Concurso Aeronáutica (EPCAR) 2020: Edital com 180 vagas para Cadetes do Ar

Concurso Aeronáutica (EPCAR) 2020 tem 180 vagas em edital para o Curso de Formação de Cadetes do Ar para o ano de 2020. Confira inscrições, prova e gabarito.

Por Sumaia Santana em 14/03/2019 às 08:47:07

Você busca concursos públicos da Aeronáutica e tem ensino fundamental? O Concurso Aeronáutica – Cadetes do Ar (EPCAR)  2020 tem 180 vagas para o Exame Preparatório de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar para o ano de 2020. Das 180 vagas, 160 são para homens e 20 para mulheres.

Os requisitos, segundo o edital no66/2019 são não ter menos de 14 anos nem fazer 19 anos até o dia 31 de dezembro no ano de realização de matrícula.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar será ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) que fica na Rua Santos Dumont, 149 – Bairro São José – Barbacena/MG.

O curso é em regime de internato com duração de três anos e equivale ao ensino médio, de acordo com a Lei no9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Durante o curso, o aluno já será um militar da ativa e terá remuneração e alimentação, fardamento e assistência médica e odontológica.

Inscrições EPCAR 2019

A inscrição é entre os dias 4 e 23 de abril no site de Ingresso da Força Aérea Brasileira. O pagamento da taxa de R$60,00 deverá ser paga somente no Banco do Brasil por meio de GRU Simples (Guia de Recolhimento da União) até o dia 30 de abril.

A solicitação de isenção poderá ser feita por quem atender a uma dessas condições: ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), citando o Número de Identificação Social – NIS, por pessoa membro de família de baixa renda que apresente declaração de baixa renda contida no edital ou que seja doador de medula óssea.

Prova concurso EPCAR

A data da Prova Concurso Aeronáutica – Cadetes do Ar 2020 é 7 de julho com duração de 5 horas e 20 minutos. O Cartão de Inscrição com a confirmação de horários e locais estará disponível em 19 de junho no site de Ingresso da Força Aérea Brasileira.

Os municípios de aplicação da prova são: São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Recife/PE, Salvador/BA, Natal/RN, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Campo Grande/MS, Manaus/AM, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ.

Serão 64 questões distribuídas entre Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, sendo 16 para cada disciplina. Os candidatos farão também Redação de no mínimo 100 palavras. Você confere o Conteúdo Programático no próximo tópico.

Conteúdo Programático

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos literários e não literários, verbais e não verbais, Reconhecimento de características de gêneros textuais, Fonologia: Fonemas, Encontros consonantais e vocálicos, Dígrafos, Divisão silábica, Acentuação, Ortografia; Morfologia: Estrutura e formação de palavras, Classes de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição);Análise sintática da oração, Análise, sintática do período, Pontuação, Crase, Colocação pronominal, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal; Variedade linguística, Sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, polissemia, ambiguidade, Denotação e conotação, Figuras e funções da linguagem, Vícios de linguagem;
  • Matemática – Bloco I: Números naturais e inteiros: propriedades, operações, números primos e compostos, divisibilidade, decomposição em fatores primos, múltiplos, divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Números racionais e irracionais: propriedades, operações, equivalência de frações, classes de equivalência, representação decimal dos números racionais, números decimais periódicos, operações com números decimais; Raiz quadrada e raiz cúbica, Representação dos números a reta real, Cálculo com radicais e racionalização de denominadores;
  • Matemática – Bloco II: Polinômios: Polinômios numa variável, Noção intuitiva de “zeros” de um polinômio, Cálculo algébrico: operações com expressões algébricas, Produtos notáveis, Fatoração e frações algébricas, Equações de 1º e 2º graus: Resolução de equações e sistemas de equações, Resolução de equações redutíveis à equação do 2º grau, Problemas envolvendo equações e sistemas de equações, Equações irracionais e biquadradas, Funções, Funções polinominais de 1º e 2º graus, Inequações de 1º grau;
  • Matemática – Bloco III: Geometria: Círculo e circunferência, Propriedades de arcos e ângulos, Relações métricas na circunferência e no círculo, Segmentos proporcionais, Teorema de Tales, Congruência e semelhança de triângulos, Relações métricas no triângulo retângulo e em um triângulo retângulo qualquer, Transformações geométricas elementares, Áreas das principais figuras, Polígonos regulares, Medidas de comprimento de volume, área, capacidade;
  • Matemática – Bloco IV: Matemática Financeira: Razões e proporções, Números e grandezas proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros simples, Gráficos de barras, colunas, setores e linhas, Distribuição de frequências, População e variável, Variáveis discretas, contínuas e qualitativas, Média, mediana e moda, Dispersão de dados, Desvio e desvio padrão, Contagem e Probabilidade;
  • Língua Inglesa: Interpretação de textos, Estruturas gramaticais, Substantivos (gênero, número, contábeis e incontáveis), Pronomes (pessoal, oblíquo, possessivo, reflexivo, demonstrativo, relativo, indefinido e interrogativo), Adjetivos (comparativo e superlativo), Preposições, Conjunções, Numerais, Advérbios (tempo, lugar, modo e frequência), Artigos (definidos e indefinidos), Verbos (modos, tempos e formas), Caso possessivo, Oração condicional (presente/futuro), Question tag e respostas curtas.

Outras Etapas

Além da Prova Escrita haverá Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC) e Validação Documental.

Gabarito da prova

A divulgação do gabarito provisório Concurso Aeronáutica – Cadetes do Ar 2020 é 9 de julho e do gabarito oficial em 19 de julho no site de Ingresso da Força Aérea Brasileira.

Resumo Edital EPCAR - Cadete do Ar
Número Vagas: 180 vagas
Escolaridade: Nível Fundamental
Estado: Todo Brasil
Salário: Não informado
Instituição: EPCAR
Banca: Força Aérea Brasileira
Cargos: Cadete do Ar
Inscrição até: 23/04/2019 
Data Prova: 07/07/2019
Data Gabarito: 09/07/2019
Site Oficial: Edital completo do concurso.

Comentar Concurso

Para comentar este concurso é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!