Simulado UFS - Administração Geral - Assistente Administrativo - 2014

Categoria: Simulados | 15 questões | Administração | Ensino Médio | Assistente Administrativo | UFS | AOCP

  • 0 gabaritaram
  • Difícil
  • 9 resolveram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 1 Bom
  • barra ruim7 Ruim
  • barra péssimo1 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 46278.
  • A formação e desenvolvimento de equipes de trabalho demanda um conjunto de participantes capazes de contribuir com habilidades e competências diferentes que possibilitem visualizar e abordar as situações e os problemas por vários ângulos diferentes. Assinale a alternativa que caracteriza o trabalho de uma equipe na qual cada membro tenha uma ou mais dessas competências de modo que, no conjunto, a equipe tenha todas elas.
  • 2 - Questão 46279.
  • Assinale a alternativa cujo conceito é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.
  • 3 - Questão 46280.
  • Considere que você seja um assistente administrativo na EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e seu superior solicita que você elabore alguns relatórios acerca das ações realizadas em seu setor de atuação e verifique se os objetivos do mês foram alcançados. Assinale a alternativa que apresenta a função administrativa que você estará desempenhando para atender ao solicitado pelo seu superior.
  • 4 - Questão 46281.
  • A organização, como função administrativa, desdobra-se em três níveis organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta o nível que mostra a estrutura organizacional.
  • 5 - Questão 46282.
  • As empresas podem adotar um formato organizacional apropriado para acomodar suas estratégias, atividades, produtos, ambiente de tarefa, tecnologia, etc. Em relação a estes formatos ou tipos de estruturas organizacionais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

    ( ) A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando.
    ( ) A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio da especialização das funções.
    ( ) Uma das vantagens da organização linear são as comunicações indiretas.
    ( ) Uma das desvantagens da organização funcional é a permissão da melhor supervisão técnica possível.
    ( ) Uma característica comum presente nas estruturas organizacionais linear e funcional é a coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação.        
  • 6 - Questão 46283.
  • A departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos critérios que são usados para departamentalizar organizações.
  • 7 - Questão 46284.
  • Além das bases nas ciências sociais, o comportamento organizacional também se baseia em pesquisas e práticas modeladas na Administração. Assinale a alternativa que identifica a abordagem da administração, utilizada nos estudos de comportamento organizacional, que se concentrou no aumento da eficiência do comportamento no trabalho e de processos de produção.
  • 8 - Questão 46285.
  • A autoridade representa o poder institucionalizado nas organizações. Assinale a alternativa que apresenta como a autoridade é delegada nas organizações.
  • 9 - Questão 46286.
  • Embora fosse desejado, nem sempre a eficiência e a eficácia andam de mãos dadas. As afirmações a seguir apresentam exemplos e conceitos dos dois termos. Anote o número (1) para as afirmações relacionadas à eficiência e o número (2) para as afirmações relacionadas à eficácia. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) Fazer corretamente as coisas.
    ( ) Alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis.
    ( ) Relação técnica entre entradas e saídas.
    ( ) Capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos.
    ( ) Razão entre o esforço e o resultado.
    ( ) Relação entre despesa e receita.
  • 10 - Questão 46287.
  • Assinale a alternativa que apresenta a etapa do processo decisório que envolve a busca de cursos alternativos de ação possíveis e que se mostrem mais promissores para a solução do problema, a satisfação da necessidade ou o alcance do objetivo.
  • 11 - Questão 46288.
  • Assinale a alternativa que apresenta somente características do planejamento tático ou administrativo.
  • 12 - Questão 46289.
  • A divisão do trabalho foi idealizada por Henry Fayol como um dos princípios gerais de administração e apresentado por Max Weber como uma das dimensões do tipo ideal de burocracia. O objetivo era proporcionar maior eficiência no desempenho de um cargo pelo seu ocupante mais especializado. Todavia, a maior especialização conduziu à formalização, diminuindo o grau de flexibilidade no desempenho do cargo. Assim, surgiram programas de ajustamento do trabalho ao trabalhador, tais como o programa de enriquecimento de cargos. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos efeitos desejáveis do programa de enriquecimento do cargo.
  • 13 - Questão 46290.
  • A administração costuma criar mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis das operações da organização. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos usos dos controles.
  • 14 - Questão 46291.
  • Não se deve confundir liderança com direção. Um bom dirigente deve ser um bom líder e nem sempre um bom líder é um bom dirigente. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um conceito de liderança.
  • 15 - Questão 46292.
  • Qualidade é uma palavra que faz parte do dia a dia e desempenha um papel importante em todos os tipos de organizações e em muitos aspectos da vida das pessoas. Na administração, o enfoque da qualidade nasceu para resolver, em primeiro lugar, o problema da uniformidade. Há muitas definições para a ideia da qualidade. A seguir, são apresentadas algumas definições de qualidade, numeradas de 1 a 6, conforme a ideia do que a qualidade representa, listados na segunda coluna. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
     
    1. Qualidade é o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.
    2. Qualidade é a utilização de materiais ou serviços raros, que custam mais caro.
    3. Qualidade é a definição de como o produto ou serviço deve ser.
    4. Qualidade é o grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.
    5. Qualidade é a produção de produtos ou serviços idênticos.
    6. Qualidade é a ausência de deficiências.

    ( ) Especificações.
    ( ) Regularidade.
    ( ) Excelência.
    ( ) Valor.
    ( ) Adequação ao uso.
    ( ) Conformidade.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.