Simulado SEDF - Pedagogia - Professor de Língua Espanhola - 2017

Categoria: Simulados | 25 questões | Pedagogia | Ensino Superior | Professor de Língua Espanhola | SEDF | QUADRIX

  • 0 gabaritaram
  • Regular
  • 3 resolveram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 3 Bom
  • barra ruim0 Ruim
  • barra péssimo0 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 45680.
  • Julgue o item subsequente acerca das bases legais e dos temas da educação nacional e distrital.

    Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), a Educação Infantil contará com atendimento à criança de, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial e oito horas para a jornada integral.
  • 2 - Questão 45681.
  • Julgue o item subsequente acerca das bases legais e dos temas da educação nacional e distrital.

    Segundo a LDBN, é obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio. 
  • 3 - Questão 45682.
  • O documento que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) contém metas que são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência, as desigualdades educacionais em cada território, com foco nas especificidades de sua população, a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais, e o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.

    Entre as metas estruturantes que garantem o direito à Educação Básica com qualidade, encontra-se o estímulo, em todas as etapas e modalidades, da melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 5,0 nos anos finais do Ensino Fundamental; e 4,0 no Ensino Médio. 
  • 4 - Questão 45683.
  • O documento que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) contém metas que são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência, as desigualdades educacionais em cada território, com foco nas especificidades de sua população, a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais, e o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.

    Quanto à ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais, o PNE estabelece a meta de duplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, assegurando a qualidade da oferta e 100% (cem porcento) da expansão no segmento público. 
  • 5 - Questão 45684.
  • Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue o item subsecutivo. 

    No processo de planejamento e organização do trabalho pedagógico, as ações estão circunstanciadas no âmbito dos vários elementos que compõem o universo escolar, devendo ser dada importância máxima àquelas circunscritas à prática pedagógica do professor e à sua formação. 
  • 6 - Questão 45685.
  • Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue o item subsecutivo. 

    Um ponto prescindível do planejamento escolar é a filosofia que se pretende adotar para a educação que se quer oferecer, considerando o conjunto de princípios que evidenciam o valor da pessoa e da escola na sociedade.
  • 7 - Questão 45686.
  • Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue o item subsecutivo. 

    O trabalho pedagógico ganha materialidade nas ações por meio do planejamento da escola em geral e do currículo em particular, do processo de ensinar e aprender e da avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola.
  • 8 - Questão 45687.
  • Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue o item que se segue. 

    Na perspectiva do currículo, sua transposição à prática depende tão-somente da identificação dos elementos culturais produzidos pela humanidade, distinguindo entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório.
  • 9 - Questão 45688.
  • Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue o item que se segue. 

    Em relação às tecnologias da informação e comunicação (TIC), que podem trazer dados, imagens e resumos de forma rápida e atraente, a aquisição de informações e de dados pelo aluno depende cada vez menos do professor, cabendo ao professor o papel de ajudá-lo a interpretar, relacionar e contextualizar esses dados. 
  • 10 - Questão 45689.
  • Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue o item que se segue. 

    O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Secretaria de Educação a Distância, foi instituído pelo governo brasileiro com o objetivo de interiorizar a oferta de cursos e programas relativos à Educação Básica por meio da Educação a Distância. 
  • 11 - Questão 45690.
  • Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue o item que se segue. 

    Os conteúdos abordados nos eixos transversais dos currículos são organizados em torno de uma determinada ideia ou eixo que indicam referenciais para o trabalho pedagógico a ser desenvolvido por professores e estudantes, de forma interdisciplinar, integrada e contextualizada. 
  • 12 - Questão 45691.
  • Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue o item que se segue. 

    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverá articular-se, obrigatoriamente, com a Educação Profissional, conforme regulamento referente à articulação com o Ensino Médio regular na modalidade de EJA. 
  • 13 - Questão 45692.
  • No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. 

    Considerando-se os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e progressistas (renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
  • 14 - Questão 45693.
  • No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. 

    Didática é o conjunto dos meios e das condições por meio das quais o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da atividade própria do aluno no processo da aprendizagem escolar, ou seja, da assimilação consciente e ativa dos conteúdos.
  • 15 - Questão 45694.
  • No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. 

    De acordo com a tendência progressista histórico-crítica, a educação deve estar centralizada no aluno e o professor deve garantir um relacionamento de respeito, promovendo uma aprendizagem baseada na motivação e na estimulação de problemas. 
  • 16 - Questão 45695.
  • No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. 

    Na atualidade, a escola tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental de garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.
  • 17 - Questão 45696.
  • No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. 

    Os eixos transversais no currículo possibilitam o acesso do estudante aos diferentes referenciais de leitura do mundo, com vivências diversificadas e construção/reconstrução de saberes específicos de cada ciclo/etapa/modalidade da Educação Básica.
  • 18 - Questão 45697.
  • No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. 

    Entre as fases do processo de avaliação da aprendizagem, a avaliação com função diagnóstica consiste em conhecer, por meio de medidas objetivas, como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a sua adaptação à metodologia.
  • 19 - Questão 45698.
  • Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue o seguinte item. 

    No art. 59, inciso III, da LDBN, é assegurado aos educandos que os sistemas de ensino tenham professores com especialização adequada em Nível Médio ou Superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. 
  • 20 - Questão 45699.
  • Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue o seguinte item. 

    A construção do projeto político-pedagógico somente se dá na perspectiva da gestão democrático-participativa e norteia-se por pressupostos especificamente sociológicos e metodológicos. 
  • 21 - Questão 45700.
  • Com base no Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental – Anos Finais, julgue o item subsequente. 

    Na Educação Básica, os anos finais do Ensino Fundamental constituem uma fase em que os conteúdos estão organizados a partir de diferentes áreas do conhecimento, porém articulam-se em uma perspectiva de unidade e progressividade e estão desvinculados da função social.
  • 22 - Questão 45701.
  • A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. 

    Os seguintes componentes fazem parte da organização didático-pedagógica de uma escola: modalidades de ensino da Educação Básica; fins e objetivos da Educação Básica; e organização curricular, estrutura e funcionamento da escola.
  • 23 - Questão 45702.
  • A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. 

    O processo de matrícula e transferência dos registros e arquivos escolares não é componente pertencente à organização didático-pedagógica de uma escola.
  • 24 - Questão 45703.
  • A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. 

    A organização didático‐pedagógica da escola é o único instrumento orientador da construção do conhecimento em sala de aula que deve contemplar ações que permitam aos estudantes recriarem suas aprendizagens e se adaptarem às constantes mudanças do mundo atual.
  • 25 - Questão 45704.
  • Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. 

    As escolas que ministram o Ensino Médio devem estruturar seus projetos político-pedagógicos com base somente na Resolução n.º 2/2012 (que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), desconsiderando as finalidades previstas para o Ensino Médio na Lei n.º 9.394/1996 (LDBN). 

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.