Simulado Araraquara SP - Interpretação de Textos - Professor de Educação Infantil - 2013

Categoria: Simulados | Questões: 3 | Disciplina: Português | Assunto: Interpretação de Textos | Ensino: Superior | Cargo: Professor de Educação Infantil | Órgão: Prefeitura de Araraquara SP | Banca: CETRO

  • 8 gabaritaram
  • Difícil
  • 257 resolveram
barra ótimo 8 Ótimo
barra bom 53 Bom
barra ruim 105 Ruim
barra péssimo 91 Péssimo
  • Papos

    — Me disseram...
    — Disseram-me.
    — Hein?
    — O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
    — Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”?
    — O quê?
    — Digo-te que você...
    — O “te” e o “você” não combinam.
    — Lhe digo?
    — Também não. O que você ia me dizer?
    — Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que
    eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara.
    Como é que se diz?
    — Partir-te a cara.
    — Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir.
    Ou corrigir-me.
    — É para o seu bem.
    — Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo
    como bem entender. Mais uma correção e eu...
    — O quê?
    — O mato.
    — Que mato?
    — Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Mata-lhe-ei-te. Ouviu
    bem?
    — Eu só estava querendo...
    — Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é
    elitismo!
    — Se você prefere falar errado...
    — Falo como todo mundo fala. O importante é me
    entenderem. Ou entenderem-me?
    — No caso... não sei.
    — Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
    — Esquece.
    — Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o
    certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-
    lo-me, vamos.
    — Depende.
    — Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o
    soubesses, mas não sabes-o.
    — Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
    — Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas
    dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia.
    — Por quê?
    — Porque, com todo esse papo, esqueci-lo.

    Comédias para se Ler na Escola – Luis Fernando Veríssimo.
  • 1 - Questão 28456.
  • Com base no texto, analise as assertivas abaixo.

    I. Apesar de o primeiro interlocutor não utilizar de forma correta a Língua Portuguesa, sua mensagem poderia ser bem compreendida, não fossem as interrupções do segundo interlocutor.
    II. De acordo com o texto, utilizar o pronome corretamente soa sempre de forma jocosa.
    III. De acordo com o texto, o segundo interlocutor sabe utilizar corretamente a Língua Portuguesa e, por isso, corrige o amigo, sem cometer qualquer deslize.

    É correto o que se afirma em
  • 2 - Questão 28457.
  • Com base no texto, analise as assertivas abaixo.

    I. O trecho “Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar- me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o.” deveria ser escrito da seguinte forma, sem que houvesse erro gramatical ou prejuízo semântico: “Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinaria-me se o soubesses, mas não o sabes.”.
    II. O trecho “Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás.” poderia ser escrito da seguinte forma, sem que houvesse erro gramatical ou prejuízo semântico: “Agradeço-lhe a permissão para falar errado.”.
    III. O trecho “Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia.” poderia ser escrito da seguinte forma, sem que houvesse erro gramatical ou prejuízo semântico: “Mas não posso mais dizer-te o que te dizia.”.

    É correto o que se afirma em
  • 3 - Questão 28458.
  • “Que você está sendo grosseiro, pedante e chato.”

    Assinale a alternativa cujo vocábulo não é um sinônimo de “pedante”, na oração acima.

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