Questões de Concursos Engenharia Naval

  • Questão 9477.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • As tarifas portuárias estão relacionadas ao uso das instalações de acostagem, das bacias portuárias e de serviços portuários. As bacias portuárias incluem o canal de acesso dragado, as áreas de fundeamento e áreas de evolução. Os serviços facultativos incluem o reboque, praticagem, fornecimento de água potável, combustível e energia.
  • Questão 9493.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    Cheio e em baixo (full and down) é a condição da embarcação com excesso de carga. Nessas condições, é excedida a tonelagem de registro.
  • Questão 9484.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A estiva é a atividade de movimentação de mercadorias nos conveses e nos porões das embarcações incluindo peação e descarregamento quando realizado com equipamento do cais.
  • Questão 9479.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O trabalho a bordo da embarcação tem características diferentes do trabalho realizado no cais. O primeiro é denominado estiva e o segundo, capatazia. A praticagem é uma forma de estiva.
  • Questão 9491.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    Nos canais de acesso aos portos, a prática marítima aconselha a adoção de uma altura de segurança sob a quilha da embarcação tipo denominada pé de piloto. Essa medida engloba as influências da variação de densidade da água do mar, o squat e o efeito da onda.
  • Questão 9488.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens a seguir relativos à evolução do transporte aquaviário, à legislação marítima e a movimentação de carga.

    Segundo a Lei n.º 7.652/1988, as embarcações brasileiras, inclusive as da Marinha de Guerra, estão sujeitas à inscrição na capitania dos portos em cuja jurisdição for domiciliado o proprietário ou armador. O domicílio, no caso de embarcação da marinha, é interpretado como a base naval da frota a qual pertence a embarcação.
  • Questão 9486.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O segurador responde pelos danos ou avaria da embarcação ou da carga no caso de desviação voluntária da rota usual de viagem, pela alteração voluntária na ordem das escalas designadas na apólice e pela falta de estiva.
  • Questão 9489.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    A capacidade de estocagem em pátios abertos de granéis sólidos, por medida de economia, não deve ser superior ao maior embarque ou desembarque de cada carregamento.