Simulado HOB - Odontologia Pré-Clínica - Cirurgião Dentista - 2015

Categoria: Simulados | 4 questões | Odontologia | Odontologia Pré Clínica | Ensino Superior | Cirurgião Dentista | HOB | CONSULPLAN

  • 0 gabaritaram
  • n/d
  • 1 resolveram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 0 Bom
  • barra ruim0 Ruim
  • barra péssimo1 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 46752.
  • Na região bucomaxilofacial, raras infecções são causadas por um só micro‐organismo; as mais comuns são os quadros de doença produzidos por múltiplos agentes. É ideal coletar material para sua identificação e fazer um antibiograma. Quando isso não é factível, o cirurgião bucomaxilofacial deve presumir a provável etiologia, baseada na localização do processo, apresentação clínica, foco possível e prevalência de germes causais. Em relação à infecção na região maxilofacial, analise as afirmativas.
     
    I. A microbiota das infecções tipo celulite, que não apresentam formação de abscesso, mostra predominantemente bactérias anaeróbias.
    II.   Os ferimentos por mordedura na face causados por humanos possuem os Streptococcus alfa‐hemolíticos, Pasteurella multocida e Staphylococcus aureus como microbiota prevalente.
    III.  A angina de Ludwig apresenta uma infecção mista, causada por Streptococcus, Staphilococcus e micro‐organismos entéricos gram‐negativos, como E. Coli e Pseudomonas, além de anaeróbios, incluindo bacteroides (Porphyromonas e Prevotella) e Peptostreptococcus.
    IV. Streprococcus viridans, espiroquetas, além de Prevotella intermedia, Peptstreptococcus micros, Fusobacterium nucleatumA. actinomycetemcomitans são as bactérias mais envolvidas nas pericoronarites.
     
    Estão corretas apenas as afirmativas   
     
  • 2 - Questão 46753.
  • Os vasoconstritores, fármacos que contraem os vasos sanguíneos e, portanto, controlam a perfusão tecidual, são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais. Analise as afirmativas em relação à dose máxima dos vasoconstritores recomendada por Stanley Malamed a pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV, segundo a Sociedade Americana de Anestesiologistas).
     
    I. A dose máxima recomendada de adrenalina na concentração de 1:200.000 em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de quatro tubetes.
    II.   A dose máxima recomendada de noradrenalina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de, aproximadamente, 10 ml de uma solução de 1:30.000.
    III.  A dose máxima recomendada de felipressina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de 9 ml de 0,03 UI/ml.
    IV.  A dose máxima recomendada de fenilefrina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de 6 ml de uma solução de 1:2.500.
     
    Estão corretas apenas as afirmativas 
  • 3 - Questão 46754.
  • Apesar do enorme progresso tecnológico disponível para a preservação da dentição, a restauração protética e a reabilitação do sistema mastigatório ainda são uma necessidade em pacientes edêntulos, ou parcialmente edêntulos. Sobre as cirurgias pré‐protéticas, analise as afirmativas.

    I. A técnica de alveoplastia intrasseptal ou técnica de Dean é mais bem utilizada em áreas nas quais o rebordo alveolar é de contorno relativamente regular e altura adequada, porém, apresenta uma depressão no fundo do vestíbulo. A principal vantagem desta técnica é o aumento da espessura do rebordo. 
    II. Quando os toros mandibulares são bilaterais e se deseja removê‐los simultaneamente, a manutenção de uma pequena faixa de tecido ceratinizado na linha média entre as extensões anteriores das duas incisões reduz a formação de hematoma na região anterior do assoalho de boca.   
    III. A técnica de vestibuloplastia localizada, utilizada para frenectomia labial, é especialmente vantajosa quando a base da inserção de freio é extremamente larga. 
    IV. Em todos os casos de redução da tuberosidade maxilar (remoção de tecido duro) onde houver perfuração do seio maxilar, o uso de antibiótico (amoxicilina) pós‐operatório e descongestionante sinusal é recomendado. Os medicamentos devem ser mantidos por um período de 7 a 14 dias. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 4 - Questão 46755.
  • Os glicocorticoides são usados em odontologia por suas ações anti‐inflamatórias, obtidas com doses farmacológicas superiores as que equivalem à secreção endógena de cortisol. Sobre os anti‐inflamatórios esteroides, analise as afirmativas.

    I. Os corticosteroides possuem seus mecanismos de ação associados à transcrição gênica por meio de interação com específicas sequências de DNA. Como certo tempo é requerido para que ocorram alterações de expressão gênica e síntese proteica, os glicocorticoides não são efetivos como medida isolada na fase aguda do quadro de anafilaxia.   
    II. Glicocorticoides aumentam a eficácia dos anticoagulantes, exigindo ajuste de doses, quando a administração conjunta dos dois fármacos é necessária. 
    III. Os glicocorticoides não apresentam efeitos teratogênicos ou problemas para o lactente.
    IV. Tratamentos agudos, com doses de 40 mg/dia de prednisona, por período de tempo inferior a sete dias, não podem ser suspensos abruptamente em função do risco da supressão do eixo hipotálamo‐hipófise‐adrenal. 

    Estão corretas apenas as afirmativas segundo Lenita Wannamacher e Maria Beatriz Cardoso Ferreira

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.