Simulados > Agente Penitenciário Federal - Conhecimentos Específicos - Prova DEPEN 2009

10 questões | Conhecimentos Específicos | Nível Médio | FUNRIO | Agente Penitenciário Federal | DEPEN

  • Média 34%
  • Difícil
  • 387 resolveram
3 Gabaritaram
13 Muito bom
79 Bom
292 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!

    1. questão 2026

  • Constitui ato de improbidade administrativa.
  • a) aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica, mesmo que não tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade

    b) permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, mesmo com a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie

    c) doar à pessoa física ou jurídica, excetuados aos entes despersonalizados, com fins educativos ou assistências, de bens, rendas, verbas ou valores do patrimônio de qualquer das entidades da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, sem observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis à espécie

    d) receber vantagem de natureza exclusivamente pecuniária, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado;

    e) utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.

  • 2. questão 2027

  • Marcos Alexandre, nascido às 22:00 do dia 15 de julho de 1990, subtrai no dia 15 de julho de 2008, às 10:00 horas a bolsa de Marinilda Peixoto, sendo imediatamente detido por Agente Policial, que o conduz a Delegacia de Polícia. Ao prestar seu depoimento, declara Marcos Alexandre ser menor de idade, uma vez que somente completaria os 18 anos após as 22:00 horas do referido dia 15 de julho de 2008. Com relação ao fato narrado é correto afirmar:
  • a) Marcos Alexandre é considerado menor de idade, até as 22:00 horas do dia 15 de julho de 2008.

    b) Marcos Alexandre é considerado maior de idade, se o depoimento tiver sido prestado após as 22:00 horas do dia 15 de julho de 2008.

    c) Marcos Alexandre é considerado maior de idade, porque praticou o ato no dia em que completou 18 anos.

    d) Marcos Alexandre é considerado maior de idade, a partir do dia 16 de julho de 2008.

    e) Marcos Alexandre é considerado menor de idade, uma vez que a maioridade penal se alcança aos 21 anos.

  • 3. questão 2028

  • Com relação a prescrição da ação disciplinar, na forma como determina a Lei nº 8112/90, a que responde o servidor público federal é correto afirmar.
  • a) ocorrerá em 120 (cento e vinte) dias, quanto á advertência.

    b) ocorrerá em 4 (anos) anos, quanto às infrações puníveis com demissão e cassação de aposentadoria.

    c) os prazos de prescrição previstos na lei penal não se aplicam às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    d) ocorrerá em 2 (dois) anos, quanto à suspensão.

    e) ocorrerá em 3 (três) anos, quanto às infrações puníveis com disponibilidade ou destituição de cargo em comissão.

  • 4. questão 2029

  • Com relação ao provimento de cargo público é correto afirmar:
  • a) A ascensão de nível médio para superior dar-se-á preferencialmente por processo seletivo interno.

    b) A investidura em cargo público dependerá de prévia aprovação em concurso público de prova ou títulos.

    c) A posse para os cargos de livre nomeação e exoneração dependerá de aprovação em procedimento simplificado público.

    d) O concurso público, para investidura em cargo público, terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    e) A investidura de servidores públicos autárquicos não se sujeita a aprovação por concurso público.

  • 5. questão 2030

  • Com relação ao estado de defesa, no que se refere as medidas coercitivas, pode-se afirmar:

    I. restrições aos direitos de reunião, ainda que exercida no seio das associações;
    II. O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado duas vezes, por igual período;
    III. Na vigência do estado de defesa a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a vinte dias, salvo quando
    autorizada pelo Poder Judiciário;
    IV. Na vigência do estado de defesa a prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este
    comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxará, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de
    delito à autoridade policial;
    V. Na vigência do estado de defesa poderá ser o preso mantido sob incomunicabilidade por um período de 180 (cento e oitenta)
    dias;

    Estão corretas apenas as opções:
  • a) II e V

    b) III e IV

    c) I e IV

    d) I e II

    e) III e V

  • 6. questão 2031

  • No tocante a improbidade administrativa é correto afirmar:
  • a) A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos se efetivam liminarmente, quando do julgamento perante o Juízo de Primeiro-Grau, independentemente do seu trânsito em julgado.

    b) É possível a transação, acordo ou conciliação nas ações judiciais que versem sobre improbidade administrativa, cabendo ao Ministério Público o controle da execução do pactuado, sob pena de responsabilidade civil e penal de seu membro.

    c) Estando a petição inicial da ação de improbidade em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias.

    d) Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao Ministério Público para que requeira ao juízo competente a decretação do seqüestro dos bens do agente ou terceiro, mesmo que não tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

    e) As ações destinadas a levar a efeito as sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, podem ser propostas até seis anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.

  • 7. questão 2032

  • Com relação a exceção da verdade, nos crimes contra a honra, é correto afirmar.
  • a) não se admite a exceção da verdade nos crimes de calúnia tentada.

    b) A exceção da verdade, no crime de difamação, somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.

    c) admite-se a exceção da verdade nos crimes de injúria.

    d) admite-se a exceção da verdade nos crimes de difamação, se o ofendido for incapaz e a ofensa tiver sido publicada em meio de grande circulação.

    e) não se admite a exceção da verdade nos crimes de injúria, salvo se o ofendido for falecido.

  • 8. questão 2033

  • Com relação a competência do juízo, para a execução penal das penas impostas pela Justiça Federal é correto afirmar:
  • a) Compete ao juízo das execuções penais do estado a execução das penas impostas a sentenciados pela justiça federal, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos a administração estadual.

    b) Compete ao juízo das execuções penais do estado a execução das penas impostas a sentenciados pela justiça federal, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos a administração federal.

    c) A competência do juízo de execuções penais, em matéria relativa a sentenças criminais proferidas pela Justiça Federal, depende da instalação da Vara de Execuções Criminais Federais, independentemente do local de recolhimento do sentenciado.

    d) A competência para apreciar pedidos incidentais na execução penal, estando o detento a cumprir pena em estabelecimento estadual, é da Justiça Federal.

    e) Compete a justiça federal a execução de suas penas impostas, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos a administração estadual.

  • 9. questão 2034

  • As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, e os direitos e garantias expressos na Constituição da República Federativa do Brasil não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais de que a República Federativa do Brasil seja parte. São garantias constitucionais os chamados remédios constitucionais, isto é, medidas utilizadas para tornar efetivo o exercício dos direitos constitucionais. Sobre estes institutos, é correto afirmar que
  • a) conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade ou agente de pessoa jurídica.

    b) conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em seu direito a vida, por ilegalidade ou abuso de poder.

    c) conceder-se-á "habeas-data" para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de quaisquer entidades e para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

    d) o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional; organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

    e) conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne viável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

  • 10. questão 2035

  • São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Assim, com relação ao direito ao trabalho, é livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:
  • a) é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, podendo ser inferior à área de um Município.

    b) ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria a que ele pertence ou a de qualquer outra afim, inclusive em questões judiciais ou administrativas.

    c) ninguém será obrigado a se filiar ou a se manter filiado a sindicato, por isso, não é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.

    d) o aposentado filiado, ou não, tem direito a votar e a ser votado nas organizações sindicais.

    e) a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical.

Mais simulados

Comentários simulado

  • 8. tayarai1 comentou em 29/10/2014 às 14:53:45
  • Achei Médio
  • Muito Bom o simulado
  • 7. alfapapa comentou em 28/07/2013 às 16:00:41
  • Achei Muito Difícil
  • as respostas são muito parecidas deixando fazendo com que se confunda ao responder as questoes.
  • 6. marite comentou em 06/06/2013 às 10:08:55
  • Achei Médio
  • A compreensão dos detalhes da questão é que faz a diferença.
  • 5. joseivaldo comentou em 13/05/2013 às 10:22:30
  • Achei Difícil
  • bastante dificil mais como disse o colega la em cima moleza pra quem esta estudando
  • 3. survivor28 comentou em 09/03/2013 às 10:46:30
  • Achei Médio
  • top de linha
  • 2. brunacast comentou em 19/02/2013 às 01:24:40
  • Achei Muito Difícil
  • achei complexo
  • 1. jmineirinho comentou em 21/11/2012 às 16:52:13
  • Achei Médio
  • Detalhes que faz a diferenca... Interpretacao do q se pede e super fundamental!!

Comentar simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!

O gabarite não elabora as questões aqui publicadas apenas as trancreve de provas que já foram aplicadas em concursos públicos anteriores.