Simulado HOB - Odontologia - Cirurgião Dentista - 2015

Categoria: Simulados | 23 questões | Odontologia | Ensino Superior | Cirurgião Dentista | HOB | CONSULPLAN

  • 0 gabaritaram
  • n/d
  • 0 resolveram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 0 Bom
  • barra ruim0 Ruim
  • barra péssimo0 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 46756.
  • Na década de 40, Stafne descreveu uma série de lesões radiolúcidas assintomáticas, localizadas próximo ao ângulo da mandíbula. Posteriores relatos de lesões semelhantes mostraram que esta condição representa uma concavidade focal do osso cortical na superfície lingual da mandíbula. Em relação ao defeito de Stafne, analise as afirmativas.

    I. A biopsia pode revelar histologicamente tecido de glândula salivar normal ou de tecido linfoide. 
    II. Algumas vezes, o defeito de Stafne pode interromper a continuidade da margem inferior da mandíbula, com uma depressão clinicamente palpável nesta área. Outras vezes, defeitos semelhantes da cortical lingual podem ser observados mais anteriormente na mandíbula, na região dos incisivos, caninos e pré‐molares.   
    III. Os defeitos de Stafne são sempre unilaterais. 
    IV. É uma alteração de desenvolvimento presente desde o nascimento e com acentuada predileção pelo gênero feminino. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 2 - Questão 46757.
  • Uma variedade de cistos de desenvolvimento já foi descrita. Alguns foram historicamente considerados cistos “fissurais” porque se acreditava que tinham origem do epitélio aprisionado ao longo das linhas de fusão dos processos embrionários. Em muitos casos, entretanto, a patogênese exata destas lesões é ainda incerta. Sobre os cistos de desenvolvimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
     
    (     ) O cisto nasolabial apresenta‐se como um aumento de volume do lábio superior, lateral à linha média, resultando na elevação da asa do nariz. Muitas vezes, o aumento eleva a mucosa do vestíbulo nasal e causa apagamento do fundo de vestíbulo. Radiograficamente, apresenta‐se como uma imagem radiotransparente unilocular de bordas bem definidas entre o incisivo lateral maxilar e o canino superior.
     (     ) O cisto do ducto nasopalatino é o cisto não odontogênico mais comum da cavidade oral. É mais frequente na quarta a sexta décadas de vida, com predileção pelo gênero masculino. Pode ser difícil distinguir um cisto do ducto nasopalatino pequeno de um forame incisivo grande. Geralmente, considera‐se que 6 mm é o limite máximo para o tamanho de um forame incisivo normal.  
     (     ) O cisto palatino mediano pode ser difícil de diferenciar do cisto do ducto nasopalatino. São características específicas do cisto palatino mediano a localização posterior à papila palatina, formato circular ou ovoide na radiografia e comunicação com o canal incisivo.
     (     ) Os cistos dermoides ocorrem na linha média do soalho bucal, ainda que se localizem ocasionalmente e lateralmente ao soalho bucal ou em outras localizações. Tais cistos surgem mais em crianças e adultos jovens, podendo ser congênitos.   
     
    A sequência está correta em
  • 3 - Questão 46758.
  • A anestesia ambulatorial é um dos procedimentos complementares mais comuns realizados por um cirurgião bucoma‐ xilofacial na prática privada ou acadêmica. Sobre as complicações na anestesia ambulatorial, segundo Michael Miloro e Antonia Kolokythas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
     
    (     ) A síncope é uma das complicações mais comuns da anestesia. Qualquer período de inconsciência inesperado do paciente que dure vários minutos não é considerado uma síncope verdadeira.
     (     ) Convulsões parciais quanto tonicoclônicas podem ocorrer devido à ação de excitação anormal produzida pelos agentes anestésicos sobre o sistema nervoso central.
    (     ) Mesmo as doses típicas de agentes anestésicos causam algum grau de depressão respiratória em uma proporção de pacientes.
    (     ) Não há grupos específicos de pacientes que apresentem riscos maiores de desenvolver reações de hipersensibilidade ou reações alérgicas produzidas pela anestesia ambulatorial.
     
    A sequência está correta em
  • 4 - Questão 46759.
  • O termo retalho indica uma divisão dos tecidos moles demarcada por uma incisão cirúrgica que possui seu próprio suprimento sanguíneo, permite acesso cirúrgico aos tecidos subjacentes, pode ser recolocado na posição original e, ainda, pode ser mantido com suturas. O retalho é muito utilizado em exodontias mais complexas. Em relação aos princípios para confecção de um retalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
     
    (     ) Para que um retalho em envelope tenha um tamanho adequado, seu comprimento na direção ântero‐posterior, geralmente, estende‐se de dois dentes anteriores a um dente posterior à área da cirurgia.
    (     ) Se for feita uma incisão relaxante em um retalho, esta deverá estender‐se desde um dente anterior até um posterior à área de cirurgia.
    (     ) Se uma condição patológica destruir a cortical vestibular, a incisão deve ser feita a, pelo menos, 3 a 4 mm de distância dessa perda de tecido ósseo para se evitar deiscência.
    (     ) A incisão relaxante vertical, quando necessária nos retalhos da maxila por vestibular, deve ser feita na extremidade posterior do retalho em envelope e deve ser uma incisão vertical reta.
     
     A sequência está correta, segundo James Hupp e colaboradores, em
  • 5 - Questão 46760.
  • Os pacientes com problemas sistêmicos, algumas vezes, requerem modificações nos cuidados transoperatórios quando uma cirurgia oral é planejada. De acordo com a classificação do estado físico proposto pela Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA), uma paciente ASA III apresenta doença sistêmica
  • 6 - Questão 46761.
  • “Os anti‐inflamatórios não esteroides (AINE) possuem propriedades analgésica, antitérmica, anti‐inflamatória e antitrombótica. Os mais frequentes efeitos colaterais dos AINE estão associados a ____________________________. A associação de dois AINE ____________________________________________________________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • 7 - Questão 46762.
  • “Segundo James R. Hupp, Edward Ellis III e Myron R. Tucker, a dosagem de epinefrina por via parenteral que deve ser administrada a um paciente que apresente reação de hipersensibilidade com sinais de envolvimento do trato respiratório inferior (sibilo) ou uma obstrução laríngea é de ________ de uma solução de 1:1000; a dose deve ser repetida a cada ________ minutos, se os sintomas recomeçarem ou continuarem. Ainda, segundo os mesmos autores, a dosagem de nitroglicerina a ser dissolvida sublingualmente a um paciente que apresente desconforto torácico por isquemia do miocárdio é de ________ repetida, se necessária, a cada ________ minutos, enquanto a pressão sistólica estiver menor que 90 mmHg, até no máximo de _______ doses." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
  • 8 - Questão 46763.
  • Se uma infecção odontogênica irá se tornar ou não um abscesso vestibular ou do espaço facial profundo, será determinado primariamente pela relação da inserção muscular com o ponto onde houve a perfuração da lâmina óssea cortical. Em relação aos espaços fasciais profundos, analise as afirmativas.

    I. O espaço bucal pode tornar‐se infectado a partir da extensão de infecções dos dentes superiores através do osso, superiormente à inserção do bucinador no processo alveolar da maxila. O envolvimento do espaço bucal, em geral, resulta em aumento de volume abaixo do arco zigomático e acima do bordo inferior da mandíbula. 
    II. Uma infecção do terceiro molar superior pode disseminar‐se para o seio cavernoso através do espaço infratemporal. 
    III. O limite anterior do espaço submandibular é dado pelo tendão do músculo digástrico e o limite lateral é determinado pelo músculo platisma.
    IV. O espaço pterigomandibular é o sítio onde se disseminam primariamente infecções do terceiro molar inferior. O limite posterior do espaço pterigomandibular é fornecido pela glândula parótida e o limite inferior pelo músculo pterigoideo medial. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 9 - Questão 46764.
  • O manejo cirúrgico das infecções dos espaços fasciais quase sempre necessita de incisão e exploração agressiva dos espaços fasciais envolvidos. Um ou mais drenos, geralmente, são necessários para fornecer drenagem adequada e descompressão da área infectada. Em relação à abordagem para incisão e drenagem dos espaços fasciais profundos, analise as afirmativas.

    I. Infecções graves que envolvem os espaços infraorbitário, submassetérico e pterigomandibular requerem abordagem para incisão e drenagem extraoral. 
    II. Infecções graves que envolvem os espaços submentual e submandibular requerem abordagem para incisão e drenagem extraoral. 
    III. Infecções graves que envolvem os espaços infratemporal e temporal profundo requerem abordagem para incisão e drenagem que pode ser realizada intraoral ou extraoralmente. 
    IV. Infecções graves que envolvem o espaço faríngeo lateral requerem abordagem para incisão e drenagem que pode ser realizada somente extraoralmente. 

    Estão corretas apenas as afirmativas segundo James R. Hupp e colaboradores
  • 10 - Questão 46765.
  • Um dente impactado é aquele que não conseguiu erupcionar na arcada dentária dentro do tempo esperado. Em relação às indicações e contraindicações para remoção de dentes impactados, analise as afirmativas.

    I. O momento ideal para remoção dos terceiros molares impactados é quando as raízes estão com menos de 1/3 formado, pois, assim, as raízes ficam mais distantes do nervo alveolar inferior. 
    II. Terceiros molares impactados assintomáticos completamente intraósseos em pacientes com mais de 30 anos não devem ser extraídos a menos que se desenvolva alguma condição patológica específica. 
    III. Pacientes com dor na região retromolar de um terceiro molar impactado sem nenhuma razão óbvia, ausência de sinal clínico ou radiográfico de alguma patologia, poderá apresentar, algumas vezes, com a remoção do dente impactado, a resolução da dor.   
    IV. A posição de retenção dos terceiros molares não muda substancialmente depois dos 30 anos de idade.

    Estão corretas apenas as afirmativas segundo James R. Hupp e colaboradores
  • 11 - Questão 46766.
  • A classificação de Pell e Gregory para qualificar terceiros molares impactados está baseada na quantidade de dentes impactados que está coberta com osso no ramo mandibular e na profundidade desses dentes comparada à altura do segundo molar adjacente. De acordo com a referida classificação, assinale a afirmativa que representa um dente que pertence à classe 2A.
  • 12 - Questão 46767.
  • As fraturas do osso frontal e do complexo nasorbitoetmoidal (NOE) podem causar complicações devastadoras devido à proximidade com o cérebro, olhos e nariz. Em relação às fraturas do seio frontal e do complexo nasorbitoetmoidal, analise as afirmativas.

    I. O teste de Furness pode ser realizado para avaliar fraturas da tábua posterior do osso frontal com deslocamento. 
    II. Se o nariz e os zigomas não são afetados pelo traumatismo, um achado de hemorragia subconjuntival é um importante sinal para o diagnóstico de fratura do osso frontal.   
    III. Nas fraturas que envolvem o osso frontal com fraturas do componente nasoetmoidal, uma avaliação aberta ou intraoperatória da patência do ducto nasofrontal deve ser sempre realizada. 
    IV. As fraturas simples em galho verde ou sem deslocamento da tábua anterior do osso frontal necessitam de tratamento cirúrgico para avaliação da patência do ducto nasofrontal. 

    Estão corretas apenas as afirmativas segundo Michael Miloro e colaboradores
  • 13 - Questão 46768.
  • O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião‐dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia. Segundo o Código De Ética Odontológica, aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Odontologia 118/2012, qual das alternativas constitui INFRAÇÃO ética?
  • 14 - Questão 46769.
  • Larguras aumentadas da distância intercantal sugerem uma fratura do complexo nasorbitoetmoidal (NOE). Segundo Michael Miloro e colaboradores, a distância intercantal normal no homem adulto, medida com paquímero, é de
  • 15 - Questão 46770.
  • “Segundo Paulo José Medeiros, na osteotomia total da maxila, são considerados movimentos estáveis e viáveis aqueles que não excedam avanços de ____________, recuos de ____________, reposições superiores ou inferiores a ____________ e expansões de ____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • 16 - Questão 46771.
  • Cirurgia endodôntica é o tratamento ou a prevenção da patologia perirradicular por meio de abordagem cirúrgica. Em relação às cirurgias parendodônticas, analise as afirmativas.
     
    I.   A cirurgia para corrigir uma falha do tratamento endodôntico, cuja causa não pode ser identificada é frequentemente mal sucedida.
    II.   Não há vantagens clínicas na administração pré‐operatória profilática de antibióticos nas cirurgias periapicais.
    III. Ao realizar a curetagem da região do periápice não é necessária a remoção de toda a área do tecido de granulação periapical ou cisto se presente, porque o tratamento da lesão apical e o selamento do canal com a obturação retrógrada causam a cicatrização da lesão apical.
    IV. A incisão semilunar, quando realizada em mucosa não aderida ou alveolar, é a mais indicada para a maioria das cirurgias endodônticas.  
     
    Estão corretas apenas as afirmativas segundo James R. Hupp e colaboradores
  • 17 - Questão 46772.
  • “Paciente feminino, 16 anos, procurou o serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital Municipal Odilon Behrens com aumento de volume assintomático na região anterior de maxila com quatro meses de evolução. A radiografia panorâmica exibiu uma lesão radiotransparente unilocular que continha delicadas calcificações associadas à coroa do canino superior direito que se encontrava incluso.” Baseado na descrição clínica e radiográfica, assinale a alternativa que exibe a melhor hipótese diagnóstica para o caso clínico hipotético relatado.
  • 18 - Questão 46773.
  • “A osteotomia sagital é a técnica de eleição da maioria dos cirurgiões para os casos em que a mandíbula necessita ser avançada ou recuada. Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia sagital é utilizada para recuos mandibulares de até ____________ e avanços de até____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • 19 - Questão 46774.
  • Uma compreensão do controle da dor em odontologia requer um grande conhecimento do quinto (V) nervo craniano. O nervo trigêmeo é o maior dos 12 nervos cranianos. Em relação às considerações anatômicas do nervo trigêmeo, analise as afirmativas.

    I. Os três ramos da raiz sensorial do nervo trigêmeo suprem a pele de toda a face e a membrana mucosa das vísceras cranianas e da cavidade oral, exceto pela faringe e base da língua.
    II. As divisões oftálmica e maxilar do nervo trigêmeo são sensoriais, já a divisão mandibular é constituída por um nervo misto (sensorial e motor). 
    III. O nervo palatino maior realiza inervação sensorial aos tecidos moles e ossos palatinos anteriormente até o primeiro molar.  
    IV. O nervo alveolar superior‐anterior fornece inervação sensorial aos dois pré‐molares maxilares e ao osso na região pré‐molar.   

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 20 - Questão 46775.
  • A prática odontológica abrange grande variedade de procedimentos em que há contato com secreções da cavidade oral, sangue e, por vezes, secreções respiratórias, equipamento e ar contaminados. Tal fato resulta em possibilidade de transmissão de infecções de pacientes para pacientes, como dos profissionais para pacientes ou destes para aqueles. Em relação ao controle de infecção em odontologia, analise as afirmativas. 

    I. Álcool etílico de 60 a 90% e isopropílico a 70%, hipoclorito de sódio 1% e compostos fenólicos são os desinfetantes recomendados para desinfecção de superfícies. 
    II. Os testes biológicos não oferecem vantagens em relação à qualidade de esterilização em comparação aos métodos físicos e químicos.
    III. As luvas não são completamente impermeáveis e podem apresentar microperfurações durante o uso. Devido a isso, recomenda‐se a utilização de duas luvas em situações de maior risco.    
    IV. Segundo Stanley Malamed, para promover desinfecção os cartuchos anestésicos, antes de sua utilização, devem ser imersos em álcool etílico a 70%. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 21 - Questão 46776.
  • “Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia total de maxila em dois segmentos permite ganhos transversos de até __________, quando realizada concomitantemente à osteotomia _______________________." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • 22 - Questão 46777.
  • A remoção cirúrgica dos terceiros molares mandibulares é um dos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais mais frequentes em clínicas dentárias e de cirurgia bucomaxilofacial. Qual a técnica radiográfica mais indicada para visualização da região radicular de terceiros molares inferiores que apresentam uma localização mais posterior?
  • 23 - Questão 46778.
  • “Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia em L invertido possui grande estabilidade. A técnica está indicada nos recuos mandibulares que excedam __________ e nos avanços que ultrapassem ___________. A técnica é realizada por via extrabucal, necessitando de acesso cutâneo.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.