Questões de Concursos Administração Financeira e Orçamentária

  • Questão 34544.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Médio - TCE SP - FCC - 2015

  • Para o exercício financeiro de 2015, determinado município do Estado estimou a arrecadação da receita no montante de R$ 348.500.000 e fixou a despesa em igual valor. Segundo a Lei Federal nº 4.320/64, a discriminação da receita e da despesa constará
  • Questão 31665.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Médio - CRM PI - QUADRIX - 2016

  • O Assistente Administrativo, ao ajudar na organização e coordenação de eventos do CRM-PI, em algum momento precisará lidar com orçamentos, transações financeiras e pagamentos. Ter conhecimento das regras do uso de cartões de crédito e sobre a cobrança de tarifas bancárias é um auxílio importante para repassar informações a seus superiores e tomar decisões. Leia as afirmativas a seguir.

    I. Operações de crédito e de arrendamento mercantil, cartão de crédito básico e operações de câmbio manual para compra ou venda de moeda estrangeira relacionada a viagens internacionais são considerados serviços essenciais.
    II. As instituições podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo uso no saque em espécie, pelo uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.
    III. Podem ser cobradas tarifas pela contratação de serviços de envio de mensagem automática relativa a movimentação ou lançamento na conta de pagamento vinculado ao cartão de crédito, pelo fornecimento de plástico de cartão de crédito em formato personalizado, e pelo fornecimento emergencial de segunda via de cartão de crédito. Esses serviços são considerados diferenciados pela regulamentação.

    Pode-se afirmar que:
  • Questão 49010.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - MMA - CESPE - 2011

  • Julgue os itens a seguir, referentes a orçamento público.

    Em razão de o plano plurianual (PPA) ser um instrumento de gestão e acompanhamento da execução, ele deve ser detalhado por órgão, unidades orçamentárias, programa e ação. No PPA, devem constar, além dos programas finalísticos, os programas destinados, exclusivamente, a operações especiais.
  • Questão 29931.   Administração Financeira e Orçamentária - Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Consórcio Intermunicipal Grande ABC - CAIPIMES - 2015

  • Complete as lacunas abaixo com a alternativa correta.

    Todas as ___________ relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as ___________ que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual. O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de __________ adicional.
  • Questão 37162.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Médio - TRT ES - CESPE - 2013

  • A respeito de orçamento público, julgue os itens subsequentes.

    Caso determinada dotação orçamentária, destinada ao pagamento do serviço de uma dívida contraída pela União, tenha sido vetada pelo presidente da República, os recursos correspondentes ao veto poderão ser utilizados, mediante autorização do Poder Legislativo, para pagamento de contrato de mão de obra.
  • Questão 44829.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Médio - INEA RJ - FGV - 2013

  • A respeito do orçamento público brasileiro, assinale a afirmativa correta.
  • Questão 34773.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - TRF RJ - FCC - 2012

  • A receita pública:

    I. classifica-se em orçamentária e extraorçamentária.
    II. orçamentária classifica-se nas categorias econômicas denominadas receitas correntes e receitas de capital.
    III. classificada como transferência corrente é oriunda de recursos financeiros recebidos de outras entidades de direito público ou privado e destinados ao atendimento de gastos, classificáveis em despesas correntes.
    IV. de contribuições é também uma fonte das receitas correntes, destinada a arrecadar receitas relativas a contribuições sociais e econômicas, destinadas à manutenção dos programas e serviços sociais e de interesse coletivo.

    É correto o que consta em
  • Questão 37416.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Médio - TRT RO AC - FCC - 2016

  • Em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias − LDO, é corretor afirmar: