Simulados > Professor de Educação Básica - Específico - PB 2012

10 questões | Pedagogia | Nível Superior | EDUCA | Professor de Educação Básica | Prefeitura São José de Sabugi PB

  • Média 37%
  • Difícil
  • 2.129 resolveram
6 Gabaritaram
57 Muito bom
658 Bom
1.408 Ruim

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    1. questão 4438

  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm por objetivo dar apoio à execução do trabalho do professor, constituindo-se num referencial da qualidade da educação. Sobre esse importante instrumento, assinale a alternativa INCORRETA:
  • a) Apresenta flexibilidade, uma vez que suas propostas devem ser concretizadas nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

    b) Tem caráter homogêneo e impositivo, pois se configura como um referencial que deve dirigir as ações de todas as escolas públicas do país.

    c) Orienta que o ensino seja adequado às diversidades culturais, étnicas, religiosas e políticas, além de promover a igualdade de direitos entre os cidadãos e o acesso aos bens públicos.

    d) Não propõe um modelo de educação uniforme, levando em conta que o processo educacional deve ser diferenciado a fim de considerar e valorizar as peculiaridades culturais e regionais.

    e) Funciona como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira, porém não pretende resolver todos os problemas que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem no País, visto que a busca dessa qualidade impõe a necessidade de investimentos nas mais diversas dimensões do processo educativo.

  • 2. questão 4439

  • As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais visam à garantia de aprendizagem essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos. Com relação à proposta de como devem ser abordados os conteúdos nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA.
  • a) São instrumentos para o desenvolvimento, socialização e exercício da cidadania democrática, e é compromisso da escola garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente.

    b) Devem favorecer a inserção e compreensão do aluno das questões e fenômenos sociais e culturais, e servir de meio para que desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

    c) Devem ser trabalhos pelo professor de modo a promover uma aprendizagem significativa para os alunos, permitindo-lhes uma apropriação crítica e contextualizada.

    d) Englobam também uma apreensão crítica de valores, que significa necessariamente levar o aluno a valorizar os conteúdos transmitidos na escola.

    e) Não devem ser memorizados mecanicamente, mas serem apreendidos a partir da relação entre os conteúdos e os conhecimentos previamente construídos e com a realidade do aluno, de modo que ganhem significação.

  • 3. questão 4440

  • Sobre a Educação do Campo, considerando o que determina as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, é CORRETO afirmar que:
  • a) A Educação do Campo compreende a Educação Básica, por isso as únicas modalidades que não podem ser oferecidas nesse âmbito são a Educação Profissional Técnica de nível médio e o Ensino Superior.

    b) A Educação do Campo destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção de vida, que são especificamente agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, garis, gerentes de fazenda, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros.

    c) A Educação do Campo será regulamentada e oferecida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, nos respectivos âmbitos de atuação prioritária, ou seja, aos municípios não cabem prioritariamente a oferta de ensino médio.

    d) A Educação do Campo deverá ser desenvolvida apenas através da oferta do ensino regular.

    e) Os adultos não alfabetizados são excluídos da Educação do Campo; prova disso é o alto índice de analfabetismo na área rural.

  • 4. questão 4441

  • A Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental. Sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos é INCORRETO afirmar que:
  • a) A inclusão de crianças de seis anos de idade não deverá significar a antecipação dos conteúdos e atividades que tradicionalmente foram compreendidos como adequados à primeira série.

    b) Há a necessidade de se construir uma nova estrutura e organização dos conteúdos em um ensino fundamental, agora de nove anos.

    c) O Ministério de Educação recomenda que jogos, danças, contos e brincadeiras espontâneas sejam usadas como instrumentos pedagógicos, respeitando o desenvolvimento cognitivo da criança de 6 anos.

    d) As pré-escolas passam a atender crianças de 4 e 5 anos de idade.

    e) Acrescentou-se uma nova série nos anos finais do ensino fundamental: no caso, o 9º ano, já que só existia até a 8ª série.

  • 5. questão 4442

  • Conforme o o Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não constitui uma competência dos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União:
  • a) Recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental.

    b) Recensear a população jovem e adulta não tiveram acesso ao ensino.

    c) Fazer a chamada pública da população em idade escolar para o ensino fundamental e dos jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.

    d) Acionar o Poder Público Municipal e Estadual para exigir o acesso ao ensino fundamental, que é um direito público subjetivo.

    e) Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.

  • 6. questão 4443

  • NÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino:
  • a) Determinação dos objetivos.

    b) Seleção e organização dos conteúdos.

    c) Definição da metodologia de ensino e dos procedimentos adequados.

    d) Execução do plano.

    e) Organização das formas de avaliação.

  • 7. questão 4444

  • Segundo o Artigo 4º da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

    Analise os itens seguintes:

    I. Primazia de receber proteção e socorro na circunstância exclusiva de um acidente, seja de que natureza for.
    II. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
    III. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
    IV. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    São prioridades que devem ser garantidas à criança e ao adolescente o que está exposto nos itens
  • a) I e II.

    b) I, II e III.

    c) II, III e IV.

    d) I, III e IV.

    e) Todos.

  • 8. questão 4445

  • Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, “faz-se necessária uma proposta educacional que tenha em vista a
    qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes no processo de ensino aprendizagem”.

    Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem capaz de promover a educação de
    qualidade, preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

    I. A dinâmica de ensino deve favorecer o desenvolvimento do trabalho coletivo em detrimento do descobrimento das
    potencialidades do trabalho individual dos estudantes.
    II. A construção da autonomia do estudante deve ser buscada na prática pedagógica, cujo objetivo primordial é favorecer a criatividade individual para diante de situações conflituosas, ele tomar atitudes que assegurem exclusivamente o seu sucesso pessoal.
    III. As metodologias utilizadas no processo educativo devem ser capazes de priorizar estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
    IV. No processo de ensino aprendizagem, os interesses e as motivações dos alunos devem ser considerados, uma vez que para formar cidadãos autônomos, críticos e participativos não há necessidade de valorizar os conteúdos sistematizados, mas valorizar a experiência do aluno.

    Está(ão) CORRETA( S ):
  • a) Apenas I e II.

    b) Apenas I e III.

    c) Apenas III.

    d) Apenas II, III e IV.

    e) Apenas IV.

  • 9. questão 4446

  • A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo, EXCETO.
  • a) Atendimento educacional prioritário e exclusivo em escolas específicas para portadores de necessidades especiais.

    b) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.

    c) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

    d) Participação da família e da comunidade.

    e) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.

  • 10. questão 4447

  • O Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - tem como principal objetivo promover a distribuição dos recursos vinculados à educação. Sobre o Fundeb, assinale a alternativa CORRETA.
  • a) Os recursos do Fundeb não contemplam a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos, sendo seu custeio proveniente de outro fundo, de âmbito federal.

    b) Os recursos que compõem o Fundeb são provenientes apenas da arrecadação de impostos dos Estados e Municípios.

    c) Na distribuição e aplicação de recursos do Fundeb devemse observar os respectivos âmbitos de atuação prioritária dos Estados e Municípios, ou seja, os Municípios devem utilizar recursos do Fundeb na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados na educação infantil, no ensino fundamental e médio e, em casos específicos, no ensino superior.

    d) Somente até 60% dos recursos do Fundeb devem ser destinados anualmente à remuneração exclusiva dos professores.

    e) As ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública devem ser custeadas com, no máximo, 40% dos recursos do Fundeb.

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Comentários simulado

  • 15. nw comentou em 14/08/2014 às 17:52:49
  • Achei Médio
  • Gostei do simulado mas só acertei 7 questões preciso estudar mais.
  • 14. aguiarangela comentou em 18/07/2014 às 18:12:21
  • Achei Médio
  • Acertei 6 das 10 questões , não achei muito difícil, mas preciso ler mais sobre o fundeb, que já havia esquecido. Foco e determinação essa é a questão... Quero passar no concurso público, assim q isso acontecer,volto aqui pra contar!!!rsrsr
  • 13. nay30 comentou em 21/02/2014 às 22:20:31
  • Achei Fácil
  • Acertei 8 questões! Mas preciso melhorar!
  • 12. carivi2 comentou em 10/01/2014 às 23:58:54
  • Achei Difícil
  • acertei todas!!!!!!mas estudei muiiito.Deus ajude qe na hora H seja assim.......
  • 11. vieiraaline comentou em 22/11/2013 às 20:56:47
  • Achei Difícil
  • Estou afastada da área da Educação há alguns anos, acho q estou enferrujada só acertei 6... :C
  • 10. bianobrega comentou em 16/10/2013 às 11:56:37
  • Achei Difícil
  • As questões são boas. mas, eu não estou preparada preciso estudar mauitooo!
  • 9. franciscobv comentou em 30/07/2013 às 17:35:06
  • Achei Médio
  • FOI MUITO BOM. MAS EU ESTAVA MEIO CONFUSO.
    SÓ ACERTEI 5
  • 6. nivaldinahotmailcom comentou em 18/05/2013 às 16:55:14
  • Achei Muito Difícil
  • estou péssima, vou fazer concurso de educação básica l e preciso de mais ajuda
  • 5. deiaap comentou em 10/05/2013 às 11:19:02
  • Achei Difícil
  • Precisei rever Pcn....
    Fiquei muito em duvida na questao da FUNDEB.
  • 4. crisbq23 comentou em 23/03/2013 às 12:18:17
  • Achei Difícil
  • algumas questões são muito bem elaboradas e difíceis, em especial 3, 5 e 6
  • 3. marttacc47 comentou em 28/01/2013 às 20:09:58
  • Achei Muito Difícil
  • as questões são bem longas
  • 2. b2b3b4 comentou em 05/11/2012 às 22:01:44
  • Achei Médio
  • Preciso ler mais PCN. E a luta continua . Estou cansada mais vou fazer mais um simulado.Grato

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O gabarite não elabora as questões aqui publicadas apenas as trancreve de provas que já foram aplicadas em concursos públicos anteriores.