Simulado CRO PR - Arquivologia - Auxiliar de Departamento - 2016

Categoria: Simulados | Questões: 3 | Disciplina: Arquivologia | Ensino: Médio | Cargo: Auxiliar de Departamento | Órgão: CRO PR | Banca: QUADRIX

  • 3 gabaritaram
  • Difícil
  • 67 resolveram
barra ótimo 3 Ótimo
barra bom 20 Bom
barra ruim 26 Ruim
barra péssimo 18 Péssimo

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  • 1 - Questão 31891.
  • Segundo Martins (1998, p. 05), se o arquivo é o conjunto de documentos recebidos e produzidos por uma entidade, seja ela pública ou privada, no decorrer de suas atividades, claro está que, sem o conhecimento dessa entidade, sua estrutura e alterações, seus objetivos e funcionamento, seria bastante difícil compreender e avaliar o verdadeiro significado de sua documentação. Para poder desempenhar satisfatoriamente as suas funções, o arquivo necessita de uma organização/estrutura básica, conforme segue: 1. Recursos humanos; 2. Instalações; 3. Recursos materiais.

    As instalações dos arquivos requerem análise dos seguintes aspectos:

    I. Localização.
    II. Iluminação.
    III. Arejamento.
    IV. Higienização.
    V. Disposição.
    VI. Segurança.

    Quantos, desses aspectos, estão corretos?
  • 2 - Questão 31892.
  • A gestão de documentos é de exclusiva atribuição do poder público, sendo vedada sua terceirização, de acordo com a Constituição Federal e a legislação arquivística brasileira, que estabelecem como dever e responsabilidade do poder público, nas esferas federal, estadual e municipal, a gestão integral da documentação governamental e a proteção especial de documentos de arquivo, como instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Do conceito de gestão de documentos podemos destacar as suas três fases básicas: produção, utilização e destinação. A 1ª fase – Produção – refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nessa fase:

    I. deve-se otimizar a criação de documentos para que sejam criados apenas aqueles indispensáveis à administração da instituição, evitando-se a produção de documentos não essenciais; diminuindo com isso o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado; e garantindo, assim, o uso adequado dos recursos reprográficos e informáticos.
    II. ocorre o fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como a guarda após cessar seu trâmite. Portanto, estão incluídas as atividades de protocolo e de recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
    III. concentra-se uma das atividades mais complexas da gestão de documentos: um trabalho multidisciplinar que consiste em atribuir valor aos documentos e analisar seu ciclo de vida, visando a estabelecer prazos para sua guarda nas fases corrente e intermediária, e sua destinação final, ou seja, o recolhimento para guarda permanente ou eliminação. 

    Pode-se afirmar que: 
  • 3 - Questão 31893.
  • De acordo com os prazos de guarda, os documentos podem ser considerados: de guarda eventual; de guarda temporária; e de guarda permanente. Os de guarda temporária são aqueles em que prevalece o interesse administrativo como determinante de seu valor e, consequentemente, de seu prazo de retenção. Neste grupo estão incluídos, por exemplo, os seguintes documentos, exceto aqueles:

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