Concurso Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP 2019: Inscrições para 13 vagas

Já estão abertas as inscrições para o concurso público promovido pela Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé para 13 vagas de na área da Educação. Os interessados podem se inscrever até o dia o dia 11 de março, segundo edital. O salário pode chegar a R$ 1929,00. Encerrado

Por Cibelli Marthos em 27/02/2019 às 09:07:16
Concurso Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP 2019: Inscrições para 13 vagas

A Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé abriu inscrições em seu mais novo concurso público para preenchimento de 13 vagas, na Secretaria de Educação, nas função de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Professor de Ensino Fundamental e Professor de Ensino Infantil.

Para concorrer a uma das oportunidades é preciso se inscrever até o dia 11 de março, conforme aponta o edital do concurso 01/2019. 

A remuneração varia entre R$ 1.250,00 e R$ 1.929,00 e a exigência é de Ensino Técnico e Médio. 

Veja o número de vagas por função, escolaridade exigida e salário

  • Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (5 vagas) - R$ 1.250,00  - 40 horas semanais - Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Infantil; ou Curso Normal em nível Médio, modalidade Normal ou Superior.
  • Professor de Ensino Fundamental (1 vaga) - R$ 1.666,00 (sem curso superior) ou R$ 1.929,00 (com curso superior) – 30 semanais - Magistério; ou Curso Normal Superior; ou Licenciatura Plena em Pedagogia - todos com habilitação para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Professor de Ensino Infantil (7 vagas) - R$ 1.666,00 (sem curso superior) ou R$ 1.929,00 (com curso superior) – 30 semanais - Magistério; ou Curso Normal Superior; ou Licenciatura Plena em Pedagogia - todos com habilitação em Educação Infantil. 

Inscrição concurso Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé 2019

As inscrições do concurso devem ser feitas até o dia 11 de março, exclusivamente pela Internet, no site da Publiconsult Assessoria e Consultoria Pública Ltda.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 38,40 para qualquer uma das funções.

Prova será aplicada no final de março

A prova objetiva do concurso público da Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé será aplicada no dia 31 de março de 2019, sendo às 9 horas para os cargos de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Professor de Ensino Fundamental , e às 14 horas para a função de Professor de Ensino Infantil.

A confirmação oficial sobre a data, horário e local de realização das provas ocorrerá por meio do Edital de Convocação que será divulgado no quadro de avisos da Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé e nos sites www.publiconsult.com.br  e www.bomsucessoitarare.sp.gov.br.

As avaliações serão compostas de 40 questões de múltipla escolha, sendo oito de Língua Portuguesa e Interpretação de Textos, quatro de Matemática e Raciocínio Lógico Quantitativo, seis de Legislação de Ensino, dez de conhecimentos pedagógicos e 12 de Conhecimentos Específicos.

As provas serão elaboradas de acordo com o conteúdo programático informado no edital.

Conteúdo programático informado no edital

Confira o que precisa ser estudado para a avaliação objetiva do concurso público.

Disciplinas comuns para todos os cargos:  

LÍNGUA PORTUGUESA e INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: Leitura e interpretação de textos literários e não literários – descrição, narração, dissertação, etc. Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Fonética: Encontros vocálicos – ditongo, tritongo, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas - monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divisão silábica. Sílaba tônica. Classificação das palavras quanto ao acento tônico - oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Ortoepia. Prosódia. Ortografia. Acentuação Gráfica. Crase. Abreviatura, siglas e símbolos. Classificação e flexão das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, etc. Semântica: Significação das palavras – sinônimos e antônimos. Termos Essenciais da Oração - sujeito, predicado. Sinais de Pontuação – emprego da vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. Sintaxe de concordância – nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio.

MATEMÁTICA e RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão, proporção e progressões. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Equação do 1.º grau. Média, mediana e moda. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Coleta, organização e apresentação de dados. Raciocínio lógico. Reconhecimento de sequências e padrões Compreensão de estruturas lógicas. Dedução. Conclusão. Verificação da verdade dos argumentos.

LEGISLAÇÃO DO ENSINO: Constituição Federal, art. 205-214 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm). Resolução CNE/CP nº 2/2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf). Lei Federal nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm). Lei Federal nº 11.494/2007 - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm). Lei Federal nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 1º ao 6º, 53 a 59, 83 a 85 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm). Resolução CNE/CEB nº 4/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf). Resolução CNE/CEB nº 7/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf). Resolução CNE/CEB nº 5/2009 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Alfabetização. Construção da representação da linguagem escrita. Leitura. Evolução da escrita. Ensino e aprendizagem. As inteligências múltiplas e seus estímulos: relação entre inteligência e aprendizagem. Novas competências profissionais para ensinar: competências que se pretendem nos alunos e professores e como desenvolvê-las. Teorias Psicogenéticas - Piaget, Wallon e Vygostsky. Inclusão escolar. Tópicos de Didática: Prática educativa, Pedagogia e Didática; Didática e democratização do ensino; Teoria da Instrução e do Ensino; O processo de ensino na escola; O processo de ensino e o estudo ativo; Os objetivos e conteúdo de ensino; Os métodos de ensino; A aula como forma de organização do ensino; A avaliação da aprendizagem escolar; O planejamento escolar; Relações professor-aluno na sala de aula. Disciplina e indisciplina na escola. Teorias psicogenéticas.

Conhecimentos específicos

AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Direitos e Proteção da criança. Direitos das crianças em ambiente de creche: brincadeira; atenção individual; ambiente aconchegante, seguro e estimulante; contato com a natureza; higiene e saúde; alimentação sadia; desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade de expressão; movimento em espaços amplos; proteção, afeto e amizade; expressão dos sentimentos; especial atenção durante seu período de adaptação à creche; desenvolvimento da identidade cultural, racial e religiosa. Tópicos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: A criança: Educar: Cuidar; Brincar; Interação; Diversidade e individualidade; Crianças com necessidades especiais. Noções gerais de higiene; Noções básicas de nutrição de crianças; Prevenção de acidentes; Noções de Primeiros Socorros na Escola.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL: Base Nacional Comum Curricular: Introdução: marcos legais, fundamentos, pacto Inter federativo; Estrutura da BNCC; A etapa do Ensino Fundamental: O Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica; Anos Iniciais: Competências específicas, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos. Tópicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas: Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Temas Transversais. Ensinando a ler, escrever e resolver problemas.

PROFESSOR DE ENSINO INFANTIL: Base Nacional Comum Curricular: Introdução: marcos legais, fundamentos, pacto Inter federativo; Estrutura da BNCC; A Etapa da Educação Infantil: os campos de experiências, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Tópicos do Referencial Curricular para a Educação Infantil: Volume 1 – Introdução: A criança; Educar; O professor de Educação Infantil; Organização do Referencial Curricular para a Educação Infantil; Objetivos Gerais da Educação Infantil; A instituição e o projeto educativo. Volume 2 - Formação Pessoal e Social: Concepção; Aprendizagem; Objetivos; Conteúdos; Orientações Gerais para o professor. Volume 3 - Conhecimento de Mundo: Movimento; Música; Artes Visuais; Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade; Matemática. Direitos das crianças em ambiente de creche: brincadeira; atenção individual; ambiente aconchegante, seguro e estimulante; contato com a natureza; higiene e saúde; alimentação sadia; desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade de expressão; movimento em espaços amplos; proteção, afeto e amizade; expressão dos sentimentos; especial atenção durante seu período de adaptação à creche; desenvolvimento da identidade cultural, racial e religiosa. Música na Educação Infantil. A matemática na educação infantil. Teoria e prática em psicomotricidade. Aprender e ensinar na educação infantil. Os fazeres na educação infantil. Avaliação na pré-escola.

Gabarito da prova

O gabarito da prova objetiva do concurso Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP 2019 será divulgado a partir das 20 horas do dia 31 de março, no site da no site da Publiconsult.


Resumo Edital Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP - Vários cargos
Número Vagas: 13 vagas
Escolaridade: Ensino Médio e Técnico
Estado: São Paulo
Salário: De R$ 1.250,00 a R$ 1.929,00
Instituição: Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP
Banca: Publiconsult
Cargos: Vários cargos
Inscrição até: 11/03/2019  Encerrado
Data Prova: 31/03/2019
Data Gabarito: 31/03/2019
Site Oficial: Inscrições, edital e gabarito

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