Simulado Prefeitura de Cachoeirinha RS - Pedagogia - Atendente de Educação Infantil - 2012

Categoria: Simulados | 30 questões | Pedagogia | Ensino Médio | Atendente de Educação Infantil | Prefeitura de Cachoeirinha RS | FUNDATEC

  • 0 gabaritaram
  • Difícil
  • 14 resolveram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 6 Bom
  • barra ruim6 Ruim
  • barra péssimo2 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 47865.
  • O Plano Municipal de Educação estabelece que toda e qualquer Escola de Educação Infantil só obtenha liberação de funcionamento (alvará) mediante visitação prévia e autorização do
  • 2 - Questão 47866.
  • Marque V, se verdadeiro, ou F, se falso, a respeito das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil estabelecidas na Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. 

    ( ) A Educação Infantil deve ser ofertada apenas em turno integral nas escolas providas pelo poder público.
    ( ) Educar e cuidar são aspectos indissociáveis da Educação Infantil.
    ( ) A Educação Infantil, nas pré-escolas, tem como objetivo o atendimento de crianças entre dois e quatro anos de idade.
    ( ) A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter dentre seus objetivos o direito à proteção e à saúde.
    ( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. 

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  • 3 - Questão 47867.
  • A aprendizagem, na visão behaviorista, pode ser entendida como
  • 4 - Questão 47868.
  • “____________ são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica.” 

    Segundo Haydt (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por
  • 5 - Questão 47869.
  • Segundo Piaget, a maioria das crianças em idade de frequentar a pré-escola apresenta um desenvolvimento cognitivo característico da etapa denominada
  • 6 - Questão 47870.
  • De acordo com Celso Antunes (2012), um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover a alegria e a felicidade da criança, desenvolve também atributos conceituais, procedimentais e mentais, tais como: 

    I. Estimula a competição e o individualismo entre as crianças.
    II. Exercita níveis diferenciados de atenção.
    III. Promove a interação com outras crianças.
    IV. Desenvolve diferentes linguagens e explora a criatividade. 

    Quais estão corretas?
  • 7 - Questão 47871.
  • Celia Haydt (2006) salienta que a direção de classe supõe, EXCETO:
  • 8 - Questão 47872.
  • A denominada avaliação inicial, que ocorre no início de uma nova fase de ensino e aprendizagem, tem função
  • 9 - Questão 47873.
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que os conteúdos são:

    I. Fatos. 
    II. Conceitos. 
    III. Procedimentos. 
    IV. Valores. 

    Quais estão corretas?
  • 10 - Questão 47874.
  • “A ideia de currículo nos remete à relação de atividades desenvolvidas em uma escola ou às matérias e aos conteúdos que devem constar de um curso e estes, por sua vez, são a relação das atividades compreendidas no planejamento pedagógico.” (Antunes:2012)

    Na Educação Infantil, essa relação necessita estar apoiada em experiências concretas, muitas vezes organizadas na forma de projetos. Nesse sentido, na consecução de projetos para Educação Infantil, devem prevalecer os temas que: 

    I. Possam emergir da curiosidade e dos questionamentos feitos pelas crianças.
    II. Sejam abordados por uma visão interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do saber.
    III. Oportunizem a exploração das múltiplas linguagens das crianças.
    IV. Não abordem valores procedimentais, para que os princípios da escola não entrem em conflito com os das famílias. 

    Quais estão corretas?
  • 11 - Questão 47875.
  • Segundo Greig, o atraso gráfico em crianças quase sempre vem acompanhado de
  • 12 - Questão 47876.
  • Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos. 

    A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:
  • 13 - Questão 47877.
  • Segundo Barbosa, as aprendizagens nos projetos acontecem a partir de
  • 14 - Questão 47878.
  • Para Barbosa, a primeira infância é uma etapa que começa dominada
  • 15 - Questão 47879.
  • Considerando Machado, por volta ______________ de idade as crianças querem saber de onde vêm os bebês e como é o ato sexual adulto. 

    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase acima.
  • 16 - Questão 47880.
  • Machado cita um autor – Mielnik – o qual relata que a obediência excessiva da criança pode mascarar, EXCETO:
  • 17 - Questão 47881.
  • De acordo com Machado, analise as seguintes assertivas e marque C, se certas, ou E, se erradas. 

    ( ) A lentidão é uma característica da criança em idade pré-escolar, especialmente de 3 ou 4 anos (ex.: demora para acabar de comer).
    ( ) Um conflito existente na faixa pré-escolar é o aparecimento dos medos.
    ( ) Por volta dos três anos de idade, as crianças se tornam mais falantes, sua capacidade de atenção aumenta e começam a agir de modo premeditado. 

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  • 18 - Questão 47882.
  • De acordo com Wadsworth, na primeira metade do segundo ano de vida, a criança despende muito tempo “experimentando” com os objetos. No entanto, Piaget lembrou que o comportamento passa a ser inteligente quando a criança
  • 19 - Questão 47883.
  • Conforme Wadsworth, ___________ são representações internas de objetos ou de experiências perceptivas passadas. 

    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
  • 20 - Questão 47884.
  • De acordo com Wadsworth, o domínio da percepção sobre a razão, o egocentrismo, a incapacidade de acompanhar as transformações e de realizar operações inversas é próprio da criança
  • 21 - Questão 47885.
  • Segundo Moyles, em algumas sociedades, os bebês têm dois nascimentos: um nascimento ________________, quando emergem do útero da mãe, e um nascimento _________________, cerca de seis semanas depois, quando emergem da condição sonhadora de recém-nascidos e começam a participar ativamente de interações com pessoas. 

    Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho acima.
  • 22 - Questão 47886.
  • Mary Pugmire-Stoy (In Moyles) refere que a criança realiza muitas coisas pelo brincar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas. 

    ( ) Armazena informações na memória. 
    ( ) Constrói um vocabulário útil. 
    ( ) Raciocina sobre problemas. 
    ( ) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados. 
    ( ) Desenvolve habilidades amplas e finas. 

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  • 23 - Questão 47887.
  • Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças: 

    Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte). 

    Quais estão corretas?
  • 24 - Questão 47888.
  • De acordo com Craidy, a teoria sociointeracionista é aquela que concebe o desenvolvimento infantil como um processo
  • 25 - Questão 47889.
  • Na teoria de Wallon, o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos. O estágio categorial ocorre na faixa etária dos
  • 26 - Questão 47890.
  • O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:
  • 27 - Questão 47891.
  • De acordo com Oliveira, quando o bebê mostra desenvoltura na mobilidade corporal e nas habilidades manuais, bem como na emissão de mais ampla variedade de sons, que vão se combinando em forma de balbucio até com algum significado, e sinaliza maior habilidade para manipular objetos e até mesmo explorar o rosto de seus familiares, ele está na faixa etária dos
  • 28 - Questão 47892.
  • Conforme Wadsworth, operações lógicas são ações cognitivas internalizadas que permitem à criança chegar a conclusões que são lógicas. Nesse sentido, a construção das operações lógicas ocorre no período
  • 29 - Questão 47893.
  • Segundo Moyles, na teoria ___________________________ de Kohlberg as crianças conseguem identificar-se como meninas ou meninos por volta dos 3 anos, mas o conceito de constância de gênero só se estabelece em torno dos 5 ou 6 anos. 

    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima
  • 30 - Questão 47894.
  • Conforme Craidy, a criança coloca em ação sua inteligência prática através de ordenações sobre os objetos. Para tanto, ela se utiliza de jogos que são responsáveis por inúmeras aquisições, como a classificação, a seriação, o equilíbrio, etc. Desse modo, qual o nome dos jogos referidos?

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.