Simulado CRF RJ - Administração Geral - Agente Administrativo - 2015

Categoria: Simulados | Questões: 6 | Disciplina: Administração | Assunto: Administração Geral | Ensino: Médio | Cargo: Agente Administrativo | Órgão: CRF RJ | Banca: QUADRIX

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  • 1 - Questão 31763.
  • A chefia solicita ao Agente Administrativo a elaboração de um fluxograma. Ele opta pelo modelo mais simples dos fluxogramas, indicando apenas as atividades realizadas sem diferenciá-las por tipo. O modelo, utilizado para uma visualização rápida do processo, pode ser horizontal ou vertical e nele devem ser utilizadas frases curtas que identifiquem as ações/atividades executadas. Tal fluxograma é o:
  • 2 - Questão 31764.
  • Pela análise do fluxograma vertical (também denominado folha de análise, folha de simplificação do trabalho ou diagrama de processo), a empresa pode obter melhoramentos que resultam em eliminação, combinação, reclassificação, redistribuição e simplificação dos detalhes. A operacionalização do fluxograma vertical é realizada por meio da união dos símbolos, interligados em ordem sequencial. De maneira mais detalhada e considerando-se a análise de um sistema ou programa, no fluxograma vertical o lado esquerdo da folha:
  • 3 - Questão 31765.
  • A Gestão da Qualidade visa à excelência dos serviços. Uma de suas ferramentas é o Diagrama de Pareto, utilizado pelo italiano Vilfredo Pareto. Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou em folhas de verificação para detectar o problema. Está baseado no Princípio de Pareto, ou regra dos 80/20, que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas.

    Para construí-lo, é utilizado o gráfico que:
  • 4 - Questão 31766.
  • Leia, a seguir, as informações sobre as ferramentas da Gestão da Qualidade.

    I. Na gestão da qualidade dos serviços públicos, o programa 5S é uma prática gerencial que promove a melhoria contínua e sistemática da organização, que foca no crescimento e na disciplina individual de cada indivíduo.
    II. Na gestão da qualidade da administração pública a pesquisa, a avaliação e a apropriação dos melhores modelos de serviços e processos de trabalho de organizações reconhecidas como representantes das melhores práticas denomina-se Método Ishikawa.
    III. Na gestão da qualidade dos serviços públicos, a representação gráfica que permite a visualização dos passos do processo do serviço ofertado ao cidadão denomina-se histograma.

    Está correto o que se afirma em:
  • 5 - Questão 31767.
  • Diversos são os serviços oferecidos pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Ao receber a tarefa de enviar uma remessa via E-Sedex, o Agente Administrativo deve ter conhecimento de que é um serviço para:
  • 6 - Questão 31768.
  • A Qualidade Total começou a surgir após a Segunda Guerra Mundial no Japão, onde funcionavam os círculos de controle da qualidade, sendo difundida para o ocidente em meados dos anos 70 do século passado. Um de seus programas fundamentais é o Programa de Melhoria Contínua – etapa final da implantação e sínteses de todas as práticas da Qualidade Total. Esse programa tem como ponto principal de suas atividades a análise de processos, a solução de problemas e a padronização de rotinas, utilizando as ferramentas e métodos da Qualidade Total através do Ciclo PDCA Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar), Action (Agir para corrigir). 

    No ciclo PDCA, voltado para a gestão da qualidade dos serviços públicos, a educação e o treinamento de pessoal para a implementação daquilo que foi traçado ocorrem em que fase? 

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Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.