Simulado Prefeitura de Belo Horizonte MG - Pedagogia - Professor de Língua Portuguesa - 2015

Categoria: Simulados | Questões: 7 | Disciplina: Pedagogia | Ensino: Superior | Cargo: Professor de Língua Portuguesa | Órgão: Prefeitura de Belo Horizonte MG | Banca: GESTÃO CONCURSO

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  • 1 - Questão 28908.
  • A coordenação pedagógica propõe aos professores que construam, conjuntamente, uma proposta de trabalho que contemple uma determinada temática comum. Nesse trabalho coletivo são, então, organizados e selecionados conteúdos para a atuação em sala de aula. Durante a realização de atividades no interior das salas de aula, alguns alunos se envolveram mais que outros, e alguns professores se empenharam mais em suas tarefas, buscando outras temáticas que complementassem o trabalho ou que interessassem mais aos alunos. Continuamente, todos os professores e a coordenação avaliavam esse processo, comentando, criticando e sugerindo novas formas de trabalho.

    A situação aqui descrita reflete, principalmente, características de um
  • 2 - Questão 28909.
  • Coloque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas seguintes, que tratam do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.) das escolas, no modelo da Gestão Democrática: 

    I. O P.P.P. deve ser elaborado por consultores e especialistas contratados pela diretoria.
    II. O P.P.P. deve ser elaborado pelo corpo de profissionais da escola, além de incluir discussões feitas com a comunidade escolar.
    III. O P.P.P. deve ser elaborado por meio de práticas coletivas e da corresponsabilidade dos membros da comunidade escolar.
    IV. O P.P.P. deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar, podendo ter apoio de consultores contratados.
    V. O P.P.P. deve ser elaborado pela Secretaria de Educação e adaptado em cada instituição escolar, de acordo com sua realidade.

    A sequência CORRETA das respostas é:
  • 3 - Questão 28910.
  • Para a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, o atendimento educacional especializado (AEE) é visto como um elemento de apoio ao desenvolvimento de alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, sendo de oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino.

    De acordo com os pressupostos da inclusão escolar defendida na política atual para a Educação Especial, é CORRETO afirmar que:
  • 4 - Questão 28911.
  • A autonomia das escolas se concretiza no equilíbrio entre autoridade e responsabilidade em todos os níveis do sistema, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, a construção da autonomia das escolas implica

    I. a eliminação dos regulamentos e normas, deixando as escolas livres para definir os rumos de sua própria ação.
    II. o conhecimento das diretrizes legais da educação por parte dos profissionais da escola para identificar seu espaço de liberdade e orientar as decisões locais de forma compatível com o sistema.
    III. o desenvolvimento da capacidade local de leitura da realidade e de formulação de metas e projetos de ação.
    IV. a descentralização do poder decisório, superior à própria organização anterior do sistema escolar.

    É CORRETO o que se afirma em
  • 5 - Questão 28912.
  • Leia atentamente as afirmativas:

    I. Nas relações entre os conhecimentos, as habilidades e os valores transmitidos pela escola, a prática pedagógica coloca os alunos para compreender e explicar o mundo, a sociedade e o homem.
    II. O trabalho pedagógico realizado pela escola, ao expressar um projeto de educação que integra os alunos a uma sociedade, expressa também um projeto político-pedagógico da sociedade que o fundamenta e o determina.
    III. O planejamento escolar é um instrumento que organiza e operacionaliza as formas de mediação da escola no interior da prática social global.
    IV. A forma de organizar, desenvolver e avaliar as atividades pedagógicas pode recolocar as finalidades últimas da escola, contribuindo ou não para a superação de uma única visão de mundo, predominante e hegemônica.

    É CORRETO o que se afirma em
  • 6 - Questão 28913.
  • No que se refere à Educação das Relações Étnico-Raciais, foi estabelecido na Lei 10.639 de janeiro de 2003, que os conteúdos relativos à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana devem ser ministrados:

    I. ao longo de todo o currículo escolar, no ensino fundamental e no ensino médio.
    II. apenas nas disciplinas de História, Artes e Literatura.
    III. preferencialmente nas disciplinas de História, Artes e Literatura.
    IV. em especial, no dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”.

    É CORRETO o que se afirma em:
  • 7 - Questão 28914.
  • São muitos os trabalhos que defendem propostas de integração do conhecimento escolar, tanto em concepções curriculares tradicionais como em concepções curriculares críticas. São características de currículos integrados:

    I. São baseados nos interesses e necessidades dos alunos e na relevância social do conhecimento.
    II. Adaptam-se mais facilmente aos atuais processos de trabalho e à crescente mobilidade nos empregos.
    III. Possibilitam analisar problemas e buscar soluções do cotidiano, ampliando o conhecimento de alunos e de professores.
    IV. Sustentam uma organização do trabalho pedagógico, mantendo relações hierárquicas e assimétricas entre docentes.

    É CORRETO o que se afirma em

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