Concurso Soldado Fuzileiro Naval Marinha do Brasil 2019: Inscrições para 960 vagas

Saiu o edital! Concurso para Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil 2019 tem 960 vagas para Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. Confira inscrições, prova e gabarito. Encerrado

Publicado por Sumaia Santana em 20/02/2019 às 08:18:58

Outro concurso nacional com inscrições abertas e muitas oportunidades é o Concurso Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil 2019 com 960 vagas de ensino médio para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais para as Turmas I e II.

Durante o curso o aprovado no concurso terá a condição de Recruta Fuzileiro Naval e receberá ajuda de custo. Veja como será a distribuição das vagas:

Local e vagas

  • Unidades da Marinha no Rio de Janeiro: 490 vagas;
  • Unidades da Marinha em Brasília: 126 vagas;
  • Grupamento de Fuzileiros Navais: 61 vagas;
  • 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas – Belém/PA: 54 vagas;
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário – Mato Grosso do Sul: 15 vagas;
  • 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas – Manaus/AM: 119 vagas;
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador/BA: 59 vagas;
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal – RN: 30 vagas;
  • Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar – SP (BtlDefNBQR): 15 vagas.

As vagas são exclusivamente masculinas.

Os requisitos para participação nesse concurso público é ter idade mínima de 18 e idade máxima de 22 anos em 1º de janeiro de 2020, altura mínima de 1,54 e altura máxima de 2,00 metros, estar em dia com obrigações militares e eleitorais, dentre outras relacionadas no edital.

Inscrições Concurso Fuzileiro Naval 2019

A inscrição para o concurso de Fuzileiro é de 27 de fevereiro a 28 de março no site da Marinha. Os candidatos também poderão se inscrever pessoalmente nos Locais de Inscrição espalhados pelo Brasil relacionados no Anexo A do edital.

Os candidatos dos municípios de Marataízes/ES e Rio Novo/MG com dificuldade de acesso à internet poderão fazer a inscrição em Postos de Inscrição. Haverá cobrança de taxa de R$42,00 que deverá ser paga até o último dia de inscrição.

Provas Marinha Fuzileiro Naval

A data Prova Concurso Marinha 2019 é 28 de maio com início às 10h e término às 13h. No Exame de Escolaridade de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos responderão 50 questões, 25 de Língua Portuguesa e 25 de Matemática.

O valor total da prova é de 100 pontos. A aprovação nessa etapa está condicionada ao acerto de no mínimo 40% das questões de Língua Portuguesa e 40% das questões de Matemática.

O que vai cair na prova de Fuzileiro 2019?

Matemática

  1. Frações: Frações equivalentes, Simplificação de frações, Comparação de frações, Números fracionários, Operações com frações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação);
  2. Números decimais: Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão), Potência com base decimal, Raiz quadrada de um número decimal, Dízima periódica;
  3. Sistema métrico decimal: Medida de comprimento, Medida de superfície, Medida de massa, Medida de comprimento;
  4. Conjuntos numéricos: Números inteiros, Números racionais, Números irracionais e Números reais;
  5. Múltiplos e divisores: Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum;
  6. Medidas de tempo: Relação entre hora, minuto e segundo;
  7. Radiciação e potenciação: Propriedades da potência e Propriedades da radiciação:
  8. Regra de três: Simples e composta:
  9. Porcentagem e Razões e Proporções: Porcentagem e Grandezas proporcionais diretas e inversas;
  10. Expressões numéricas: Elementos das expressões numéricas (parênteses, colchetes e chaves) e Aplicação das regras dos sinais;
  11. Equações de 1º e 2º Grau: Com uma e duas variáveis, Resolução e discussão da equação, Relação entre os coeficientes e raízes;
  12. Inequações de 1º Grau: Resolução e discussão de inequação com uma variável.
  13. Funções: Análise e construção de gráficos, Imagem, Domínio, Contradomínio, Classificação de funções (injetiva, sobrejetiva e bijetiva) e Estudo da função afim e quadrática;
  14. Algarismos romanos: Sistema de numeração e suas regras;
  15. Ângulos: Medidas de ângulos, Ângulos suplementares, complementares e adjacentes; Operações com medidas de ângulos;
  16. Polígonos: Ângulos, Diagonal, Soma das medidas dos ângulos internos e externos;
  17. Círculo e circunferência: Ângulo da circunferência, Área do círculo, Comprimento da circunferência;
  18. Geometria plana e geometria espacial: Cálculo do perímetro das principais figuras planas, Cálculo da área e do volume de cilindros e paralelepípedos;
  19. Trigonometria no triângulo retângulo: Cálculo do seno, cosseno e tangente de 30º, 45º e 60º, Razões trigonométricas e Teorema de Pitágoras;

Língua Portuguesa

  1. Gramática: Ortografia, Acentuação, Classe de palavras, Termos da oração (classificação de sujeito e predicado), Frase, operação e período, Transitividade verbal, Voz ativa e voz passiva, Classificação das orações, Colocação pronominal, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Pontuação, Crase, Relações semânticas, Figuras de linguagem, Denotação e conotação;
  2. Compreensão e interpretação de textos: Leitura e interpretação de textos verbais e não verbais, literários e não literários, Relações entre as partes do texto e inferências, Coesão, Vícios de linguagem, Variação linguística, Funções da linguagem (emotiva, referencial, conativa, fática, poética, fática e metalinguística), Operadores discursivos/argumentativos (adição, oposição, explicação, conclusão, causa, consequência, exclusão, inclusão, tempo, finalidade, modo, espaço e tempo).

A data de divulgação do gabarito da prova do Concurso Fuzileiro Marinha do Brasil 2019 ainda será definida e publicada em edital à parte.

Outras etapas do concurso

O Concurso de Fuzileiro Marinha do Brasil 2019 será composto ainda por Verificação de Dados Biográficos com finalidade de verificar a situação do candidato nas Secretarias de Segurança Pública Estaduais, Superintendências Regionais do Departamento da Polícia Federal e demais órgãos relacionados.

Essa etapa é executada pelos Distritos Navais que repassarão as informações para os organizadores.

A Inspeção de Saúde é uma perícia médica feita pela Junta Regular de Saúde para analisar a condição física dos candidatos. Os Exames Complementares Obrigatórios (sangue, urina, etc.) também fazem parte dessa etapa.

O Teste de Aptidão Física de Ingresso consiste na aplicação dos seguintes testes: nadar cinquenta metros em até dois minutos, correr três mil e duzentos metros em até dezenove minutos, três repetições de flexões na barra e trinta e oito abdominais em um minuto.

A última etapa é a Avaliação Psicológica que é a avaliação de habilidades e traços de personalidade necessárias para a o trabalho militar-naval.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse concurso usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Confira o edital completo do concurso Marinha do Brasil.

Comentar Concurso

Para comentar este concurso é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!