Simulado DNIT - Português - Técnico Administrativo - 2013

Categoria: Simulados | Questões: 3 | Disciplina: Português | Ensino: Médio | Cargo: Técnico Administrativo | Órgão: DNIT | Banca: ESAF

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  • 1 - Questão 32611.
  • Grandes metrópoles em diversos países já aderiram.
    E o Brasil já está falando sobre isso. O pedágio urbano divide opiniões  e gera debates acalorados.
    Mas, afinal,  o que é  mais justo? O que fazer para desafogar  a cidade de tantos carros ?
    Prepare-se para o debate que está começando.

           (Adaptado de Superinteressante, dezembro 2012. P. 34)

    Marque N(não) para os argumentos contra o pedágio urbano; marque S(sim) para os argumentos a favor do pedágio urbano.

    ( ) A receita gerada pelo pedágio vai melhorar o transporte público e estender as ciclovias.
    ( ) Vai ser igual ao rodízio de veículos em algumas cidades, que não resolveu os problemas do trânsito.
    ( ) Se pegar no bolso do consumidor, então todo mundo vai ter que pensar bem antes de comprar um carro.
    ( ) A gente já paga garagem, gasolina, seguro, estacionamento, revisão....e agora mais o pedágio?
    ( ) Nós já pagamos impostos altos e o dinheiro não é investido no transporte público.
    ( ) Quer andar sozinho dentro do seu carro? Então pague pelo privilégio!
    ( ) O trânsito nas cidades que instituíram o pedágio urbano melhorou.

    A ordem obtida é:
  • 2 - Questão 32612.
  • A intensa migração, o encarecimento dos terrenos centrais, mais bem(A) situados, e demais fatores criaram incentivos para a configuração espacial das nossas metrópoles: as classes de menor poder aquisitivo acabam por se concentrar(B) nas periferias. Lá os preços dos terrenos são menores, compensando a baixa acessibilidade e a insuficiência(C) de infraestrutura. Ou seja, a classe com menores condições reside distante dos locais de emprego, consumo e entretenimento. Além disso, essa classe depende de transporte público pouco efi ciente e de baixa qualidade, pois este não foi priorizado ao longo de décadas. Mais ainda, quando membros dessa classe conseguem obterem(D) crescimento de renda e acesso a(E) crédito, desprivilegiados que são em sua mobilidade, têm como principal impulso a aquisição de automóveis. Isso, por sua vez, somente agrava ainda mais o quadro de engarrafamentos em massa das metrópoles.

    (Adaptado de Vladimir Fernandes Maciel, Problemas e desafios do transporte público urbano. http://www.pucrs.br)

    Na transcrição do fragmento de texto , foram desrespeitadas regras gramaticais da língua portuguesa. Assinale a opção em que a grafia de palavra ou o uso de estrutura linguística está incorreto.
  • 3 - Questão 32613.
  • A partir das informações abaixo, avalie as propostas de redação de um parágrafo nos itens a seguir.

    VOCÊ SABIA QUE...
    80 minutos diário é o tempo que o brasileiro perde em engarrafamentos?
    70 milhões de veículos novos chegam por ano às ruas em todo o mundo?
    80% do trânsito é ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros?

    (Adaptado de Superinteressante, dezembro de 2012. p. 34)

    I. O brasileiro perde 80 minutos diários em engarrafamentos e 80% do trânsito é ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros; enquanto isso, ao redor do mundo, 70 milhões de veículos novos chegam anualmente às ruas.
    II. Enquanto 80% do trânsito são ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros, o brasileiro perde o mesmo tempo, diariamente em engarrafamentos, chegando com 70 milhões de veículos novos às ruas em todo o mundo.
    III. Em todo o mundo, 70 milhões de veículos novos chegam, por ano, às ruas. Enquanto isso, o brasileiro perde 80 minutos diários em engarrafamentos e 80% do trânsito é ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros.

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