Questões de Concursos Engenharia Ambiental

  • Questão 29410.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - CODEBA - FGV - 2016

  • A Lei Federal nº 12.305/10, regulamentada pelo decreto Federal nº 7.404/10, estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

    Segundo esse instrumento legal, assinale a opção que indica a ordem de prioridade que deve ser observada na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.
  • Questão 29412.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - CODEBA - FGV - 2016

  • Segundo a NBR ISO nº 14.031, na avaliação do desempenho ambiental (ADA) são utilizados indicadores de desempenho da gestão, de desempenho operacional e de estado ou condição ambiental.

    Assinale a opção que apresenta um exemplo de indicador de condição ambiental.
  • Questão 29843.   Engenharia Ambiental - Nível Médio - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010

  • Os parâmetros DQO e DBO são amplamente utilizados como indicativo da qualidade das águas. Isto se deve ao fato de serem necessárias quantidades de oxigênio presente na água para o processo oxidativo inevitável ao qual todas as substâncias na natureza estão submetidas. Espera-se que:
  • Questão 29408.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - CODEBA - FGV - 2016

  • Posteriormente à Resolução CONAMA nº 237/97 foram editadas Resoluções CONAMA como forma de acelerar o processo por meio de um Licenciamento Ambiental Simplificado (LAS). Dentro dessa linha de pensamento foram editadas as Resoluções CONAMA 279/01, 312/02, 349/04, 377/06, 385/06, 412/09 e 413/09.

    As opções a seguir apresentam exemplos de atividades para as quais está previsto um Licenciamento Ambiental Simplificado, à exceção de uma. Assinale-a.
  • Questão 29839.   Engenharia Ambiental - Nível Médio - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010

  • No tratamento de água para abastecimento público é necessário completo atendimento à legislação específica, a Portaria 518 do Ministério da Saúde de 25 de março de 2004. Esta legislação estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Em sua Seção IV fala do “Responsável pela Operação de Sistema e/ou Solução Alternativa”. No Art. 8º diz: “Cabe ao(s) responsável(is) pela operação de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água, exercer o controle da qualidade da água. Parágrafo único. Em caso de administração, em regime de concessão ou permissão do sistema de abastecimento de água, é a concessionária ou a permissionária a responsável pelo controle da qualidade da água.

    Segundo a referida Portaria a presença de coliformes termotolerantes deve ser:
  • Questão 29841.   Engenharia Ambiental - Nível Médio - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010

  • Para o tratamento dos efluentes sanitários existem diferentes métodos, sendo a eficiência, custo do tratamento, área ocupada pela estação, capacidade e outros fatores, itens decisivos para escolha da metodologia utilizada. Pode-se dizer que uma das maiores vantagens do sistema de lagoas para tratamento de esgoto é:
  • Questão 29411.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - CODEBA - FGV - 2016

  • A Lei nº 10.431/06 e suas alterações estabelece o Sistema Estadual do Meio Ambiente da Bahia (SISEMA).

    Segundo esse instrumento legal, assinale a opção que indica o órgão superior, de natureza consultiva, normativa, deliberativa e recursal do SISEMA.
  • Questão 29844.   Engenharia Ambiental - Nível Médio - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010

  • Dentre os agentes floculantes mais utilizados no tratamento de água para o abastecimento público pode-se citar:
  • Questão 29407.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - CODEBA - FGV - 2016

  • A compostagem é um processo biológico em que microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, em um material semelhante ao solo, a que se chama composto.

    Com relação aos parâmetros que influenciam o processo de compostagem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

    ( ) O nitrogênio é utilizado como aceptor de elétrons pelos microrganismos aeróbios formando amônia gasosa.
    ( ) O composto para ser aplicado no solo deve ter uma relação carbono/nitrogênio inferior a 20:1.
    ( ) A aeração permite controlar a temperatura e acelerar a atividade microbiana.

    As afirmativas são, respectivamente,
  • Questão 29406.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - CODEBA - FGV - 2016

  • A Lei nº 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Um dos instrumentos de gestão previstos nesse instrumento legal é a outorga de direitos de uso de recursos hídricos, que tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.

    Segundo essa lei, a outorga de direitos de uso de recursos hídricos far-se-á por prazo não excedente a