Questões de Concursos Engenharia Naval

  • Questão 9497.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    O fator de estiva do minério de ferro é superior ao fator de estiva da soja.
  • Questão 9478.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A formação do preço das tarifas portuárias deve considerar a competição entre portos próximos, o custo do serviço propriamente dito e o valor da carga movimentada.
  • Questão 9496.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    Na medida da arqueação das embarcações é utilizada a tonelada Moorson ou tonelada de arqueação, que vale 100 pés cúbicos (2,832 m3). A arqueação bruta (gross tonnage) é sinônimo de tonelagem bruta.
  • Questão 9487.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O seguro marítimo é o contrato segundo o qual o segurador, em troca do recebimento do prêmio, se obriga a indenizar prejuízo sofrido pelo segurado quando o objeto do seguro se achar sujeito aos riscos oferecidos pelo mar. O instrumento do seguro é a apólice.
  • Questão 9477.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • As tarifas portuárias estão relacionadas ao uso das instalações de acostagem, das bacias portuárias e de serviços portuários. As bacias portuárias incluem o canal de acesso dragado, as áreas de fundeamento e áreas de evolução. Os serviços facultativos incluem o reboque, praticagem, fornecimento de água potável, combustível e energia.
  • Questão 9493.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    Cheio e em baixo (full and down) é a condição da embarcação com excesso de carga. Nessas condições, é excedida a tonelagem de registro.
  • Questão 9486.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O segurador responde pelos danos ou avaria da embarcação ou da carga no caso de desviação voluntária da rota usual de viagem, pela alteração voluntária na ordem das escalas designadas na apólice e pela falta de estiva.
  • Questão 9489.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    A capacidade de estocagem em pátios abertos de granéis sólidos, por medida de economia, não deve ser superior ao maior embarque ou desembarque de cada carregamento.
  • Questão 9495.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    Deslocamento bruto ou deslocamento máximo é o peso do volume de água deslocada pela embarcação completamente carregada com passageiros, respectivas bagagens, combustível, dotações e carga. O deslocamento bruto implica nenhuma água nos tanques de lastro.