de calor sensível para a atmosfera adjacente a eles?
  • Questão 18735.   Meteorologia - Nível Superior - CAP - MB - 2013

  • Qual dos aspectos meteorológicos a seguir NÃO é possível ser detectado numa imagem de satélite do Atlântico Sul?
  • Questão 18731.   Meteorologia - Nível Superior - CAP - MB - 2013

  • Um militar do Serviço Meteorológico Marinho, analisando as 78 horas de previsão de um meteograma para a Ilha Rasa, localizada no litoral do Rio de Janeiro, observou as seguintes características:

    I - vento rondando do quadrante norte para o quadrante sul no sentido anti-horário;

    II - tendência de aumento da temperatura do ar seguida de uma brusca queda; e

    III- diminuição da pressão atmosférica seguida de um ligeiro aumento.

    Estas características são típicas de que fenômeno meteorológico?