Simulado Prova Inspetor de Alunos - Pref. Seropédica - Português

Categoria: Simulados | Questões: 10 | Disciplina: Português | Cargo: Inspetor de Alunos | Órgão: Prefeitura de Seropédica RJ

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  •      1.§ “E se a gente transformasse a cidade grande,
    numa cidadezinha?” Esta é a metáfora que está no
    cerne do Programa Rede de Vizinhos Protegidos, criado
    pela Polícia Militar de Minas Gerais em parceria com as
    comunidades de vários bairros das cidades onde está
    implementado – Belo Horizonte e mais 26 cidades do
    interior de Minas Gerais.
         2.§ Considerando a premissa de que a segurança
    pública é dever do Estado e responsabilidade de todos,
    conforme preceitua o art.144 da Constituição Federal
    de 1988, o Major Idzel Mafra Fagundes deu início a um
    projeto que, hoje, é um dos maiores pilares das ações
    comunitárias de redução da criminalidade. Ao mesmo
    tempo em que a Polícia Militar se responsabiliza pela
    segurança, deixa claro que, com a ajuda da comunidade,
    seu papel se torna muito mais efetivo. Através de
    cuidados e ações pró-ativas, o programa aposta num
    resgate da confiança da população na polícia.
         3.§ Iniciado em junho de 2004, a Rede surge como
    proposta de integrar as múltiplas modalidades das
    práticas policiais orientadas para a prevenção e solução
    de problemas a partir de ações locais. Trata-se de um
    investimento na metodologia que se baseia na polícia
    comunitária. A Rede de Vizinhos Protegidos surgiu de
    experiências da Polícia Militar de Minas Gerais na própria
    comunidade, onde os vizinhos eram mobilizados para o
    envolvimento com questões de segurança. O trabalho
    passa pela conscientização de que, organizada, a
    comunidade se torna mais forte.
         4.§ Essa organização envolve a vinculação a uma base
    territorial, na maioria das vezes o bairro, e a articulação
    em rede, onde os nós são as próprias residências. A
    partir disso, reuniões periódicas são realizadas para
    aprofundar o conhecimento mútuo, principalmente dos
    hábitos dos moradores.
         5.§ Há, ainda, a organização em sub-redes que podem
    ser classificadas em quatro aspectos: de verificação,
    de vigilância mútua, de identificação e de proteção. As
    primeiras são aquelas que, inicialmente, impulsionam o
    trabalho, ou seja, o estabelecimento dos contatos. As
    segundas compõem o processo de vigilância, que busca
    identificar pessoas ou veículos suspeitos – como isso
    é feito em tempo real, são combinados sinais de perigo
    entre os vizinhos, a fim de que, caso necessário, a polícia
    seja acionada.
         6.§ A terceira, qual seja, a sub-rede de identificação,
    já por si só se autointitula, é o processo de identificação
    das residências, prédios e ruas que fazem parte do
    programa – o instrumento de identificação é uma placa
    afixada na frente da residência ou estabelecimento. Por
    último, as sub-redes de proteção são compostas pelos
    atos dos moradores de verificação em relação à entrada e
    saída dos seus – quando não há outras pessoas na casa,
    são os vizinhos que exercem essa função de proteção.
         7.§ De acordo com a estrutura do programa, a rede
    é formada por conjuntos de moradores da localidade,
    que são agrupados em laços de até 5 (cinco) residências
    circunvizinhas. Como a rede é entrelaçada, uma
    residência poderá pertencer a 2 (dois) laços.
         8.§ Com o fim de conseguir reduzir os índices de
    criminalidade, a Polícia Militar fomenta a união e a
    solidariedade entre as pessoas, aumentando, assim, o
    capital social existente na mesma. Perdeu-se muito da
    capacidade de contar com o próximo; as pessoas se
    relacionam com os outros por meio da proteção contra
    esses outros.
         9.§ Além de reduzir e prevenir a criminalidade, outra
    importante conquista do Programa é reduzir a sensação
    de insegurança dos moradores onde ele esteja instalado.
        10.§ Assim funciona o programa, que logo após a
    primeira reunião, foi denominado de Rede de Vizinhos
    Protegidos, tendo como objetivos reduzir a criminalidade
    local, aproximar a comunidade da Polícia Militar,
    recuperando a sensação de confiança e segurança da
    comunidade nesta instituição, criar em cada cidadão
    o sentimento de participação cidadã na questão da
    segurança pública – as pessoas iriam cuidar umas
    das outras -, além de instruir a comunidade sobre
    procedimentos de segurança e garantir de fato sua
    segurança, fazendo com que ela volte a ocupar espaços
    públicos comunitários.
         11.§ Para implementação da Rede, as seguintes ações
    são propostas: sensibilizar os moradores de uma dada
    região, fazer reuniões mais próximas às comunidades
    que o programa foi implementado com a participação
    da PMMG, organizar as redes e sub-redes de Vizinhos
    Protegidos.

    LOPES, Corinne Julie Ribeiro; BATELLA, Wagner. O papel da
    comunidade na redução da criminalidade e a experiência da rede de
    vizinhos protegidos. Revista do Laboratório de Estudos da Violência
    da Unesp – Marília, Ano 2010 - Edição 6 - Número 06 Dezembro/2010.
    (Adaptado)
  • 1) Questão 5357.   Nível Médio - AOCP
  • De acordo com o texto,
  • a) o Programa foi criado porque a Polícia Militar não se apresentava efetiva em Minas Gerais.

    b) as comunidades mineiras não confiam mais no trabalho desenvolvido pela Polícia Militar.

    c) os autores não concordam com o envolvimento das comunidades mineiras com a segurança.

    d) o Programa permitiu a redução da criminalidade e aproximação entre Polícia e comunidade.

    e) o Programa permitiu que as comunidades começassem a ocupar espaços públicos comunitários.

  • 2) Questão 5358.   Nível Médio - AOCP
  • Assinale a alternativa correta quanto aos elementos linguísticos empregados no texto.
  • a) “inicialmente” (5.§) indica o modo como a ação verbal é realizada.

    b) “ela” (10.§) retoma a expressão “segurança”, imediatamente anterior.

    c) “principalmente” (4.§) indica o modo como a ação verbal é realizada.

    d) “fazendo com que” (10.§) deve ser reescrita para “fazendo que”.

    e) “na mesma” (8.§) é uma expressão gramaticalmente adequada.

  • 3) Questão 5359.   Nível Médio - AOCP
  • A sequência verbal que NÃO constitui locução verbal ou voz passiva é
  • a) “volte a ocupar” (10.§)

    b) “poderá pertencer” (7.§)

    c) “busca identificar” (5.§)

    d) “podem ser classificadas” (5.§)

    e) “iriam cuidar” (10.§)

  • 4) Questão 5360.   Nível Médio - AOCP
  • Em “Como a rede é entrelaçada, uma residência poderá pertencer a 2 (dois) laços.” (7.§), temos, entre as orações, uma relação lógico-semântica de
  • a) causa e condição.

    b) concessão e causa.

    c) causa e tempo.

    d) comparação e condição.

    e) causa e consequência.

  • 5) Questão 5361.   Nível Médio - AOCP
  • A expressão analisada corretamente do ponto de vista de sua função sintática é
  • a) “hoje” (2.§) (adjunto adverbial de tempo)

    b) “ainda” (5.§) (adjunto adverbial de tempo)

    c) “periódicas” (4.§) (adjunto adverbial de tempo)

    d) “o bairro” (4.§) (adjunto adverbial de lugar)

    e) “locais” (3.§) (adjunto adverbial de lugar)

  • 6) Questão 5362.   Nível Médio - AOCP
  • A alternativa em que o elemento SE tem a função de indeterminar o sujeito é
  • a) “se responsabiliza” (2.§).

    b) “Trata-se” (3.§).

    c) “se baseia” (3.§).

    d) “se autointitula” (6.§).

    e) “se relacionam” (8.§).

  • 7) Questão 5363.   Nível Médio - AOCP
  • Assinale a alternativa em que o elemento QUE não é pronome relativo.
  • a) “é a metáfora que está no cerne do Programa” (1.§)

    b) “Considerando a premissa de que a segurança pública” (2.§)

    c) “Assim funciona o programa, que logo após a primeira reunião” (10.§)

    d) “prédios e ruas que fazem parte do programa” (6.§)

    e) “o processo de vigilância, que busca identificar pessoas” (5.§)

  • 8) Questão 5364.   Nível Médio - AOCP
  • “fazer reuniões mais próximas às comunidades que o programa foi implementado” (11§) Para que o fragmento acima atenda à norma padrão é preciso que ele seja reescrito da seguinte forma:
  • a) fazer reuniões mais próximas às comunidades na qual o programa foi implementado.

    b) fazer reuniões mais próximas às comunidades de onde o programa foi implementado.

    c) fazer reuniões mais próximas às comunidades cujo o programa foi implementado.

    d) fazer reuniões mais próximas às comunidades em cujo programa foi implementado.

    e) fazer reuniões mais próximas às comunidades onde o programa foi implementado.

  • 9) Questão 5365.   Nível Médio - AOCP
  • Os fragmentos a seguir foram extraídos do texto e alterados apenas quanto à colocação dos pronomes. Assinale a única colocação que atende à norma padrão.
  • a) metodologia que baseia-se (3.§)

    b) Se trata de um investimento (3.§)

    c) a comunidade torna-se mais forte (3.§)

    d) Se perdeu muito da capacidade (8.§)

    e) já por si só autointitula-se (6.§)

  • 10) Questão 5366.   Nível Médio - AOCP
  • Assinale a expressão cuja relação lógico-semântica NÃO está analisada corretamente.
  • a) “organizada” (3.§) (causa)

    b) “Ao mesmo tempo em que” (2.§) (tempo)

    c) “a fim de que” (5.§) (finalidade)

    d) “caso necessário” (5.§) (condição)

    e) “Para implementação da Rede” (11.§) (finalidade)

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Comentários simulado:

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  • 17. jacaranda comentou em 19/08/2015 às 13:21:25
  • acertei só 4, odeio portugues. Estudar mais

    foto KATRIN DE SOUZA MATTOS
  • 16. katrinmattos2014 comentou em 19/11/2014 às 17:09:02
  • PROVA CANSATIVA..... PRECISO ESTUDAR MAIS..... MAS PORTUGUES E MATEMATICA ME MATAM.....

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  • 15. rafaelshimoda comentou em 06/06/2014 às 11:15:41
  • 80%

    Uma por falta de atenção, outra por não saber mesmo...

    foto Fabiane Brito dos Santos
  • 14. fabibrito comentou em 24/08/2013 às 13:08:36
  • Só acertei sete.
    Preciso estudar mais!

    foto Rafaela Maia
  • 13. rafaelamaia comentou em 15/08/2013 às 22:27:12
  • acertei 7 questões, achei médio =)

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  • 12. jeff10 comentou em 15/08/2013 às 11:43:16
  • acertei 6 questoes
    tenho que estudar mais

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  • 11. qantos comentou em 12/07/2013 às 23:18:45
  • preciso estudar mais!!!!

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    foto magda alves
  • 9. magui1 comentou em 05/07/2013 às 11:30:27
  • Amo português,detesto matemática.

    foto Renata Brexiani
  • 8. renatashine comentou em 03/07/2013 às 16:16:46
  • Nossaaa..errei pra caramba ... Estudarrr muito maisss!! Simulado muito bom, ajuda bastante!!

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  • 7. terezasantos71 comentou em 02/07/2013 às 02:31:30
  • Muito cansativa!

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  • 6. sulawandelli comentou em 29/06/2013 às 15:42:53
  • credo! que prova cansativa! ate gosto de português, mas essa prova me surpreendeu

    foto tamiris damiao machado
  • 5. tatazinha20 comentou em 25/06/2013 às 02:14:17
  • socorro, português me mata, matemática me anima, amo matemática e detesto portugues!!!

    foto Rodrigo silva Falcao
  • 4. dg2dg comentou em 23/06/2013 às 11:10:11
  • muito boa essa prova

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  • 3. digaoeanaclara comentou em 22/06/2013 às 22:07:36
  • gostei da prova

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  • 2. marcirosa comentou em 13/06/2013 às 22:00:16
  • Achei o texto muito longo, cansativo e a prova muito trabalhosa.

    foto Alecio de lima Thomé
  • 1. aleciius comentou em 13/06/2013 às 05:44:46
  • Que prova osso meu! Apenas 6 questões corretas.

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