Simulado CRESS PR - Redação Oficial - Assistente Administrativo - 2015

Categoria: Simulados | Questões: 4 | Disciplina: Redação Oficial | Ensino: Médio | Cargo: Assistente Administrativo | Órgão: CRESS PR | Banca: QUADRIX

  • 2 gabaritaram
  • Difícil
  • 46 resolveram
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  • 1 - Questão 31706.
  • No CRESS-PR, o chefe do setor administrativo precisa notificar outro setor, também dentro da mesma entidade pública, comunicando sobre a exposição de um projeto a ser adotado. Com base nessa informação, qual documento a seguir é o mais indicado para efetivar tal comunicação?
  • 2 - Questão 31707.
  • As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma: além das exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Esta formalidade vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Quanto ao uso das abreviações, leia as afirmativas.

    I. O termo “à atenção de", no sentido de “aos cuidados de...", utilizado em cartas profissionais, pode ser abreviado de duas formas: AT. ou At.
    II. A expressão “em mãos" ou “em mão" pode ser escrita no envelope da seguinte forma: E/M ou E.M.P. – em mão própria. 
    III. Quanto aos pronomes de tratamento, a opção mais moderna é abreviar palavras sem ponto no meio e sem elevar nenhuma letra: V. Exa. , V. Sa. , Profa., Dra., Sra., etc; mas também se admite V. Ex.ª e V. S.ª. 

    É correto o que se afirma em:
  • 3 - Questão 31708.
  • A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União. Sobre as modalidades de comunicação oficial, leia as afirmativas e encontre a incorreta.
  • 4 - Questão 31709.
  • Ao elaborar um relatório, o autor deve atentar aos detalhes do documento, buscando sempre a objetividade e a clareza da informação de forma que ela seja adequadamente transmitida. Assinale a alternativa que não faz uma afirmação correta.

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