Questões de Concursos Engenharia Naval

  • Questão 9487.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

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  • O seguro marítimo é o contrato segundo o qual o segurador, em troca do recebimento do prêmio, se obriga a indenizar prejuízo sofrido pelo segurado quando o objeto do seguro se achar sujeito aos riscos oferecidos pelo mar. O instrumento do seguro é a apólice.
  • Questão 9493.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    Cheio e em baixo (full and down) é a condição da embarcação com excesso de carga. Nessas condições, é excedida a tonelagem de registro.
  • Questão 9489.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    A capacidade de estocagem em pátios abertos de granéis sólidos, por medida de economia, não deve ser superior ao maior embarque ou desembarque de cada carregamento.
  • Questão 9477.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

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  • As tarifas portuárias estão relacionadas ao uso das instalações de acostagem, das bacias portuárias e de serviços portuários. As bacias portuárias incluem o canal de acesso dragado, as áreas de fundeamento e áreas de evolução. Os serviços facultativos incluem o reboque, praticagem, fornecimento de água potável, combustível e energia.
  • Questão 9490.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    O hinterland pode ser definido segundo vários parâmetros. O cliente escolhe um porto avaliando a proximidade física, as tarifas portuárias, a competitividade dos serviços de transporte terrestre, o tipo de embarcação que frequenta o porto ou uma combinação desses fatores.
  • Questão 9492.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    A dimensão da bacia de evolução é função do comprimento e manobrabilidade da embarcação tipo, assim como do tempo disponível para a manobra ser efetuada. A dimensão considerada ideal reserva espaço para a inscrição, no seu interior, de um círculo cujo diâmetro é igual ao comprimento entre perpendiculares da embarcação tipo.
  • Questão 9479.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

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  • O trabalho a bordo da embarcação tem características diferentes do trabalho realizado no cais. O primeiro é denominado estiva e o segundo, capatazia. A praticagem é uma forma de estiva.
  • Questão 9491.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    Nos canais de acesso aos portos, a prática marítima aconselha a adoção de uma altura de segurança sob a quilha da embarcação tipo denominada pé de piloto. Essa medida engloba as influências da variação de densidade da água do mar, o squat e o efeito da onda.
  • Questão 9483.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

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  • Capatazia é a atividade de movimentação de mercadorias nas instalações de uso público compreendendo, entre outras, abertura de volumes para a conferência aduaneira e transporte nas instalações do porto.
  • Questão 9478.   Engenharia Naval - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

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  • A formação do preço das tarifas portuárias deve considerar a competição entre portos próximos, o custo do serviço propriamente dito e o valor da carga movimentada.