Concurso Prefeitura de Cuiabá SME-MS 2018 - Inscrições para 4.200 vagas

Publicado: 09/07/2018 | Estado: Mato Grosso do Sul | Órgão: Prefeitura de Cuiabá MS

A Prefeitura de Cuiabá, publicou o edital do Concurso Público para contratação temporária e formação de cadastro reserva para 4.200 vagas distribuídas entre cargos de nível médio e superior. O salário é de R$ 1.655,54 a R$ 2.365,08.

A Prefeitura de Cuiabá, Mato Grosso do Sul, publicou o edital do Concurso Público para contratação temporária e formação de cadastro reserva da Secretaria Municipal de Educação - SME. São 4.200 vagas distribuídas entre cargos de nível médio e superior, as inscrições do Concurso Prefeitura de Cuiabá SME-MS 2018 podem ser realizadas do dia 21 de junho a 16 de julho de 2018, as provas objetivas serão realizadas no dia 29 de julho de 2018. O salário inicial é de R$ 1.655,54 podendo chegar a R$ 2.365,08.

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá lançou um edital para preenchimento de vagas em caráter temporário e formação de cadastro reserva para profissionais que atuarão nas Unidades Educacionais do município.

Vagas abertas

As 4.200 vagas abertas são distribuídas entre:

  1. Técnico em Desenvolvimento Infantil (Ensino Médio em magistério e/ou Nível Superior em Pedagogia;
  2. Técnico de Nível Superior (Gastrônomo) e;
  3. Professor (Nível Superior em Pedagogia e Áreas Específicas).

Para técnico em desenvolvimento infantil estão sendo disponibilizadas 1.300 vagas mais Cadastro Reserva (C.R.). Já para o técnico de nível superior gastrônomo são cinco vagas mais C.R. e para professor são ofertadas, além do cadastro reserva, 2.480 vagas.

As funções atribuídas a cada cargo são:

  1. Técnico em desenvolvimento infantil tem função de cuidar e auxiliar no educar, além de oferecer atenção integral às crianças de faixa etária de 0 a 4 anos;
  2. O técnico de nível superior possui funções atreladas às atividades de assessorias: gastronômica, de comunicação social, jurídica, de nutrição, contábil, econômica, de engenharia, psicológica e outras, conforme a necessidade do órgão;
  3. O professor tem como função as atividades referentes à docência em sala de aula.

Concurso Prefeitura de Cuiaba SME 2018

Requisitos para os cargos

Os requisitos exigidos para participar do certame são:

  • Para técnico em desenvolvimento infantil é necessária formação em nível médio com formação em magistério e/ou nível superior com formação em pedagogia;
  • Para técnico de nível superior (gastrônomo) é necessário a formação superior em gastronomia e;
  • Para professor é requisito mínimo formação em nível superior de professor – pedagogo ou professor com área específica.

A jornada de trabalho também varia de acordo com o cargo ofertado. Para o cargo de técnico em nível superior e técnico em desenvolvimento infantil serão 30 horas semanais. Já a jornada de trabalho dos professores será definida se acordo com a administração pública e suas necessidades.

Período de inscrições

As inscrições para o Concurso Prefeitura de Cuiabá SME-MS 2018 estão abertas desde o dia 21 de junho de 2018 e irão até às 23h59min do dia 16 de julho de 2018. Elas são feitas, exclusivamente, através do site do Instituto Selecon – www.selecon.org.br – e somente serão efetivadas, após a emissão do comprovante de inscrição do concurso, além do pagamento do boleto bancário da taxa de inscrição.

A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 70 (setenta reais) e para o cargo de técnico em desenvolvimento infantil é de R$ 60 (sessenta reais). O período de solicitação de isenção ocorreu nos dias 19 e 20 de junho de 2018, exceto para a função de Professor – Educação Física, este, ocorreu nos dias 25 e 26 de junho do mesmo ano.

Ressalta-se que a efetivação da inscrição só ocorrerá após o pagamento do boleto bancário até a data do vencimento. Lembrando que cada candidato só poderá se inscrever para apenas um cargo. Destaca-se ainda, que negros e índios pode concorrer a 20% (vinte por cento) das vagas existentes, de acordo com o sistema de cotas, devendo preencher a auto declaração na ficha de inscrição.

Salário inicial

De acordo com as informações contidas no edital, o salário inicial para o técnico em desenvolvimento infantil é de R$ 1.655,54. Para o técnico em nível superior (gastrônomo) R$ 3.206,03 e para o cargo de professor, o salário é de R$ 2.365,08.

Etapas do concurso

O processo seletivo acontecerá em duas etapas. A primeira delas é a prova objetiva de conhecimentos (básicos e específicos) de caráter eliminatório e classificatório, contendo 20 questões. A segunda etapa será a análise de títulos de caráter classificatório.

Provas

As provas objetivas contêm 20 questões com quatro alternativas e apenas uma correta. Cada questão valerá 10 pontos, o que totalizará 200 pontos. As provas para os cargos de técnico em nível superior e professor serão realizadas no dia 29 de julho de 2018, com início às 9h e término às 11h. Já para o cargo de técnico em desenvolvimento infantil, as provas serão realizadas no mesmo dia, porém, começarão às 15h e terminarão às 17h.

Conteúdo Programático para os cargos de professor e técnico em nível superior

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa

Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexo, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial, acentuação gráfica (Novo Acordo Ortográfico).

Raciocínio Lógico-Analítico

Operações com conjuntos. Raciocínio lógico numérico: problemas envolvendo operações com números reais e raciocínio sequencial. Conceito de proposição: valores lógicos das proposições; conectivos, negação e tabela-verdade. Tautologias. Condição necessária e suficiente. Argumentação lógica, estruturas lógicas e diagramas lógicos. Equivalências e implicações lógicas. Quantificadores universal e existencial. Problemas de Contagem: Princípio Aditivo e Princípio Multiplicativo. Arranjos, combinações e permutações. Noções de Probabilidade.

Legislação Específica

Lei Orgânica do Município de Cuiabá, Lei no 220 de 22 de dezembro de 2010(dispõe sobre a carreira dos profissionais da Educação e posteriores alterações). Lei Complementar no 093/2003 (dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Município de Cuiabá). Ética, organização e cidadania.

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Pedagógicos (para todos os cargos de nível superior)

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Política Educacional e Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação (Educação na diversidade, Proposta pedagógica da Educação Infantil, Política de Educação do Campo, Diretrizes e Proposta Pedagógica da Educação Especial e Programa de Avaliação), Lei de Gestão Democrática, Plano Municipal de Educação como política Educacional do Município e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Professor – Licenciatura em Pedagogia

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB no 9.394/96: princípios, fins e organização da Educação Nacional; níveis e modalidades de Educação e Ensino. O Ensino Fundamental a partir da Lei no 9.394/96; as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. O Ensino Médio a partir da Lei no 9.394/96; as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. Diretrizes para Educação de Jovens e Adultos. Diretrizes para Educação Especial. História da educação (Brasil). Gestão democrática na escola: a construção do projeto político-pedagógico. Os referenciais nacionais para a formação de professores: papel do professor no coletivo escolar; as novas competências requeridas para o ensino. Organização curricular; fundamentos do currículo centrado em disciplinas/conteúdos e do currículo centrado em áreas; a organização do currículo por áreas de conhecimento; currículo orientado para a construção de competências. O ensino-aprendizagem no contexto do currículo por competências: o processo ensino-aprendizagem: atores e componentes; aprendizagem e desenvolvimento. A metodologia dos projetos didáticos; avaliação diagnóstica e formativa; a análise de erros numa perspectiva de orientação/reorientação do ensino. A especificidade do pedagogo – saberes pedagógicos e atividade docente.

Professor – Licenciatura em Educação Artística

História da Arte: movimentos, artistas e obras. Arte: linguagens, materiais e conceitos. Arte-educação: propostas metodológicas. Folclore Brasileiro: conceitos e manifestações. Teatro como atividade coletiva-vivência de contextos e situações através da ação. A Educação Musical no contexto atual. 7. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais em Artes.

Professor – Licenciatura em Letras/Espanhol

 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação gráfica. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescritura de frases e parágrafos do texto. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.

Professor – Licenciatura em Ciências:

Biologia Molecular: compostos químicos celulares: água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas. Vírus e Bactérias. Célula eucariótica animal e vegetal: estrutura e funcionamento: Membrana plasmática, Citoplasma e organelas e núcleo. Divisão Celular: Mitose e Meiose. Reprodução Humana. Métodos Contraceptivos e DSTs. Conceitos Fundamentais da Ecologia: espécie, população, comunidade, ecossistema, habitat, nicho ecológico, biomas, biosfera. Teia e Cadeia alimentar. Relações Ecológicas. Evolução Biológica. Estrutura e funcionamento do corpo humano: os sistemas e órgãos. Biodiversidade: Reino Protista: algas e protozoários. Reino Fungi. Reino Animalia. Reino Vegetal. Histologia Vegetal. Organologia vegetal – Os Órgãos Vegetais. Fotossíntese. O Crescimento e os Movimentos vegetais. Histologia Humana: Tecidos Epiteliais, Tecidos Conjuntivos; Tecido Muscular e Tecido Nervoso. Substâncias químicas e suas propriedades. Luz e cor. Ondas mecânicas e eletromagnéticas.

Professor – Licenciatura em Educação Física

A Educação Física no Brasil – sua história. A importância social da Educação Física: na escola, no lazer, na formação do indivíduo e na transformação social; desenvolvimento psicomotor. A Educação Física no desenvolvimento infantil. As relações entre a Educação Física e as outras disciplinas. Lúdico, o jogo, criatividade e a cultura popular. O lazer enquanto elemento pedagógico. Avaliação em Educação Física. Organização e legislação do ensino da Educação Física. Conhecimento das regras dos esportes em geral e treinamentos esportivos. Plano de aula.

Professor – Licenciatura em Matemática

Operações fundamentais com números naturais, inteiros e racionais. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples e composta. Cálculo algébrico: produtos notáveis, fatoração. Equações do 1o grau, do 2o grau, logarítmicas e exponenciais. Inequações do 1o grau, do 2o grau. Sistema de equações e inequações do 1o e do 2o grau. Funções: polinomial do 1º grau, quadrática, exponencial e logarítmica. Sequências: progressões aritméticas e progressões geométricas. Trigonometria: razões trigonométricas no triângulo retângulo, lei dos senos, lei dos cossenos, identidades trigonométricas. Matrizes: operações, determinante de ordem n. Resolução de sistemas de equações lineares. Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem, arranjos, permutações e combinações. Probabilidade. Geometria plana: semelhança de polígonos, relações métricas no triângulo retângulo, circunferência (área e comprimento), área e perímetro de figuras planas. Geometria Espacial: área e volume de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Geometria Analítica: ponto, reta, equação da circunferência, elipse, hipérbole e parábola. Noções de Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos. Noções de estatística: população, amostra e medidas de tendência central; análise e interpretação de gráficos. Funções e Equações Trigonométricas.

Professor – Licenciatura em História

A Pré-História; as sociedades da antiguidade; a sociedade medieval; as transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas com o desenvolvimento do comércio e da vida urbana; a expansão marítima e o processo de colonização da América; Reforma Protestante; Renascimento Cultural; o Iluminismo; a Revolução Industrial; a Revolução Francesa, conflitos mundiais do século XX; a escravidão e a resistência negra no Brasil; economia e sociedade do Brasil Colônia; o processo de independência do Brasil; as lutas internas do Primeiro Império; as questões internas e as lutas externas no Segundo Império; a República Velha; A República Nova; Os governos militares e a redemocratização; a História do Mato Grosso e do Município de Cuiabá, o mundo contemporâneo: a globalização, o conflito no Oriente Médio, o terrorismo, os problemas do meio-ambiente. Parâmetros Curriculares Nacionais em História.

Professor – Licenciatura em Geografia

A didática e a metodologia do ensino da Geografia. Geografia Física, Humana e Econômica. Aspectos geográficos do Município de Cuiabá; Geografia do Mato Grosso; Geografia do Brasil; Geografia Mundial. Cartografia; Leitura de Paisagens; Relação Dinâmica entre Sociedade e Natureza; Meio Rural e Meio Urbano; Produção e Distribuição de Riquezas; População; Brasil - Diversidade Natural / Divisão Geoeconômica; Brasil - Diversidade Cultural segundo o IBGE; Brasil - Campos - Cidades. Espaços em transformação; Brasil - Regiões Geoeconômicas; Relações Econômicas do Brasil: Dinâmica Natural do Planeta Terra; Mundo Desenvolvido e Subdesenvolvido; A antiga e a Nova Ordem Mundial; A Globalização e os Avanços Tecnológicos e Científicos: Geopolítica - Conflitos Mundiais Contemporâneos. Geografia Crítica. Temas Transversais. Parâmetros Curriculares Nacionais em Geografia.

Professor – Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos, conhecimento vocabular. Variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua. Ortografia, Significação das palavras – antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Formação e estrutura das palavras – uso de prefixos e sufixos. Classes de palavras - flexões e emprego de: substantivos, adjetivos, pronomes e verbos. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos atribuídos pelas conjunções). Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação. Acentuação gráfica.

Especialidade: Gastrônomo

História da Gastronomia; Ciência dos Alimentos e Nutrição; Microbiologia, Higiene Alimentar; Habilidades Básicas de Cozinha; Cozinha de Carnes, Peixes e Frutos do Mar; Habilidades de Confeitaria; Controles Gerenciais; Desenvolvimento de Conceito Gastronômico; Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa; Ética, Cidadania e Sustentabilidade; Os Serviços de Alimentação e as Possibilidades de Atuação; Gastronomia e Saudabilidade; Planejamento Operacional Sustentável em Serviços de Alimentos e Bebidas; Gestão Operacional em Serviços de Alimentos e Bebidas; Legislação específica: Lei nº 9.782/1999 (Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências).

Conteúdo Programático para o cargo de Técnico em Desenvolvimento Infantil

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa

Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexo, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

RACIOCÍNIO LÓGICO-ANALÍTICO

Operações com conjuntos. Raciocínio lógico numérico: problemas envolvendo operações com números reais e raciocínio sequencial. Conceito de proposição: valores lógicos das proposições. Conectivos e negação. Argumentação lógica e diagramas lógicos. Equivalências e implicações lógicas. Quantificadores universal e existencial. Problemas de contagem: princípios aditivo e multiplicativo.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

Lei Orgânica do Município de Cuiabá, Lei no 220 de 22 de dezembro de 2010(dispõe sobre a carreira dos profissionais da Educação e posteriores alterações). Lei Complementar no 093/2003 (dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Município de Cuiabá). Ética, organização e cidadania.

Especialidade: Técnico em Desenvolvimento Infantil

Pedagogia da infância, o processo de cuidar e educar, as diferentes dimensões humanas, fases de desenvolvimento da criança, direitos da infância, didática e metodologia do ensino na Educação Infantil. Linguagem verbal, escrita e corporal, manifestações e tradições culturais brasileiras, linguagem matemática, literatura infantil no Brasil. Conceitos metodológicos específicos das áreas do conhecimento de português, matemática, história, geografia, ciências e artes da Educação Básica, com foco na vivência infantil, no conhecimento do espaço voltados para a construção de habilidade de segurança e autonomia. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento logico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização. Teorias da aprendizagem. Avaliação. Planejamento docente: dinâmica e processos. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. Interdisciplinaridade. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. A função social da escola pública contemporânea.

Resultado do Gabarito

De acordo com a organização do certame, está expressamente proibida a cópia do gabarito, mesmo que o candidato deixe o local de prova com o caderno de questões. Por isso, em até três horas, tanto o caderno de questões do Concurso Prefeitura de Cuiabá SME-MS 2018 como o gabarito estarão disponíveis no site do Instituto Selecon.

Acesse edital, inscrição e gabarito.

Resumo do Edital
Órgão:
  Prefeitura de Cuiabá MS
Cargos:
  Vários cargos
Escolaridade:
  Ensino Médio a Superior
Inscrição até:
  16/07/2018 
Estado:
  Mato Grosso do Sul
Vagas:
  4.200 vagas
Salário:
  De R$ 1.655,54 a R$ 2.365,08
Prova:
  29/07/2018
Gabarito:
  29/07/2018
Banca:
  Instituto Selecon
 

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