Questões de Concursos Governança de TI

  • Questão 47596.   Governança de TI - Nível Superior - TRF 1a - CESPE - 2017

  • A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização.
     
    I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados.
    II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR.
    III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora.
    Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte.
     
    Infere-se do item II que a organização já atingiu necessariamente o nível de maturidade 2 — Gerenciado — do CMMI.
  • Questão 37461.   Governança de TI - Nível Médio - TRT PB - FCC - 2014

  • Referente à Transição de Serviço da ITIL V3, 2011, considere:

    Uma etapa no ciclo de vida de serviço que ocorre no final da implantação e antes que o serviço seja totalmente aceito para operação. Durante o suporte para período de funcionamento experimental, o provedor de serviço revê os principais indicadores de desempenho, os níveis de serviço e os limites de monitoração e pode implementar melhorias para garantir que as metas de serviço possam ser atingidas. O provedor de serviço pode também fornecer recursos adicionais para gerenciamento de incidente e de problema durante este período.

    Trata-se da definição de
  • Questão 37481.   Governança de TI - Nível Superior - TRT SP - FCC - 2015

  • A representação contínua do CMMI 1.2 permite que a organização escolha o foco de seus esforços de melhoria de processo ao selecionar áreas de processo, ou conjuntos inter-relacionados de áreas de processo, que sejam mais vantajosas para a organização e seus objetivos estratégicos. Uma vez selecionadas as áreas de processo, deve-se selecionar também quanto se deseja que os processos associados àquelas áreas de processo amadureçam, isto é, selecionar o nível apropriado de
  • Questão 47595.   Governança de TI - Nível Superior - TRF 1a - CESPE - 2017

  • A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização.
     
    I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados.
    II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR.
    III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora.
    Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte.
     
    Para se atender ao item I, podem-se utilizar tanto o processo verificação do MPS.BR quanto os subsídios encontrados na área do processo verificação do CMMI.
  • Questão 24433.   Governança de TI - COBIT - Nível Superior - CGU - ESAF - 2012

  • Segundo o Cobit 4.1, as áreas de foco na Governança de TI são:
  • Questão 37464.   Governança de TI - Nível Médio - TRT PB - FCC - 2014

  • Fornecem um conjunto completo de requisitos de alto nível a serem considerados pelos executivos para um controle efetivo de cada processo de TI.

    Considere os elementos definidos para todos os processos do Cobit 4.1:

    I. São definições de ações gerenciais para aumentar o valor ou reduzir o risco.
    II. Consistem em políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais.
    III. São desenvolvidos para prover uma razoável garantia de que serão atingidos e que eventos indesejáveis serão evitados ou detectados e corrigidos.

    Tais elementos são categorizados como
  • Questão 25550.   Governança de TI - Balanced Scorecard - Nível Médio - CNJ - CESPE - 2013

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O aspecto mais importante do BSC é a medição de resultados e a utilização de direcionadores que possibilitam à organização atuar de acordo com suas estratégias.
  • Questão 19666.   Governança de TI - COBIT - Nível Superior - ANAC - CESPE - 2012

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Os objetivos de controle são auditados por controle de testes de desenho e implementados por práticas de controle, ao passo que o controle de testes de desenho está embasado em práticas de controle.
  • Questão 43942.   Governança de TI - Nível Médio - TRF DF - FCC - 2014

  • No último final de semana, a equipe responsável pela administração de servidores de um datacenterrealizou diversas atualizações de software em todos os computadores. No primeiro dia útil seguinte, os usuários registraram na central de suporte de informática mais de duzentas ocorrências de reclamações sobre lentidão generalizada nos sistemas de informação e no acesso aos arquivos armazenados em rede. Como vários itens de configuração da infraestrutura de tecnologia foram modificados no final de semana, a equipe de informática não tinha a mínima noção do que estava ocasionando a lentidão generalizada. Considerando que a equipe de informática segue as práticas recomendadas na ITIL v.3, eles devem proceder com o Gerenciamento de