Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Sargento (EAGS) tem 183 vagas

Concurso Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Sargento tem 183 vagas para o curso que terá início no ano de 2020. Inscrições disponíveis até 12 de janeiro, prova em 28/04/2019 e gabarito será divulgado já no dia seguinte. Encerrado

Publicado por Sumaia Santana em 08/01/2019 às 08:18:58

Você procura concursos militares? Então, confira nossas informações sobre o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Sargento (EAGS) 2019 com 183 vagas de nível médio técnico para a graduação de Sargento.

O curso em regime de internato será ministrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) no município de Guaratinguetá, no interior de São Paulo e terá duração de um ano.

Vagas por especialidades

As 183 vagas estão divididas assim: 14 para Eletricidade, 30 para Eletrônica, 8 para Topografia, 8 para Pavimentação, 8 para Obras, 20 para Informática, 45 para Enfermagem, 5 para Radiologia, 5 para Laboratório e 40 para Administração.

Um dos requisitos para participar deste concurso é ter menos de 17 e menos de 25 anos até o dia 31 de dezembro no ano da matrícula do Curso de Formação.

Inscrição estágio (EAGS) 2019

A inscrição para admissão no exame é das 10 horas do dia 14 de janeiro até às 15 horas do dia 12 fevereiro de 2019 somente na página de concursos da Aeronáutica, devendo o candidato clicar em “EAGS 2020” para efetuar a inscrição.

O prazo para pagamento da taxa de R$60,00 é até o dia 19 de fevereiro de 2019.

Provas do exame

A data da Prova Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação é 28 de abril nos municípios de São Paulo, São José dos Campos (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Santa Maria (RS), Canos (RS), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Belém (PA), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Rio de Janeiro (RJ).

Conteúdo programático

Os conteúdos básicos exigidos na prova serão Interpretação de Textos, Fonética, Ortografia, Classes de palavras (substantivo, adjetivo, pronome, verbo e advérbio), Conjunções, Pontuação, Sintaxe, Períodos Simples (termos essenciais, integrantes e acessórios da oração), Períodos Compostos (coordenação e subordinação), Crase, Regência nominal e verbal, Concordância nominal e verbal, Tipos de Discurso e Estilística.

A Prova também terá questões de Conhecimentos Específicos de cada especialidade, veja quais são:

  • Eletricidade: Eletricidade básica, Eletrônica básica, Instalações elétricas e Análise de circuitos;
  • Eletrônica: Eletricidade básica, Eletrônica analógica, Eletrônica digital e Telecomunicações;
  • Topografia: Medições, Distância, Medições de Distância, Correções de distância à trena, Nivelamento, Noções de cartografia, etc.;
  • Pavimentação: Mecânica dos solos, Concreto-cimento, Metais betuminosos e Construção de pavimentos;
  • Obras: Materiais de construção, Construção Civil, Instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas e Lei no 8666 de 21 de junho de 1993;
  • Informática: Aplicativos do LibreOffice - Writer, Calc e Impress, Lógica de programação, Sistemas Operacionais, Desenvolvimento Web, Redes de computadores , etc.;
  • Enfermagem: Assistência de Enfermagem em urgência emergência, Vigilância Epidemiológica, Biossegurança Hospitalar, Enfermagem em Saúde Pública, SUS, etc.;
  • Radiologia: Anatomia Geral, Terminologia e Princípios de Posicionamento, Radiologia para o trauma, móvel e cirúrgica, Radiologia pediátrica, Meios de contraste, etc.;
  • Laboratório: Garantia e Controle de Qualidade, Bioquímica, Matemática de Laboratório, Fundamentos dos principais métodos empregados nas dosagens bioquímicas, etc.;
  • Administração: Teoria Geral da Administração, Teoria da Contingência, Abordagens Clássica, Humanística, Neoclássica, Estruturalista, Sistêmica e Comportamental da Administração, Novas Abordagens da Administração, Contabilidade, etc.

Outras etapas do exame

Além da Prova Escrita, haverá ainda Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação de Condicionamento Físico, Prova Prática de Especialidade, Procedimento de Heteroidentificação Complementar e Validação Documental.

Divulgação do gabarito

A divulgação do gabarito da prova Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Sargento 2019 será em 29 de abril de 2019 no site da Escola de Especialistas da Aeronáutica.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse concurso usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Confira o edital completo do concurso EAGS.

Comentar Concurso

Para comentar este concurso é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!