Simulado CRA AC - Atualidades - Assistente de Informática - 2016

Categoria: Simulados | Questões: 5 | Disciplina: Atualidades | Ensino: Superior | Cargo: Assistente de Informática | Órgão: CRA AC | Banca: QUADRIX

  • 1 gabaritaram
  • Difícil
  • 77 resolveram
barra ótimo 14 Ótimo
barra bom 16 Bom
barra ruim 43 Ruim
barra péssimo 4 Péssimo

    Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 30527.
  • O Brasil foi elogiado por muitos estudiosos de comunicação mundo afora ao promulgar, há dois anos, uma lei que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no país: o chamado Marco Civil da Internet. Com base em seus conhecimentos, leia as seguintes afirmativas.

    I. Embora seja uma legislação relevante, não se pode dizer que o Marco Civil brasileiro é minimamente pioneiro na regulamentação da internet; afinal, a maioria dos países já possui regulamentação semelhante há muitos anos.
    II. Alguns dos temas principais abordados pelo Marco Civil da Internet são a neutralidade da rede, a privacidade e a função social da internet.
    III. Muitos especialistas criticaram o Marco Civil da Internet por não abordar em momento algum a questão crucial da retenção de dados de usuários e registros de navegação.

    Está correto o que se afirma em:
  • 2 - Questão 30528.
  • Em 2016 completam-se 30 anos da pior tragédia já ocorrida envolvendo usinas nucleares: o desastre de Chernobyl, na Ucrânia. Com a explosão de um dos reatores da usina, estima-se que centenas de milhares de pessoas sofreram e ainda sofrem até hoje os efeitos da radiação. A lembrança desse incidente reacende o debate acerca do uso de usinas nucleares como fontes de energia, sobretudo pelos países mais desenvolvidos. Com base em seus conhecimentos sobre o setor energético, considere as seguintes afirmativas.

    I. Anos após o desastre de Chernobyl, ocorreu ainda o vazamento nuclear em Fukushima, no Japão, após a cidade ser atingida por um tsunami.
    II. A matriz energética brasileira é completamente dependente de usinas nucleares, cuja produção responde por mais de 80% das fontes energéticas brasileiras.
    III. Apesar dos riscos envolvidos, a energia gerada por usinas nucleares é ainda a que mais cresce no mundo, respondendo por mais da metade da produção energética mundial.

    Está correto o que se afirma em:
  • 3 - Questão 30529.
  • Em 2016 completam-se quatrocentos anos da morte de um dos maiores escritores da história da humanidade. Inglês, autor de obras célebres como Hamlet, Otelo e O mercador de Veneza, entre outras, seu estilo primou pela criação de personagens complexos, além de diálogos e monólogos que ainda hoje são referências culturais. Trata-se de:
  • 4 - Questão 30530.
  • A Organização das Nações Unidas alertou recentemente para o fato de que o fluxo migratório de refugiados do Oriente Médio para a Europa pode dobrar no ano de 2016, em comparação com 2015. Estima-se que apenas no ano passado um milhão de refugiados chegaram à Europa. A ONU alerta ainda para o iminente perigo de uma crise humanitária nos portos gregos, onde desembarcam regularmente milhares de refugiados. Com base em seus conhecimentos sobre a crise de refugiados na Europa, leia as seguintes afirmativas.

    I. Mesmo diante de uma crise migratória de tamanha proporção, nenhum país europeu esboçou ainda um programa público de recepção e integração dos refugiados em sociedade.
    II. Grande parte desses refugiados procura chegar à Europa através do Mar Mediterrâneo.
    III. A maioria dos refugiados que chegam à Europa vêm de países atualmente em guerra civil, tais como Arábia Saudita e Jordânia.

    Está correto o que se afirma em:
  • 5 - Questão 30531.
  • Desde as grandes manifestações de 2013, o cenário político brasileiro vem sendo atravessado por constantes e acalorados debates. Acompanhando os meios de comunicação, é frequente nos depararmos com discussões em torno de diferentes propostas de reforma política. Com base em seus conhecimentos acerca desse tema, considere as seguintes afirmativas.

    I. A maioria da classe política defende o fim do financiamento 100% público de campanha (modelo que vigora atualmente no Brasil).
    II. Embora muitos defendam a adoção do sistema parlamentarista, as consequências dessa adoção seriam incalculáveis para a cultura política brasileira: afinal, o Brasil jamais possuiu um sistema parlamentarista de governo.
    III. O voto no Brasil é obrigatório para a grande maioria dos eleitores, ao contrário de muitas democracias ao redor do mundo.

    Está correto o que se afirma em:

+Simulados CRA AC

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.