Questões de Concursos Zootecnia

  • Questão 35593.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Os cruzamentos constituem a base da exploração comercial de suínos. Sobre o cruzamento em suínos as seguintes alternativas estão corretas, EXCETO:
  • Questão 35594.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • O sumário de touros deve ser considerado um importante instrumento para a seleção, uma vez que ele apresenta, anualmente, de uma forma objetiva, a melhor estimativa do valor genético dos touros para características de importância econômica relacionadas à produção de carne.
    No entanto, nem todas as características de interesse na seleção são passíveis de serem analisadas sob o aspecto da genética quantitativa, de modo que o sumário de touros deve ser considerado uma ferramenta auxiliar de seleção.
    Felizmente, a cada ano essa ferramenta vem sendo cada vez mais aprimorada e mais utilizada por empresas de inseminação artificial, por técnicos que prestam serviços de assessoria e pelos criadores, de um modo geral.


    (Informação retirada do site EMBRAPA Gado de Corte)

    Com relação às informações contidas em sumários utilizados na bovinocultura de corte e de leite, assinale a alternativa INCORRETA.
  • Questão 35603.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Em termos práticos, o objetivo de toda granja é ser livre do maior número possível de doenças. A condição de estar livre do maior número de doenças é o principal fator de eficiência e rentabilidade. Quanto aos itens que devem compor o plano de biosseguridade:

    I- A localização das granjas é o fator isolado mais importante de introdução de novas doenças, pois o risco é variável, dependendo das barreiras naturais, climáticas e fenômenos meteorológicos.
    II- A introdução de material genético não é um risco. O maior risco é o contato homem-animal, pois insere novos agentes na criação.
    III- O trânsito na granja deve ser adequado por um fluxograma de pessoal entre salas ou setores, transporte de material entre locais, galpões e salas, para evitar transmissão de agentes patogênicos.

    Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
  • Questão 35598.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • A Avicultura moderna concilia tecnologias como linhagens de alta produtividade combinadas à nutrição de qualidade e grande preocupação com biosseguridade do plantel produtivo. Porém, nada seria significativo se não houvesse a preocupação com o ambiente ao qual as aves estão submetidas. As instalações, sejam elas modernas ou rústicas, devem propiciar um ambiente favorável e que minimize as oscilações térmicas diárias, com picos de temperatura que podem superar os 35°C. Neste contexto, é importante, na avaliação da estrutura de um galpão avícola, conhecer os materiais construtivos disponíveis na região. Sobre materiais construtivos em galpões avícolas na Região Norte é INCORRETO afirmar que:
  • Questão 35595.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Assinale abaixo a alternativa INCORRETA com relação às limitações do emprego de recursos de informática na agropecuária
  • Questão 35601.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Sobre a publicação de trabalhos científicos, estão de acordo com o código de ética do profissional de zootecnia, EXCETO.
  • Questão 35617.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Quanto ao manejo higiênico da ordenha.

    I- Pré-dipping é um procedimento de desinfecção dos tetos antes da ordenha e tem como objetivo a prevenção da mastite ambiental. Depois da aplicação, a solução deve agir por 30 segundos e então os tetos devem ser secos com papel toalha.
    II- Aconselha-se que seja realizada uma “linha de ordenha”, isto é, ordenhar primeiramente os animais com mastite subclínica, e posteriormente os animais sadios de forma a auxiliar o controle da doença.
    III- O pós-dipping deve ser realizado imediatamente após o pré-dipping que é a imersão dos tetos em solução desinfetante glicerinada, sendo geralmente utilizada solução de iodo (0,5%), de clorexidine (de 0,5 a 1,0%) ou de cloro (de 0,3 a 0,5%). Esse procedimento tem como finalidade a proteção dos tetos contra microrganismos causadores da mastite.

    Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
  • Questão 35606.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Sobre os principais desinfetantes utilizados na avicultura industrial de corte, é INCORRETO afirmar.
  • Questão 35609.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Sobre os métodos de reprodução aplicados na ovinocultura.

    I- No sistema de monta natural livre, o macho permanece continuamente (todo o tempo) junto com as fêmeas e cruza com elas, sem controle, em qualquer época do ano. Esse sistema tem como vantagem que as fêmeas, ainda muito jovens, sejam estimuladas a entrar no cio aumentando sua vida produtiva.
    II- No sistema de monta natural controlada, os reprodutores permanecem separados das fêmeas e apenas na época planejada para cobertura são colocados juntos, reduzindo o número de machos necessários em relação à monta livre.
    III- A inseminação artificial possibilita ao ovinocultor comum utilizar, em sua criação, reprodutores de alto valor econômico, sem custos de manutenção ao seu rebanho.

    Estão CORRETAS, apenas as afirmativas: