Simulado CEFET MG - Pedagogia - Pedagogo - 2014

Categoria: Simulados | Questões: 7 | Disciplina: Pedagogia | Ensino: Superior | Cargo: Pedagogo | Órgão: CEFET MG | Banca: BD

  • 1 gabaritaram
  • Difícil
  • 568 resolveram
barra ótimo 2 Ótimo
barra bom 27 Bom
barra ruim 243 Ruim
barra péssimo 296 Péssimo

    Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 23209.
  • “Embora Currículo e Didática tenham-se construído como campos independentes, pelo menos no Brasil, tendo em vista, sobretudo o objeto de estudo que vieram enfatizando, a sua complementaridade seria uma necessidade que se impõe, numa concepção dialética da educação e do ensino. Ao lado disso, os campos envolvem interseções pelas quais estudam temas comuns.”

    (OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. PACHECO, José Augusto Brito (orgs.). Currículo, didática e formação de professores. Papirus, 2013, p.27.)

    No debate entre Currículo e Didática, um dos pontos de convergência é a
  • 2 - Questão 23210.
  • Segundo Veiga (2002), a abordagem do projeto político-pedagógico como organização do trabalho da escola, em sua totalidade, fundamenta-se em princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.

    Um dos princípios apresentados por essa autora é a(o)
  • 3 - Questão 23211.
  • Hernandez (1998) convida a escola a transgredir a visão de educação escolar, a visão de aprendizagem e a visão de organização dos conteúdos como necessidades do século xxI. Para isso, apresenta os projetos de trabalho, na perspectiva de currículo integrado de caráter transdisciplinar, como alternativa à apreensão do conhecimento de uma maneira fragmentada.

    Enumere de (1) a (8) a sequência de passos apresentada pelo autor que conferem a qualidade de um trabalho por projetos.

    ( ) Selecionam-se fontes de informação.
    ( ) Conecta-se com um novo tema ou problema.
    ( ) Estabelecem-se novas dúvidas e perguntas.
    ( ) Estabelecem-se relações com outros problemas.
    ( ) Inicia-se um processo de pesquisa.
    ( ) Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
    ( ) Recapitula-se o que se aprendeu.
    ( ) Representa-se o processo de elaboração do conhecimento obtido.

    A ordem correta encontrada é
  • 4 - Questão 23212.
  • Considerando-se a Educação Ambiental, o ensino de História Afro- Brasileira e a Educação Especial, é correto afirmar que
  • 5 - Questão 23213.
  • De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica (BRASIL. MEC/CNE, 2002), parágrafo 3º do artigo 6º, a definição dos conhecimentos exigidos para a constituição de competências, dentre outras, deverá contemplar os
  • 6 - Questão 23214.
  • Segundo Zabala (2002), multidisciplinaridade é a
  • 7 - Questão 23215.
  • O trabalho, como princípio educativo, incorpora a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Como produtor de sua realidade, o sujeito se apropria dela e pode transformá-la. 

    (BRASIL. Documento Base. Educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Brasília: MEC, 2007, p. 46). Adaptado.

    Nesta perspectiva, o trabalho é princípio educativo no ensino, quando se

Mais CEFET MG

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.