Simulado DPE PR - Economia - Técnico de Administração - 2012

Categoria: Simulados | Questões: 3 | Disciplina: Economia | Ensino: Médio | Cargo: Técnico de Administração | Órgão: DPE PR | Banca: PUC-PR

  • 3 gabaritaram
  • Regular
  • 12 resolveram
barra ótimo 3 Ótimo
barra bom 4 Bom
barra ruim 5 Ruim
barra péssimo 0 Péssimo

    Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 33679.
  • Não foi preciso o anúncio nervoso e quase incontido do primeiro ministro, feito na noite de ontem, para que os brasileiros deixassem a condição de imigrantes (a maioria ilegal) e voltassem para o Brasil. Desde que o país europeu entrou na lista dos destinos que ofereciam melhores salários – e não melhores empregos –, em meados dos anos 1990, virou destino de muitos brasileiros que, em muitos casos, nem queriam ficar por lá, mas sim entrar na Europa. Como o continente europeu passou e passa pelas dores da crise internacional de 2009 e ainda hoje está no sufoco, a maioria acabou ficando no país, engordando uma taxa de desemprego que hoje chega à casa dos 700 mil. Fonte: EP Campinas, 07/04/2011.

    Em 2012, a situação de crise apresentada no pequeno trecho acima continua, com altos índices de desemprego. Em meio a esse quadro de instabilidade, em 17 de julho de 2012 foi lançada, no Rio de Janeiro, a programação do ano do Brasil nesse país e do ano desse país no Brasil, um projeto cultural com fortes vieses políticos e econômicos, que pretende intensificar as trocas (culturais e monetárias) entre as diferentes nações. As celebrações, nos dois países, serão abertas em 7 de setembro de 2012, dia da Independência do Brasil.

    A partir dessas informações, assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome desse país europeu em questão:
  • 2 - Questão 33680.
  • Leia a seguinte notícia:

     Países integrantes do Mercosul terão áreas de desertificação mapeadas

    A preocupação com a desertificação é presente nos países do Mercosul. A área de Agricultura, Recursos Naturais, Gestão Ambiental e Mudanças do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil está empenhada em traçar um diagnóstico das áreas que sofrem processo crítico de desertificação e degradação ambiental nos Estadosmembros. O estudo está em andamento e os primeiros resultados deverão ser conhecidos em novembro deste ano. O grupo responsável pelo trabalho, alinhado à Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, quer, a partir do detalhamento, sugerir medidas de controle, de recuperação e de intervenção física para reverter o cenário atualmente considerado preocupante. Fonte: Agência Brasil, 01/09/2012.

    Além do Brasil, figuram entre os Estados-membros do Mercosul:
  • 3 - Questão 33681.
  • Leia o seguinte texto:

    Qual é a maior hidrelétrica do mundo?

    Adeus, enchentes. Um problema a usina de Três Gargantas, na China, resolveu na marra: como as áreas que alagavam estão agora a 175 metros de profundidade, no fundo do lago da hidrelétrica, acabou-se o problema de enchentes na região. As eclusas, piscinões que permitem subir e descer o rio, ajudaram a economia chinesa. Antes considerado um rio de navegação perigosa, o Yang Tsé dobrou o volume de carga transportada. A construção de Três Gargantas obrigou 1 milhão de chineses a mudar de casa (em Itaipu, foram apenas 40 mil). Além disso, inundou 140 sítios arqueológicos. O volume do Yang Tsé ainda não permite que as Três Gargantas utilizem toda a sua capacidade. Mas a construção de 4 hidrelétricas rio acima deve aumentar a vazão, levando mais água para as turbinas. Duelo de titãs! Observe os dados referentes às duas usinas:
    Concreto utilizado para a construção: Três Gargantas – 28 milhões de m3. Itaipu – 14 milhões de m3. Três Gargantas é maior que Itaipu e, por isso, na construção da gigantesca usina chinesa foi utilizado o dobro de concreto necessário para erguer Itaipu.
    Potência instalada: Três Gargantas - 22,4 mil MW Itaipu - 14 mil MW São 32 turbinas de Três Gargantas contra apenas 20 da hidrelétrica brasileira.
    Vazão média: Três Gargantas - 7 mil m3/s Itaipu - 8 mil m3/s Acontece que o rio Yang Tsé possui uma vazão de água menor que a do rio Paraná.
    Produção anual (2009): Três Gargantas - 80 bilhões de kWh Itaipu - 90 bilhões de kWh A consequência é que (***) Superinteressante, fevereiro de 2011. O final do texto foi intencionalmente retirado e substituído por asteriscos entre parênteses. Trata-se de uma consequência lógica que pode ser feita a partir das informações contidas no texto.

    Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE essa consequência:

Simulados Relacionados

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.