Concurso Agente de Fiscalização e Agente de Educação DETRAN PA 2019

Inscrições Concurso Agente de Fiscalização e Agente de Educação DETRAN PA 2019 que tem 100 vagas de nível médio terminam dia 20 de dezembro, prova será aplicada em 10/02. A divulgação do gabarito preliminar ocorrerá no dia 11 de fevereiro no site da Fadesp.  Encerrado

Publicado por Sumaia Santana em 28/11/2018 às 08:18:58

O Concurso Agente de Fiscalização e Agente de Educação DETRAN-PA 2019  tem 100 vagas de nível médio.  Dessas vagas o Departamento de Trânsito do Estado do Pará disponibiliza 66 para Agente de Fiscalização de Trânsito e 34 para Agente de Educação. A remuneração para os dois cargos é de R$2.191,52 por jornada de 30 horas semanais.

Atribuições Agente do Detran PA 2019

O cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito exige habilitação na categoria A e B com mais de dois anos de expedição. As atribuições básicas da função são fiscalizar veículos e documentos, participar de fiscalizações especiais em vias urbanas e em rodovias e elaboração de Boletim de Ocorrência e relatórios.

Para a função de Agente de Educação de Trânsito não é necessária habilitação. As atribuições desta consistem na aplicação de atividades de Educação no Trânsito, auxiliar atos de fiscalização e engenharia de trânsito e quaisquer outras atividades relacionadas.

Concurso Agente de Fiscalização e Agente de Educação DETRAN PA 2019

Inscrições concurso Agente do Detran PA 2019

O período de inscrição Concurso Agente de Fiscalização e Agente de Educação DETRAN-PA 2019 é até às 23h59min do dia 20 de dezembro, apenas no site da Fadesp.

O prazo para pagamento da taxa de R$35,00, por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) é até às 23h59min do dia 21 de dezembro. Os horários de inscrição, pagamento e das etapas do concurso seguirão o horário local do Pará.

Aplicação da prova concurso Detran PA 2019

A data da Prova Concurso Agente de Fiscalização e Agente de Educação DETRAN-PA 2019 é 10 de fevereiro de 2019 em Belém com duração de 4 horas. A confirmação de horários e locais ocorrerá entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019 no site da Fadesp e também no Diário Oficial do Estado do Pará.

Para Agente de Fiscalização de Trânsito serão seis etapas: 1ª Prova Objetiva e Prova Discursiva, 2ª Avaliação Médica, 3ª Teste de Capacidade Física, 4ª Avaliação Psicológica, 5ª Entrega de certidão negativa da vara de execução criminal e 6ª Curso de Formação. Já para o cargo de Agente de Educação de Trânsito será apenas Prova Objetiva e Prova Discursiva.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha e para cada questão haverá 5 alternativas. A prova será dividida entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, veja a distribuição das questões por módulo:

  • Conhecimentos Básicos: 20 questões: 6 questões de Língua Portuguesa, 4 questões de Matemática, 4 questões de Legislação Aplicável do DETRAN-PA, 3 questões de Ética e Qualidade no Serviço Público e 3 questões de Noções de Informática;
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões.

Para ser aprovado tem que acertar 50% das questões, desde que não tire zero em Língua Portuguesa.

A Prova Discursiva valendo 10 pontos será aplicada no mesmo dia da Prova Discursiva. A etapa é a realização de uma redação argumentativa ou dissertativa de no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas.

Conteúdo programático da prova Detran PA 2019

O Conteúdo Programático de Conhecimentos Básicos detalhado no ANEXO I do edital será aplicado para os dois cargos e abrangem assuntos comuns ao ensino médio, conforme seguirá abaixo:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de texto, Ortografia, Acentuação Gráfica, Crase, Classes de Palavras, Pontuação, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Sintaxe e Colocação Pronominal;
  • Raciocínio Lógico: Operações e problemas com soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, Contagem e probabilidade, Combinações, Conjuntos numéricos, Razões e proporções, Equações e inequações, Sistemas de medidas, Lógica de argumentação e Diagramas Lógicos;
  • Legislação Aplicada aos Servidores do DETRAN-PA: Lei no7.594 de 28 de dezembro de 2011 e alterações e Lei no5.810/1994 e alterações;
  • Ética e Qualidade no Serviço Público: Ética, Ética e moral, Ética profissional, Qualidade no atendimento ao público, Qualidade em prestação de serviços, Gestão da qualidade, entre outros assuntos relacionados;
  • Noções de Informática: Programas de navegação: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome, Aplicativos de internet e intranet, Pesquisa na internet, Organização e gerenciamento de informações e Segurança da informação.

Gabarito concurso Agente do Detran PA 2019

A divulgação do gabarito preliminar Concurso Agente de Fiscalização e Agente de Educação DETRAN-PA 2019  ocorrerá no dia 11 de fevereiro e do gabarito definitivo após recursos em 20 de fevereiro.

O resultado final ainda não tem data de divulgação, mas, será, assim como os gabaritos, no site da organizadora do concurso, a Fadesp Concursos (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa).

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse concurso usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Confira o edital completo do concurso DETRAN PA .

Comentar Concurso

Para comentar este concurso é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!