Simulado IFES - Pedagogia - Pedagogo - 2016

Categoria: Simulados | Questões: 26 | Disciplina: Pedagogia | Ensino: Superior | Cargo: Pedagogo | Órgão: IFES | Banca: BD

  • 0 gabaritaram
  • Difícil
  • 115 resolveram
barra ótimo 0 Ótimo
barra bom 5 Bom
barra ruim 72 Ruim
barra péssimo 38 Péssimo

    Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 35195.
  • Trata-se de previsão expressa da Lei nº 9394/96 quanto à oferta de ensino pela inciativa privada:
  • 2 - Questão 35196.
  • Silva (2010) apresenta as teorias do currículo em três categorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre essas teorias, analise as seguintes sentenças:

    I) As teorias tradicionais pretendem ser “teorias” neutras, científicas, desinteressadas. Assim, ao aceitar o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, acabam por se concentrar em questões técnicas, “o que?” e o “como?”, ou seja, nas questões de organização e elaboração do currículo.
    II) As teorias críticas, ao enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, efetuaram um importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.
    III) As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está implicada nas relações de poder. Sua questão central é: “por quê?”. Por que esse conhecimento e não outro? Estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.
    IV) As teorias pós-críticas, ao deslocarem a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva.
    V) As teorias críticas sobre o currículo colocam em questão os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais; são teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical, na tentativa de desenvolver conceitos que permitam compreender o que o currículo faz.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.
  • 3 - Questão 35197.
  • Com base nas análises das teorias críticas e pós-críticas do currículo, realizada por Silva (2010), analise as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

    ( ) As teorias pós-críticas e as teorias críticas possibilitaram compreender o currículo para além dos conceitos técnicos, como os de ensino e eficiência, ou de categorias psicológicas, como as de aprendizagem e desenvolvimento, ou ainda de imagens estáticas como as de grade curricular.
    ( ) As teorias pós-críticas defendem que o currículo é espaço de poder, centrado no Estado, pois o conhecimento corporificado no currículo carrega as marcas das relações sociais de poder e reproduz as estruturas sociais.
    ( ) As teorias críticas enfatizam que o currículo é uma construção social, portanto, resultado de um processo histórico, por meio de processos de disputa e conflito social, em que certas formas curriculares tornaram-se consolidadas como o currículo.
    ( ) O currículo, para as teorias críticas, não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder, descentrado em toda rede social, ou seja, nos processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade.
    ( ) Com sua ênfase pós-estruturalista na linguagem e nos processos de significação, as teorias pós-críticas enfatizam o papel formativo do currículo. 

    Assinale a opção que contém as proposições CORRETAS.
  • 4 - Questão 35198.
  • Ciavatta (2005) apresenta alguns pressupostos para o desenvolvimento da educação profissional como formação integrada e humanizadora. Nessa direção, analise as seguintes sentenças:

    I) Resgate da escola como um lugar de memória, das lembranças e momentos mais expressivos, e garantia de investimento na educação de modo assegurar a sua oferta pública e gratuita aos cidadãos.
    II) Manutenção de mecanismos na lei que assegurem a articulação entre o ensino médio de formação geral e o ensino superior em todas as suas modalidades.
    III) A adesão de gestores e de professores responsáveis pela formação geral e pela formação específica, de modo a elaborarem coletivamente as estratégias acadêmico-científicas de integração.
    IV) Articulação da instituição com os alunos e os familiares, na tentativa de construção do diálogo e desenvolvimento de uma democracia participativa.
    V) Existência de um projeto de sociedade no qual, ao mesmo tempo, se minimizem os problemas da realidade brasileira, visando a permanência do dualismo de classes e a implantação das diversas instâncias de gestão educacional que busquem contribuir com a preparação de jovens para o mercado de trabalho.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.
  • 5 - Questão 35199.
  • Ramos (2005), ao discutir a (re)construção de conhecimento na escola e os fundamentos do currículo integrado, propõe um movimento no desenho para a construção desta concepção de currículo. Sobre esse processo analise as proposições:

    I) Problematizar fenômenos como objetos de conhecimento, buscando compreendê-los em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social e cultural.
    II) Explicar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão dos objetos estudados nas múltiplas perspectivas em que foi problematizada e localizá-los nos respectivos campos da ciência.
    III) Situar os conceitos como saberes de formação específica, considerando as suas finalidades e aplicações, bem como as técnicas procedimentais à ação em situações próprias a essas finalidades, independentemente dos conhecimentos da formação geral.
    IV) Organizar os componentes curriculares e as práticas pedagógicas, visando corresponder, nas escolhas, nas relações e nas realizações, ao pressuposto da totalidade do real como síntese de múltiplas determinações.
    V) Conferir preeminência às atividades práticas em detrimento da construção de conceitos, permitindo a apreensão dos fenômenos na sua forma objetiva, que caracteriza o processo de trabalho moderno.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS.
  • 6 - Questão 35200.
  • Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), ao discutirem o sistema de organização e de gestão da escola, apresentam os conceitos básicos dos processos organizacionais na instituição escolar. De acordo com os pressupostos teóricos dos autores, assinale a alternativa INCORRETA:
  • 7 - Questão 35201.
  • Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, quanto à organização da educação nacional, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F).

    ( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
    ( ) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, conforme os seguintes princípios: participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
    ( ) O sistema federal de ensino compreende as instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; as instituições de ensino médio criadas pelo Distrito Federal e os órgãos federais de educação.
    ( ) Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas e privadas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira.
    ( ) Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

    Assinale a opção que contém as alternativas CORRETAS.
  • 8 - Questão 35202.
  • De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, quanto aos Níveis e as Modalidades de Ensino da educação brasileira, analise as proposições:

    I) A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo de saber, de graduação, de pós-graduação, e de extensão.
    II) O ensino médio, etapa secundária da educação básica, com duração mínima de dois anos, terá como finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho.
    III) Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
    IV) A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: articulada com o ensino médio; e subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino fundamental.
    V) A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e educação superior.

    Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.
  • 9 - Questão 35203.
  • Luckesi (2006) destaca que a avaliação da aprendizagem tem como função básica e constitutiva o diagnóstico, que cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subsequentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade dos resultados. Nessa direção, assinale a alternativa que NÃO se articula com essa função da avaliação da aprendizagem:
  • 10 - Questão 35204.
  • De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), o art. 9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/ 1996, estabelece que, entre outras atribuições, cabe à União “assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino”. Tendo como base esse artigo e as considerações dos autores a respeito das avaliações da educação básica, analise as proposições:

    I) Essa prescrição legal (art. 9º da LDB/96) impede que estados e municípios também possam ter iniciativas de avaliação de desempenho escolar em seus respectivos sistemas de ensino.
    II) Os instrumentos de avaliação em curso na política educacional brasileira (como o Sistema de avaliação Básica – Saeb; o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem; e a Prova Brasil) visam a realização de avaliações de diagnóstico de qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
    III) As diretrizes e parâmetros das avaliações nacionais em larga escala, pautadas em critérios quantitativos, contribuem para o processo de autoavaliação da escola, na medida em que consideram os fatores sociais, culturais e econômicos.
    IV) O Sistema de avaliação Básica – Saeb, coleta dados sobre os alunos, professores e diretores de escolas públicas e privadas em todo o Brasil. É aplicado a cada dois anos, a alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
    V) O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Não se trata propriamente de uma prova; seus resultados são calculados com base no desempenho dos estudantes em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e em taxas de aprovação. 

    Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.
  • 11 - Questão 35205.
  • Para Veiga (2011), o Projeto Político Pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Nesse sentido, associe a coluna de baixo com a de cima, de acordo com as considerações da autora sobre os elementos constitutivos da construção do Projeto Político Pedagógico.

    I) Finalidades
    II) Estrutura Organizacional
    III) Currículo
    IV) Tempo Escolar
    V) Avaliação
    VI) Relações de Trabalho

    ( ) Deve estar fundamentada nas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva, em contraposição à organização regida pelos princípios de divisão do trabalho, de fragmentação e do controle hierárquico.
    ( ) Estabelece os períodos de estudo para os alunos e reflexão das equipes de educadores, fortalecendo a escola como instância de educação continuada.
    ( ) Refere-se à organização do conhecimento escolar, historicamente situado e culturalmente determinado.
    ( ) Busca explicar e compreender as causas de existência de problemas, bem como suas relações, suas mudanças e se esforça para propor outras ações alternativas.
    ( ) A escola dispõe de dois tipos básicos: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. As pedagógicas organizam as funções educativas, as interações políticas, as questões de ensino-aprendizagem e as de currículo.
    ( ) Refere-se aos efeitos intencionalmente pretendidos e almejados pela escola, que possibilitam refletir sobre sua ação educativa.  

    Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo:
  • 12 - Questão 35206.
  • Paro (2010) apresenta os pressupostos de uma administração escolar comprometida com a transformação social. Nessa direção, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F).

    ( ) A gestão escolar constituída à imagem e semelhança da administração empresarial capitalista se mostra compatível com uma proposta de articulação da escola com os interesses dos dominados.
    ( ) A especificidade para a administração escolar coincide com a busca de uma nova proposta de administração, fundamentada em objetivos educacionais representativos dos interesses das classes dominadas da população, e que leve em conta a especificidade do processo pedagógico escolar.
    ( ) A administração escolar deverá se preocupar não apenas com a racionalidade interna ou a eficiência na utilização de recursos, mas há que considerar o desempenho da escola em termos de sua racionalidade externa, ou racionalidade social, ou seja, em que medida aquilo que ela realiza tem repercussão na vida do todo social.
    ( ) Uma administração escolar verdadeiramente revolucionária deve poder elevar-se de uma práxis reflexiva a uma práxis espontânea, enquanto um processo criador capaz de atender aos objetivos identificados com a transformação social.
    ( ) A administração escolar atual, pautada pelo autoritarismo em suas relações e pela ausência de participação dos diversos setores da escola e da comunidade em sua realização, não se coaduna com uma concepção de sociedade democrática a que se pretende chegar através da transformação social.

    Assinale a opção que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
  • 13 - Questão 35207.
  • Paro (2010, p. 205) discute a natureza do processo de produção pedagógico na escola. Nesse sentido, analise as seguintes sentenças:

    I) A natureza do saber envolvido no processo educativo escolar não é nada mais que o saber historicamente acumulado. Assim sendo, esse saber não pode ser expropriado do trabalhador, sob a pena de descaracterizar-se o próprio processo pedagógico.
    II) No processo pedagógico escolar, o produto da escola é a aula, ou seja, o ato de aprender, como uma atividade ou o processo através do qual se buscam determinados resultados.
    III) O papel do educando no processo educativo escolar não pode restringir-se, entretanto, a sua condição de consumidor. Num processo pedagógico autêntico, o educando não apenas está presente, mas também participa das atividades que aí se desenvolvem.
    IV) No processo pedagógico escolar, o que se constitui como efetivo produto é a real transformação na personalidade viva do educando, pois, se a educação realmente se efetivou, o aluno sai do processo diferente de como ele era quando aí entrou.
    V) A administração escolar precisa saber buscar nos princípios da administração empresarial os objetivos que ela persegue, ou seja, os princípios, métodos e técnicas adequados ao incremento de sua racionalidade. 

    Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.
  • 14 - Questão 35208.
  • Com base nas Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, estabelecidas pela Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, assinale a alternativa INCORRETA.
  • 15 - Questão 35209.
  • Identifique com V ou F, conforme sejam VERDADEIRAS ou FALSAS, as afirmativas abaixo, sobre as teorias de aprendizagens (SACRISTÁN E GÓMEZ, 1998).

    ( ) A gestalt ou teoria do campo considera a aprendizagem como um processo de doação de sentido, de significado, às situações em que o indivíduo se encontra.
    ( ) A genético-cognitiva considera a aprendizagem tanto um fator como um produto do desenvolvimento, incluindo a apropriação da bagagem cultural.
    ( ) A aprendizagem significativa de Ausubel implica a relação indissociável de aprendizagem e desenvolvimento.
    ( ) Na gestalt, as leis da aprendizagem, ainda que sejam mais difusas e imprecisas, permitem uma explicação dos tipos mais complexos e superiores de aprendizagem.
    ( ) A de processamento de informação supõe que o organismo responde diretamente ao mundo real e à própria e mediada representação subjetiva do mesmo.  

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
  • 16 - Questão 35210.
  • Das derivações didáticas e pedagógicas relacionadas às teorias do condicionamento, desde a modelagem até o operante, pode-se dizer que:

    I) Transformam a educação numa tecnologia que prepara as contingências, as características do contexto e as peculiaridades de cada situação, e regula a administração de reforços.
    II) As variáveis endógenas, internas, contribuem para uma organização estudada do cenário, de forma que cada componente desempenhe seu papel e em cada momento atue o reforço apropriado.
    III) Os objetivos de cada unidade de ensino podem ser programados com facilidade, reforçados independentemente e avaliados com clareza.
    IV) A eficácia é o fim exclusivo da ação didática.
    V) As condutas complexas devem ser dissecadas em suas unidades mínimas constituintes, ordenando cuidadosamente as mesmas em função de sua sequência hierárquica

    Assinale a alternativa CORRETA, em relação às assertivas analisadas:
  • 17 - Questão 35211.
  • Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que NÃO trata da educação industrial no período de vigência do escravismo na sociedade brasileira:
  • 18 - Questão 35212.
  • Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que NÃO representa a educação artesanal ou manufatureira no período de vigência do escravismo na sociedade brasileira:
  • 19 - Questão 35213.
  • Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, a escola tem o papel primordial de difundir conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais. Após analise das afirmativas abaixo, sob o critério de (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, assinale a alternativa que contém a sequência correta das afirmativas relacionadas à pedagogia crítico-social dos conteúdos.

    ( ) Cabe ao processo definir o que professores e alunos devem fazer e, assim também, quando e como o farão.
    ( ) Ao professor, cabe garantir a ligação dos conhecimentos universais com a experiência concreta dos alunos e ajudá-los a ultrapassar os limites de sua experiência cotidiana.
    ( ) A relação pedagógica entre professor e aluno é baseada nas trocas.
    ( ) Os métodos de ensino devem ser aqueles que estejam subordinados à questão do acesso aos conhecimentos sistematizados.
    ( ) A pedagogia crítico-social dos conteúdos pressupõe uma padronização do ensino a partir de esquemas de planejamento previamente formulados aos quais devem se ajustar as diferentes modalidades de disciplina e práticas pedagógicas. 

    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
  • 20 - Questão 35214.
  • Uma sequência didática é determinada como uma série ordenada e articulada de atividades. Para reconhecer a validade de uma sequência didática, pode-se fazer uma série de perguntas sobre as atividades propostas. Uma destas perguntas refere-se à existência de atividades que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e intervir. Analise as atividades propostas abaixo e assinale aquela que NÃO possibilita a criação de zonas de desenvolvimento proximal e intervenção.
  • 21 - Questão 35215.
  • Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO está posta como finalidade do Ensino Médio pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996:
  • 22 - Questão 35216.
  • Das afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde ao método globalizado de organização de conteúdos.
  • 23 - Questão 35217.
  • Das afirmativas abaixo, assinale apenas aquela que NÃO corresponda a uma organização de conteúdos que tenha as disciplinas como ponto de partida e referencial básico. 
  • 24 - Questão 35218.
  • A Resolução CNE/CEB nº 6 /2012 define as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e estabelece princípios norteadores desta educação. Assinale a alternativa que NÃOrepresenta um princípio norteador da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:
  • 25 - Questão 35219.
  • Partindo da ideia de que informática na educação refere-se à inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de Educação, analise as afirmativas abaixo seguindo o critério de (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, conforme a ideia de informática na educação.

    ( ) A informática na educação diz respeito ao uso do computador para ensinar conteúdos de ciência da computação ou “alfabetização em Informática” .
    ( ) A informática na educação tem a proposta de enriquecer ambientes de aprendizagem e auxiliar o aprendiz no processo de construção do seu conhecimento.
    ( ) O uso do computador pode ser feito tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo instrucionista, quanto para criar condições de o aluno construir seu conhecimento.
    ( ) Essa perspectiva usa a máquina para adquirir conceitos computacionais, como princípios de funcionamento do computador, noções de programação e implicações do computador na sociedade.
    ( ) A informática na educação usa o computador para resolver problemas ou realizar tarefas como desenhar, escrever, calcular etc. 

    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
  • 26 - Questão 35220.
  • Após analisar as afirmativas abaixo, seguindo o critério de (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, assinale a alternativa que representa a sequência das afirmativas relacionadas à pedagogia histórico-crítica.

    ( ) Sua base psicológica mantém fortes afinidades com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela escola de Vigotski.
    ( ) Entende a educação como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.
    ( ) A prática educativa tem a prática social como ponto de partida e ponto de chegada.
    ( ) A fundamentação teórica nos aspectos filosóficos, históricos, econômicos e político-sociais propõe-se, explicitamente, a seguir as trilhas abertas por Paulo Freire e Gramsci.
    ( ) Essa teoria pedagógica permite uma reorganização da escola, conduzindo a um processo de burocratização.

    Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:

Simulados Relacionados

Comentários Simulado

    VANESA RIBEIRO E SILVA MACHADO
    TAUANA LEDI FLORES
  • Por danipintao em 20/07/2017 às 14:01:20
  • GOSTEI MUITO DE REALIZAR O SIMULADO. PENSO QUE É UMA BOA FORMA DE ESTUDAR PARA OS CONCURSOS E AJUDA BASTANTE

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.