Questões de Concursos Segurança e Saúde no Trabalho

  • Questão 23258.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - CEDAE RJ - CEPERJ - 2012

  • A Norma Operacional de Saúde do Trabalhador garante à população trabalhadora:

    I- controle social, direito à informação sobre a saúde, com a utilização do critério epidemiológico e através da universalidade e equidade da atenção à saúde
    II- controle social, repasse de informações aos trabalhadores, descentralização das ações de saúde e, prioritariamente, com o modelo assistencial
    III- controle social, reconhecendo o direito individual de participação dos trabalhadores, sem a representação de suas entidades representativas
    IV- integralidade das ações, nos termos do planejamento, com um movimento constante em direção à mudança do modelo preventivo para o assistencial
    V- integralidade das ações, articulando as ações curativas com as coletivas, utilizando o critério assistencial, pois os agravos à saúde advindos do trabalho não são preveníveis

    A alternativa correta é:
  • Questão 23259.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - CEDAE RJ - CEPERJ - 2012

  • Um trabalhador em serviços de saneamento infectou-se com o Mycobacterium tuberculosis e a investigação epidemiológica estabeleceu o nexo causal com a natureza do trabalho. Diante disto, o empregador deverá adotar o seguinte procedimento:
  • Questão 40639.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Médio - EMBASA - IBFC - 2015

  • Leia o texto. O ruído industrial se encontra presente em muitas atividades, sendo um indicativo de manutenção deficiente em máquinas, acarretando diversos problemas no ambiente, comprometendo assim, a saúde do trabalhador. Um nível de ruído aceitável para efeito de conforto bem como a curva de avaliação de ruído (NC) estão respectivamente descritas na alternativa:
  • Questão 34441.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Médio - EBC - CESPE - 2011

  • Julgue o próximo item, referente aos vários exames cujos resultados podem atestar a aptidão para o trabalho.

    A espirometria, exame que mede os distúrbios ventilatórios, deve constar dos exames que fazem parte do programa de proteção respiratória.
  • Questão 24539.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Fundamental - CISCOPAR - BD - 2015

  • O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde do empregado. Indique, a seguir, o EPI utilizado para a proteção dos membros inferiores:
  • Questão 39083.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Fundamental - IFB - BD - 2016

  • Leia as afirmativas sobre Higiene do Trabalho (HT):

    I) A HT refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à limpeza e ao asseio do ambiente de trabalho e do trabalhador, preservando-o dos riscos de adquirir doenças.
    II) Um plano de HT geralmente envolve conteúdo de prevenção de riscos à saúde, como, por exemplo, atividades de localização, diagnóstico e eliminação de riscos químicos, como intoxicações, dermatoses industriais, entre outros.
    III) Entre as finalidades da HT destaca-se a redução dos efeitos prejudiciais que o trabalho provoca em pessoas doentes ou portadores de defeitos físicos.
    IV) Um dos objetivos da HT é integrar todos os funcionários no espírito de segurança.
    V) Os objetivos de HT podem ser atingidos através de estudos e observações dos novos processos ou materiais a serem utilizados.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
  • Questão 40631.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Médio - EMBASA - IBFC - 2015

  • Consideram-se riscos ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho. Eles são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Os riscos ambientais ou profissionais estão divididos em cinco grupos:

    Responda a  próxima pergunta com base no texto apresentado. 

    As radiações não ionizantes provocam diversas conseqüências no trabalhador, as quais são descritas a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa: 
  • Questão 29421.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - CODEBA - FGV - 2016

  • Para se preservação da saúde dos trabalhadores que atuam, mesmo que indiretamente, em instalações elétricas e serviços com eletricidade, devem ser observadas condições mínimas de segurança.

    A respeito da segurança em instalações elétricas, assinale a afirmativa correta.