Questões de Concursos Zootecnia

  • Questão 35594.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • O sumário de touros deve ser considerado um importante instrumento para a seleção, uma vez que ele apresenta, anualmente, de uma forma objetiva, a melhor estimativa do valor genético dos touros para características de importância econômica relacionadas à produção de carne.
    No entanto, nem todas as características de interesse na seleção são passíveis de serem analisadas sob o aspecto da genética quantitativa, de modo que o sumário de touros deve ser considerado uma ferramenta auxiliar de seleção.
    Felizmente, a cada ano essa ferramenta vem sendo cada vez mais aprimorada e mais utilizada por empresas de inseminação artificial, por técnicos que prestam serviços de assessoria e pelos criadores, de um modo geral.


    (Informação retirada do site EMBRAPA Gado de Corte)

    Com relação às informações contidas em sumários utilizados na bovinocultura de corte e de leite, assinale a alternativa INCORRETA.
  • Questão 35618.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • As boas práticas de fabricação de ração (BPF) são procedimentos higiênico-sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos ingredientes e matérias-primas até a distribuição do produto final, com o objetivo de garantir a qualidade, conformidade e segurança dos produtos destinados à alimentação animal.

    Sobre essas práticas é INCORRETO afirmar. 
  • Questão 35607.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • A suplementação de bovinos de corte em pastagens tem alguns aspectos básicos que devem ser considerados para melhorar a eficiência de sua utilização dentro do sistema produtivo, entre eles podemos citar:

    I- A suplementação pode ser feita em qualquer época do ano, mas a melhor resposta é a da suplementação estratégica na seca, pois ela corrige a limitação primária de proteína das pastagens e permite que o animal aumente o consumo da forrageira de baixa qualidade.
    II- É fundamental que haja boa massa de forragem para que a suplementação na seca tenha o efeito positivo desejado. Por isso, recomenda-se o diferimento (também chamado de vedação) das pastagens antes do período seco para maximizar o acúmulo de forragem.
    III- Os níveis de inclusão ou quantidade de suplemento por cabeça devem ser fixos e a escolha deve ser baseada exclusivamente no desempenho animal, bem como dos objetivos do produtor.
    IV- A eficiência do suplemento diminui à medida que se aumenta a quantidade que é fornecida para o animal. Isso quer dizer que o segundo quilo de suplemento não proporciona o ganho de peso que o primeiro quilo proporcionou.

    Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
  • Questão 35611.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Quanto ao metabolismo e partição de energia em animais monogástricos, é INCORRETO afirmar.
  • Questão 35610.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • A silagem é uma forma de conservação de forragens que visa à alimentação dos animais no período de estiagem. Sobre os fatores que influenciam a produção de silagem, é CORRETO afirmar.
  • Questão 35600.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Quanto ao capítulo VII do código de ética do profissional de zootecnia, que trata dos procedimentos no setor público ou privado, está CORRETO afirmar.
  • Questão 35612.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Sobre os cuidados que devem ser dispensados aos bezerros recém-nascidos.

    I- Após o nascimento deve-se cortar e desinfetar o umbigo com solução de álcool iodado a 10% ou outro produto comercial.
    II- Verificar se o bezerro consegue mamar normalmente. No caso de vacas de tetas grandes, é necessário ajudar o recém-nascido nas primeiras mamadas e depois esgotar o úbere da vaca.
    III- É indispensável que o bezerro mame o colostro. Descartar vacas de tetas grandes e aquelas que produzem pouco leite.
    IV- É recomendável manter os bezerros em “pasto-maternidade”, durante a primeira semana de vida, para facilitar a assistência.

    Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
  • Questão 35595.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • Assinale abaixo a alternativa INCORRETA com relação às limitações do emprego de recursos de informática na agropecuária
  • Questão 35602.   Zootecnia - Nível Superior - IFPA - BD - 2016

  • É incontestável a contribuição do uso de aditivos sobre a produtividade dos plantéis avícolas e suinícolas. Por outro lado, é crescente a preocupação com a utilização dos antimicrobianos na ração dos animais, imputando-se problemas na saúde pública relacionados à disseminação de doenças bacterianas resistentes à terapia antibiótica. Assim, como alternativa ao uso de antibióticos promotores de crescimento, outros aditivos estão disponíveis no mercado.

    Sobre eles é CORRETO afirmar.