Simulado SEE AC - Pedagogia - Professor de Língua Espanhola - 2014

Categoria: Simulados | 20 questões | Pedagogia | Ensino Superior | Professor de Língua Espanhola | SEE AC | FUNCAB

  • 0 gabaritaram
  • Regular
  • 4 resolveram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 3 Bom
  • barra ruim1 Ruim
  • barra péssimo0 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 45801.
  • Sobre o Planejamento Escolar são feitas as seguintes afirmações:

    I. É uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos. 
    II. A revisão e adequação dos objetivos propostos no decorrer do processo de ensino também fazemparte do planejamento.
    III. O planejamento depende unicamente da dinâmica externa do processo de ensino e aprendizagem, isto é, das condições sociais e culturais da escola.

    Está(ão) correta(s)
  • 2 - Questão 45802.
  • O Contrato didático pode ser definido como:
  • 3 - Questão 45803.
  • São funções do planejamento escolar, EXCETO:
  • 4 - Questão 45804.
  • Deve-se registrar como uma das principais qualidades profissionais do professor:
  • 5 - Questão 45805.
  • Julgue as assertivas abaixo e as ligações que elas estabelecementre si.

    I. Os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas, mas diferentes. 
    Assim,
    II. eles têm a chance de complementar o que já sabem individualmente e avançar juntos.
  • 6 - Questão 45806.
  • Em relação ao agrupamento produtivo, pode-se dizer que agrupar os alunos deve ser uma ação intencional e planejada, baseada emtrês aspectos. São eles:
  • 7 - Questão 45807.
  • Segundo Jean Piaget (1970), Lev Semenovich Vygostky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática de montar os agrupamentos produtivos é muito significativa, pois a sala de aula é composta:
  • 8 - Questão 45808.
  • O planejamento da prática pedagógica é uma operação mental que visa chegar a um plano. Assim, um plano de ensino bem construído deve prescindir de:
  • 9 - Questão 45809.
  • “Organizar os conteúdos é estruturar a sequência lógica em que eles serão apresentados ao aluno.” . (MALHEIROS, Bruno T.Didática Geral . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 97) 

    Dessa forma, os conteúdos devem ser organizados, considerando-se três critérios. São eles:
  • 10 - Questão 45810.
  • Em relação à seleção e à organização dos conteúdos são feitas as seguintes afirmações:

    I. Oconteúdo pode ser organizado no plano vertical (distribuído em séries) ou no plano horizontal (dentro de umamesma série). 
    II. Os conteúdos podem ser organizados pelo aspecto lógico (do professor) ou psicológico (do aluno).
    III. Normalmente, o processo de organização dividirá um conteúdo em aula, esta aula em tópicos e estes tópicos emunidades.
    IV. Selecionar conteúdos é definir o que será ensinado. Organizar conteúdos é dizer a forma como estes serão apresentados. 

    Estão corretas:
  • 11 - Questão 45811.
  • “Aavaliação escolar tende a ser organizada de forma a identificar o conhecimento nos moldes da compreensão de como este conhecimento acontece. Independentemente de como esta avaliação é organizada, ele terá basicamente três etapas.” (MALHEIROS, Bruno T.Didática Geral . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 182). 

    São elas:
  • 12 - Questão 45812.
  • Luckesi (2007) define avaliação como um julgamento qualitativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse julgamento deve existir para:
  • 13 - Questão 45813.
  • Sobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmações:

    I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas.
    II. Uma avaliação pode ser realizada antes do processo de ensino, durante ou após este mesmo processo e, normalmente, recebe um nome específico, dependendo da fase em que ela acontece. 
    III. Avaliar é medir no aluno sua capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor. 
    IV. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente.

    Estão corretas:
  • 14 - Questão 45814.
  • Quanto à avaliação formativa, pode-se dizer:
  • 15 - Questão 45815.
  • Quanto ao planejamento, pode-se dizer que há três modalidades que são articuladas entre si. São elas:
  • 16 - Questão 45816.
  • Sobre a organização e estruturação didática da aula, pode-se afirmar:

    I. Aestruturação da aula é um processo que implica inflexibilidade e rigorosidade em relação aos conteúdos emateriais. 
    II. O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.
    III. A indicação de etapas do desenvolvimento da aula significa que todas as aulas devam seguir um esquema rígido e complexo. 

    Somente está(ao) correta(s):
  • 17 - Questão 45817.
  • Segundo o entendimento de que “cada aula é uma situação didática específica, na qual objetivos e conteúdos se combinam com métodos e formas didáticas, visando fundamentalmente propiciar a assimilação ativa de conhecimentos e habilidades pelos alunos."(LIBÂNEO, J.C. . São Paulo: Cortez,Didática , seria: 2009, p. 178) , 2009, p. 178) , a melhor definição de aula seria:
  • 18 - Questão 45818.
  • A melhor definição de incentivo à aprendizagem encontra-se em:
  • 19 - Questão 45819.
  • As avaliações somativas são quantificadoras. Suas principais características são, EXCETO:
  • 20 - Questão 45820.
  • Observe as seguintes manchetes:

    Acre avança emresultados do IDEB 2013 “O Acre se destaca por estar entre os três melhores do país, junto com São Paulo que tem o maior PIB brasileiro.” 
    (Disponível em: < http: / /batelaodojurua.com/por tal / educacao/acre-avanca-em-resultados-do-ideb-2013>)

    “O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).” 
    (Disponível em:< http://portal.inep.gov.br/webportal-ideb/ como-o-ideb-e-calculado>)

    Assim, essas avaliações em larga escala têm como objetivos gerais:

    I. identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino.
    II. oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.
    III. produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciamo desempenho dos alunos.
    IV. revelar atrasos e dificuldades de regiões, municípios, estados para que medidas punitivas sejam tomadas no sentido de se reverter a situação apresentada. 
    V. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições emque são desenvolvidos. 

    Está correto somente o que se afirma em:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.