Estágio CIEE 2019: Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR)

Seleção de Estagiários do TCE-PR 2019 tem vagas para universitários dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Jornalismo com remuneração de R$1.100,00. Encerrado

Publicado por Sumaia Santana em 21/03/2019 às 08:18:58

O Processo Seletivo para Estagiários Tribunal de Contas do Estado do Paraná 2019 tem vagas para universitários do 3º ao 5º períodos (curso de 4 anos) de Administração e Ciências Contábeis e universitários do 5º ao 7º período (curso de 5 anos) e do 3º ao 6º período (curso de 4 anos) de Comunicação Social – Jornalismo.

A bolsa-auxílio é de R$1.110,00 por jornada semanal de 22h30 horas.

O edital reserva 10% de vagas para portadores de deficiência. Quem se enquadrar em tal condição deve informar isso no ato da inscrição e pedir atendimento especial no dia da prova entrando em contato nesse email (processos.especiais@cieepr.org.br).

Inscrição

A inscrição no estágio do TCE PR é até 5 de abril no https://www.cieepr.org.br/. Não há cobrança de taxa de inscrição.  

Provas

A data da Prova Seleção para Estagiários TCR-PR 2019 é 14 de abril. Informações sobre horário e local estarão disponíveis no site do CIEE-PR a partir de 10 de abril. A prova será composta por 10 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Conhecimentos Específicos do curso. A nota mínima para aprovação é 6.

Conteúdo Programático

  • Língua Portuguesa: Classes de palavras – Flexão de substantivo, Flexão de adjetivo, Pronome, Substantivo, Flexão de número, Interpretação de texto;
  • Conhecimentos Específicos – Administração: Teoria geral da Administração, Processo de gestão empresarial: planejamento, organização, execução e controle, Fundamentos básicos de gestão de pessoas, Fundamentos básicos de gestão de recursos materiais e patrimoniais, Noções de Administração de Marketing, Noções de gestão financeira e orçamentária;
  • Conhecimentos Específicos – Ciências Contábeis: Princípios de contabilidade, Estudo do patrimônio, Balanço patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Classificação das contas contábeis, Regimes contábeis, Escrituração de fatos contábeis através do Método das Partidas Dobradas, Depreciação, Manual de contabilidade aplicada ao setor público: Parte I – Procedimentos contábeis orçamentários (Princípios orçamentários, Conceito, Restos a pagar, Despesas de exercícios anteriores), Parte II – Procedimentos contábeis específicos (Introdução e Elementos das demonstrações contábeis), Parte III - Procedimentos contábeis específicos (Consórcios públicos), Parte IV – Plano de contas aplicado ao setor público (Natureza da informação contábil e Código da conta contábil); Lei Federal no 4320/1964, Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar 101/00, Constituição Federal de 1988 – Artigos 37, 70 a 74 e 163 a 169;
  • Conhecimentos Específicos – Jornalismo: Atribuições do jornalista atuante em assessorias de comunicação, Ética profissional, Convergência de meios e novas tecnologias de comunicação, Governo eletrônico: ferramentas de informática, a internet e o acesso da população aos serviços públicos eletrônicos, Tribunal de Contas: atribuições constitucionais e papel institucional, Controle externo, interno e social do gasto público, Noções básicos de fotojornalismo, Word, Excel, Photoshop, Picture Manager, Paraná Contemporâneo: história, geografia e política.

Resultado Final

A publicação da lista dos candidatos aprovados acontecerá em 18 de abril no site do CIEE-PR. O prazo para o candidato entrar em contato com a organizadora do concurso é de 48 horas. O CIEE-PR solicitará aos aprovados o envio de currículo.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse concurso usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Confira o edital completo do concurso TCE PR.

Comentar Concurso

Para comentar este concurso é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!