Concurso Cadetes do Ar Aeronáutica (EPCAR) 2020: Gabarito em 9 de Julho

A divulgação do gabarito provisório Concurso Aeronáutica – Cadetes do Ar 2020 é 9 de julho e do gabarito oficial em 19 de julho no site de Ingresso da Força Aérea Brasileira. Encerrado

Por Sumaia Santana em 14/03/2019 às 08:47:07 - Atualizado em 06/07/2019

Você busca concursos públicos da Aeronáutica e tem ensino fundamental? O Concurso Aeronáutica – Cadetes do Ar (EPCAR)  2020 tem 180 vagas para o Exame Preparatório de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar para o ano de 2020.

Das 180 vagas, 160 são para homens e 20 para mulheres.

Os requisitos, segundo o edital no66/2019 são não ter menos de 14 anos nem fazer 19 anos até o dia 31 de dezembro no ano de realização de matrícula.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar será ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) que fica na Rua Santos Dumont, 149 – Bairro São José – Barbacena/MG.

O curso é em regime de internato com duração de três anos e equivale ao ensino médio, de acordo com a Lei no9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Durante o curso, o aluno já será um militar da ativa e terá remuneração e alimentação, fardamento e assistência médica e odontológica.

Inscrições EPCAR 2019

A inscrição é entre os dias 4 e 23 de abril no site de Ingresso da Força Aérea Brasileira. O pagamento da taxa de R$60,00 deverá ser paga somente no Banco do Brasil por meio de GRU Simples (Guia de Recolhimento da União) até o dia 30 de abril.

A solicitação de isenção poderá ser feita por quem atender a uma dessas condições: ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), citando o Número de Identificação Social – NIS, por pessoa membro de família de baixa renda que apresente declaração de baixa renda contida no edital ou que seja doador de medula óssea.

Prova concurso EPCAR

A data da Prova Concurso Aeronáutica – Cadetes do Ar 2020 é 7 de julho com duração de 5 horas e 20 minutos. O Cartão de Inscrição com a confirmação de horários e locais estará disponível em 19 de junho no site de Ingresso da Força Aérea Brasileira.

Os municípios de aplicação da prova são: São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Recife/PE, Salvador/BA, Natal/RN, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Campo Grande/MS, Manaus/AM, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ.

Serão 64 questões distribuídas entre Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, sendo 16 para cada disciplina. Os candidatos farão também Redação de no mínimo 100 palavras. Você confere o Conteúdo Programático no próximo tópico.

Conteúdo programático

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos literários e não literários, verbais e não verbais, Reconhecimento de características de gêneros textuais, Fonologia: Fonemas, Encontros consonantais e vocálicos, Dígrafos, Divisão silábica, Acentuação, Ortografia; Morfologia: Estrutura e formação de palavras, Classes de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição);Análise sintática da oração, Análise, sintática do período, Pontuação, Crase, Colocação pronominal, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal; Variedade linguística, Sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, polissemia, ambiguidade, Denotação e conotação, Figuras e funções da linguagem, Vícios de linguagem;
  • Matemática – Bloco I: Números naturais e inteiros: propriedades, operações, números primos e compostos, divisibilidade, decomposição em fatores primos, múltiplos, divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Números racionais e irracionais: propriedades, operações, equivalência de frações, classes de equivalência, representação decimal dos números racionais, números decimais periódicos, operações com números decimais; Raiz quadrada e raiz cúbica, Representação dos números a reta real, Cálculo com radicais e racionalização de denominadores;
  • Matemática – Bloco II: Polinômios: Polinômios numa variável, Noção intuitiva de “zeros” de um polinômio, Cálculo algébrico: operações com expressões algébricas, Produtos notáveis, Fatoração e frações algébricas, Equações de 1º e 2º graus: Resolução de equações e sistemas de equações, Resolução de equações redutíveis à equação do 2º grau, Problemas envolvendo equações e sistemas de equações, Equações irracionais e biquadradas, Funções, Funções polinominais de 1º e 2º graus, Inequações de 1º grau;
  • Matemática – Bloco III: Geometria: Círculo e circunferência, Propriedades de arcos e ângulos, Relações métricas na circunferência e no círculo, Segmentos proporcionais, Teorema de Tales, Congruência e semelhança de triângulos, Relações métricas no triângulo retângulo e em um triângulo retângulo qualquer, Transformações geométricas elementares, Áreas das principais figuras, Polígonos regulares, Medidas de comprimento de volume, área, capacidade;
  • Matemática – Bloco IV: Matemática Financeira: Razões e proporções, Números e grandezas proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros simples, Gráficos de barras, colunas, setores e linhas, Distribuição de frequências, População e variável, Variáveis discretas, contínuas e qualitativas, Média, mediana e moda, Dispersão de dados, Desvio e desvio padrão, Contagem e Probabilidade;
  • Língua Inglesa: Interpretação de textos, Estruturas gramaticais, Substantivos (gênero, número, contábeis e incontáveis), Pronomes (pessoal, oblíquo, possessivo, reflexivo, demonstrativo, relativo, indefinido e interrogativo), Adjetivos (comparativo e superlativo), Preposições, Conjunções, Numerais, Advérbios (tempo, lugar, modo e frequência), Artigos (definidos e indefinidos), Verbos (modos, tempos e formas), Caso possessivo, Oração condicional (presente/futuro), Question tag e respostas curtas.

Gabarito da prova

A divulgação do gabarito provisório Concurso Aeronáutica – Cadetes do Ar 2020 é 9 de julho e do gabarito oficial em 19 de julho no site de Ingresso da Força Aérea Brasileira.

Outras etapas

Além da Prova Escrita haverá Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC) e Validação Documental.


Resumo Edital EPCAR - Cadete do Ar
Número Vagas: 180 vagas
Escolaridade: Nível Fundamental
Estado: Todo Brasil
Salário: Não informado
Instituição: EPCAR
Banca: Força Aérea Brasileira
Cargos: Cadete do Ar
Inscrição até: 23/04/2019  Encerrado
Data Prova: 07/07/2019
Data Gabarito: 09/07/2019
Site Oficial: Inscrições, edital e gabarito

Comentar Concurso

Para comentar este concurso é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!