Questões de Concursos Auditoria

  • Questão 24082.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - CGE MT - FMP - 2015

  • Tendo em conta os “componentes do controle interno", segundo o COSO Internal Control – Integrated Framework (2013), considere as seguintes assertivas.

    I – O ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização.
    II – A avaliação de riscos prescinde de um processo dinâmico e interativo para identificar e avaliar os riscos à avaliação dos objetivos. Esses riscos de não atingir os objetivos em toda a entidade não são considerados em relação às tolerâncias aos riscos estabelecidos.
    III – A comunicação interna é o meio pelo qual as informações são transmitidas para a organização, fluindo em todas as direções da entidade. Ela permite que os funcionários recebam uma mensagem clara da alta administração de que as responsabilidades pelo controle devem ser levadas a sério.

    Estão corretas apenas
  • Questão 14346.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - TCM GO - FCC - 2015

  • Segundo a Constituição Federal, art. 71, realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e demais entidades, assim como o julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da Administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público está a cargo
  • Questão 23842.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - CGE MA - FGV - 2014

  • A respeito da Auditoria Independente, analise as afirmativas a seguir.

    I. A opinião do auditor expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro.
    II. A auditoria conduzida em conformidade com as normas de auditoria e as exigências éticas relevantes capacita o auditor a formar opinião sobre as demonstrações contábeis.
    III. A auditoria em conformidade com as normas de auditoria é conduzida com base na premissa de que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança têm conhecimento de certas responsabilidades que são fundamentais para a condução da auditoria.

    Assinale:
  • Questão 39805.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - TCE MT - FMP - 2011

  • O controle externo é aquele efetuado por órgão, ente ou instituição exterior à estrutura da Administração. Nesse sentido, assinale qual dos instrumentos a seguir NÃO corresponde a um mecanismo de controle externo:
  • Questão 40143.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - TCE PI - FCC - 2014

  • A equipe técnica de um determinado Tribunal de Contas deseja confirmar a correção do montante a pagar, registrado no Balanço Patrimonial de 31 de dezembro de 2013, ao fornecedor de gêneros alimentícios em uma das Prefeituras sujeitas à sua fiscalização. A técnica de auditoria a ser aplicada para obter esta confirmação denomina-se
  • Questão 24174.   Auditoria - Nível Superior - CGE PI - CESPE - 2015

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Uma auditoria independente é feita com base na premissa de que a administração da entidade auditada é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis segundo a estrutura de relatório financeiro aplicável.
  • Questão 40146.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - TCE PI - FCC - 2014

  • Em relação às evidências de auditoria é correto afirmar que
  • Questão 27280.   Auditoria - Nível Superior - Prefeitura de Angra dos Reis RJ - FGV - 2010

  • O ceticismo profissional é necessário para a avaliação crítica das evidências de auditoria. Isso inclui questionar evidências de auditoria contraditórias e a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações e outras informações obtidas junto à administração e aos responsáveis pela governança. Também inclui a consideração da suficiência e adequação das evidências de auditoria obtidas considerando as circunstâncias, por exemplo, no caso de existência de fatores de risco de fraude e um documento individual, de natureza suscetível de fraude, for a única evidência que corrobore um valor relevante da demonstração contábil.

    O ceticismo profissional inclui estar alerta, por exemplo, considerando o disposto na TA 200 e correlatas o indicado nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA.

    Assinale-a.
  • Questão 40141.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - TCE PI - FCC - 2014

  • Avaliar a execução das decisões tomadas, sob o ponto de vista da eficiência e eficácia, enquadra-se no escopo da auditoria
  • Questão 24138.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - CGE PI - CESPE - 2015

  • No que se refere ao controle interno estruturado pelas instituições, julgue o item seguinte, relativos a monitoramento, informação e comunicação.

    Por meio do monitoramento, em especial, no que se refere à autoavaliação, o corpo gerencial de uma organização pode se certificar da origem, presença e regularidade do funcionamento de determinado componente de controle interno.