Simulado Polícia Civil SE - História e Geografia de Estados e Municípios - Escrivão de Polícia - 2014

Categoria: Simulados | 8 questões | Conhecimentos Específicos | História e Geografia de Estados e Municípios | Ensino Médio | Escrivão de Polícia | Polícia Civil SE | IBFC

  • 0 gabaritaram
  • Difícil
  • 27 resolveram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 12 Bom
  • barra ruim10 Ruim
  • barra péssimo5 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 41853.
  • A palavra Sergipe vem de ‘Siri-i-pe’, palavra de origem tupi, que significa “curso do rio dos siris”, ou simplesmente “rio dos siris”. Na linguagem do colonizador, Siri-i-pe transformou-se em Sergipe. Sobre alguns pontos da história de Sergipe, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 

    I. Durante uma década o Nordeste brasileiro viveu o clima do cangaço com o surgimento do bando chefiado por Virgolino Ferreira, o Lampião. O grupo percorreu Sergipe e mais alguns estados nordestinos até 1938, ano em que Lampião foi surpreendido pela volante e morto junto com Maria Bonita e mais alguns companheiros em seu esconderijo em Angico, no sertão de Sergipe. 
    II. Devido ao sucesso do sistema de capitanias hereditárias, a Coroa portuguesa comprou, em 1549, a capitania da Baía de Todos os Santos, incluindo Sergipe - dos herdeiros do donatário, para sediar o governo-geral e nomeou Tomé de Souza como primeiro governador- geral da Colônia. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 2 - Questão 41854.
  • Foi divulgado no site www.mundoaeo.com de 30.07.2014: “Os limites territoriais de Sergipe serão mais bem identificados a partir de agora através de um acordo de cooperação técnica assinado no dia 24 de Julho pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).” O acordo objetiva principalmente estudar a definição dos limites territoriais dos municípios sergipanos, resolvendo algumas questões que existem envolvendo limites intermunicipais. Sobre o tema limites territoriais, limites territoriais do Estado de Sergipe, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 

    I. Os limites entre os territórios têm como objetivo identificar onde começa um território e termina outro. Restringe-se apenas à uma delimitação física, espacial, nunca interferindo na organização político-administrativa dos municipais, no que tange aos serviços ofertados, acesso a infra-estrutura direcionada à população local, benefícios políticos e sociais, entre outros. 
    II. Sergipe está situado na Região Nordeste do Brasil e tem por limites o oceano Atlântico a leste, o estado da Bahia, a oeste e a sul, e o estado de Alagoas, a norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 3 - Questão 41855.
  • Leia as sentenças abaixo que discorrem sobre Aracaju e a Região Metropolitana de Aracaju, e assinale a alternativa correta: 

    I. A Região Metropolitana de Aracaju é constituída pelo agrupamento dos Municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, tendo como sede o Município de Aracaju. A Região Metropolitana de Aracaju foi criada com vistas à realização, de forma integrada, das ações de organização, de planejamento e de execução de funções públicas de interesse comum.
    II. Como cidade projetada, Aracaju nasceu em 1855 por necessidades econômicas. Uma assembléia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade e a transformou em capital, em lugar de São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 4 - Questão 41856.
  • Leia as sentenças abaixo que contam um pouco da história do Estado de Sergipe, analise-as, atribua-lhes valores verdadeiro (V) e falso (F) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta: 

    ( ) Assim como em outros Estados nordestinos, Sergipe foi ocupado por colonizadores franceses interessados no escambo de pau-brasil e algodão com os índios. Entretanto, entre o fim do século XVI e as primeiras décadas do século XVII, os franceses colonizaram oficialmente o Estado e passaram a dominar definitivamente a região.
    ( ) O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residência oficial do cacique Serigy, que dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando e derrotando os índios. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital da província) junto à foz do Rio Sergipe e definiu a Capitania de Sergipe.
  • 5 - Questão 41857.
  • Foi divulgado no site g1.globo.com de 21.08.2014: “Um convênio foi assinado entre a Prefeitura de Aracaju e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), para a elaboração do plano integrado de saneamento básico da capital.” Sobre o tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 

    I. O plano integrado irá elaborar ações em saneamento, drenagem, resíduos sólidos e abastecimento de água. 
    II. A intenção é que a partir desse documento seja elaborada uma lei que norteará as ações de saneamento básico da prefeitura aracajuana. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 6 - Questão 41858.
  • Sobre as obras de duplicação da Adutora do São Francisco, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 

    I. A duplicação da Adutora do São Francisco dificultou o abastecimento de água para a região da Grande Aracaju. 
    II. A Adutora do São Francisco entrou em operação em 1982 e levou água para Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Atalaia Nova, Malhada dos Bois e Muribeca. Com ela, Aracaju passou a ser abastecida pelo Rio São Francisco, o maior, mais importante e mais seguro suprimento do Estado, com água de boa qualidade para o consumo humano. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 7 - Questão 41859.
  • Conforme divulgado no site www.brasil247.com de 19.10.2014: “O dinamismo da economia de Sergipe continua produzindo bons índices de geração de empregos e atraindo novos investimentos para o estado.” Baseado nos assuntos pertinentes à economia do estado de Sergipe, desenvolvimento, geração de emprego, analise as sentenças abaixo, atribua valores verdadeiro (V) e falso (F) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta:

    ( ) Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sergipe apresentou a maior taxa de geração de empregos do Nordeste no mês de setembro deste ano. 
    (  )A geração de emprego no Estado foi alavancada em parte, pelo setor agropecuário, com a contratação de novos trabalhadores, fruto do reinicio da safra da cana, nas regiões sucroalcooleiras do Leste sergipano, do Vale do Cotinguiba e na Grande Aracaju.
  • 8 - Questão 41860.
  • Foi divulgado no site www.iornaldacidade.net de 16.10.2014: “O juiz eleitoral Gaspar Feitosa de Gouveia Filho, da Comarca de Capela, condenou o ex-prefeito Manoel Messias Sukita (PSB) por crime eleitoral. Cabe recurso”. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 

    I. A decisão se refere a uma representação interposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPT), quando Sukita foi acusado em 2004 de comandar um esquema de captação de votos em seu favor. 
    II. Em função de também ter sido acusado de desviar recursos públicos federais que deveriam ser investidos em educação, entre outras irregularidades a serem computadas, Sukita nem cogitou participar da disputa eleitoral deste ano como candidato a deputado estadual conforme especulava-se. 

    Estão corretas as afirmativas:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.