Simulado CBM PI - Geografia - Soldado do Corpo de Bombeiro - 2014

Categoria: Simulados | Questões: 4 | Disciplina: Geografia | Ensino: Médio | Cargo: Soldado do Corpo de Bombeiro | Órgão: Bombeiro Militar PI | Banca: UESPI

  • 0 gabaritaram
  • Difícil
  • 8 resolveram
barra ótimo 0 Ótimo
barra bom 3 Bom
barra ruim 2 Ruim
barra péssimo 3 Péssimo

    Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 43362.
  • No estudo da questão ambiental, é de enorme importância o exame dos Desastres Naturais que, em geral, requerem uma intensa e rápida ação do Corpo de Bombeiros. Sobre esse assunto, analise as considerações feitas a seguir. 

    1) Os desastres naturais de pequeno porte ou intensidade são caracterizados quando os danos causados são pouco importantes e os prejuízos consequentes são pouco vultosos e, por isso, são mais facilmente suportáveis e superáveis pelas comunidades afetadas. 
    2) Quanto à evolução, os desastres naturais são classificados em: súbitos, graduais e por somação de efeitos parciais. Os desastres súbitos caracterizam-se, sobretudo, pela velocidade de evolução do processo.
    3) Os desastres naturais de evolução aguda são aqueles que resultam exclusivamente das ações antropogênicas ou de omissões humanas sobre o meio natural, e se originam do relacionamento do homem com os ecossistemas urbanos. 
    4) As chuvas ácidas, o incremento da poluição do ar provocada por camadas de inversão térmica, o efeito estufa e os bolsões de redução da camada de ozônio são desastres naturais relacionados com a geodinâmica terrestre interna. 
    5) No Brasil, existe maior prevalência dos desastres naturais cíclicos e de características sazonais, por isso são mais facilmente previsíveis. 

    Estão corretas :
  • 2 - Questão 43363.
  • Leia com atenção o texto a seguir. 

    Em dezembro de 2010, um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas seu ato desesperado seria o pontapé inicial do que viria a ser um importante movimento social. Protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987. Inspirados no “sucesso” dos protestos na Tunísia, os egípcios foram às ruas. A saída do presidente Hosni Mubarak, que estava no poder havia 30 anos, demoraria um pouco mais. Enfraquecido, ele renunciou dezoito dias depois do início das manifestações populares, concentradas na praça Tahrir (ou praça da Libertação, em árabe), no Cairo, a capital do Egito. Mais tarde, Mubarak seria internado e, mesmo em uma cama hospitalar, seria levado a julgamento. A Líbia demorou bem mais até derrubar o coronel Muamar Kadafi, o ditador que estava havia mais tempo no poder na região: 42 anos, desde 1969. O país se envolveu em uma violenta guerra civil, com rebeldes avançando lentamente sobre as cidades ainda dominadas pelo regime de Kadafi. 

                       (Texto adaptado do jornal O Estado de São Paulo) 

    Globalmente, o texto está se referindo, mais especificamente:
  • 3 - Questão 43364.
  • O texto a seguir refere-se a um importante compartimento de relevo nordestino. Leia-o atentamente. 

    Este compartimento é representado por uma faixa de áreas do Sudeste e parte do Sul do Piauí, elaborado em estrutura cristalina pré-cambriana. Esta faixa corresponde a uma porção das depressões que se estendem pelo interior da região Nordeste brasileira, denominada “depressões intermontanas” e genericamente conhecidas por “sertões nordestinos”. 

                                  (Fonte: Atlas Escolar do Piaui. Editora Grafset, 2010.) 

    A que compartimento de relevo o texto se refere?
  • 4 - Questão 43365.
  • A erosão costeira é, na atualidade, um preocupante problema ambiental do Brasil. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo. 

    1) Sobre as áreas costeiras, atuam diversos processos hidrodinâmicos relacionados ao ambiente marinho e continental, além da forte pressão antrópica, que, em conjunto, modificam este ambiente. 
    2) O desenvolvimento das planícies costeiras está intimamente ligado à história das flutuações do nível do mar, ao aporte de sedimentos e aos processos erosivos costeiros, que controlam a morfologia e a distribuição dos sedimentos. 
    3) Quando há um aumento considerável dos sedimentos transportados pelos rios, há uma tendência de acontecer, na foz desses rios, uma intensificação dos processos erosivos litorâneos. 
    4) No Brasil, como os ventos são os grandes responsáveis pela dinâmica costeira, no estudo desse assunto é importante analisar a direção e a velocidade dos fluxos de ar operantes nessa área. 

    Está(ão) correta(s):

Simulados Relacionados

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.