Edital com 40 vagas: Concurso Sargento Músico Marinha do Brasil (CFN) 2020

O edital para o Curso de Formação de Sargentos Músicos da Marinha do Brasil está aberto e conta com 40 vagas de ensino médio. As inscrições do concurso vão até dia 29 de abril.

Por Sumaia Santana em 25/03/2019 às 15:48:26

Boa notícia para quem é músico e procura concursos públicos abertos na Marinha! O Concurso Curso de Formação de Sargentos Músicos da Marinha do Brasil 2020 tem 40 vagas de ensino médio para o Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-UM-CFN).

As oportunidades estão divididas da seguinte forma: 1 vaga para Contrabaixo Acústico, 1 vaga para Flauta Transversal, 5 vagas para Trompete em Bb, 2 vagas para Saxofone Tenor, 3 vagas para Saxofone Alto, 1 vaga para Violoncelo, 4 vagas para Trombone Tenor, 5 vagas para Percussão – Bateria completa, 4 vagas para Tuba em Bb, 1 vaga para Fagote, 1 vaga para Clarinete em Bb, 7 vagas para Clarinete Baixo Bb – Clarone, 2 vagas para Eufônio Bb, 2 vagas para Trompa e1 vaga para Oboé.

Os candidatos precisam ter 18 anos e menos de 25 anos em 1º de janeiro, altura mínima de 1,54, altura máxima de 2,00m, além de estarem em dia com as obrigações eleitorais e, se homem, estar em dia com obrigações militares.

Concurso Sargento Músico da Marinha: Inscrições

A inscrição é a partir das 8h do dia 1º de abril até o dia 29 de abril no site do Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. A inscrição também poderá ser feita nas instituições da Marinha listadas no edital.

A taxa de R$74,00 tem que ser paga até o último dia de inscrição.

Prova do concurso

A data da Prova Concurso Curso de Formação de Sargentos Músicos 2020 é 29 de junho às 10h . Haverá Prova de Expressão Escrita valendo 100 pontos que consiste numa redação dissertativa sobre tema de relevância nacional de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

Os candidatos terão ainda Prova Específica de Música com 25 questões de múltipla escolha valendo 100 pontos. Serão questões sobre Acordes, Escala Cromática, Escala Geral, Enarmonia, História da Música, Intervalos, Escala Maior e Menor, Modulação, Série Harmônica, Tons vizinhos e afastados, Vozes, Transposição e ornamentos, Transposição dos modos litúrgicos e Andamento.

Concurso Sargento Músico: O que estudar?

  • Prova Prática de Música: somente farão tal etapa os aprovados na Prova Específica de Música e na Prova de Expressão Escrita. A Prova Prática de Música será no Rio de Janeiro e consiste na execução de peça musical, peça musical ou lição de método próprio de cada instrumento e um solfejo à primeira vista de um trecho musical;
  • Verificação de Dados Biográficos: análise da vida pregressa do candidato por meio de consulta em dados das Secretarias de Segurança Pública Estaduais, Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal;
  • Inspeção de Saúde: perícia para analisar se o candidato tem o perfil psicofísico determinado pela Marinha;
  • Exames Complementares Obrigatórios: exames sanguíneos, entre outros que são de responsabilidade do candidato;
  • Teste de Suficiência Física: nadar 50m em 2 minutos, correr 3200m em até 19 minutos e 30 segundos, flexão na barra flexão no solo e abdominal;
  • Avaliação Psicológica: análise de personalidade e comportamento.
Resumo Edital Marinha do Brasil - Sargento Músico
Número Vagas: 40 vagas
Escolaridade: Nível Médio
Estado: Todo Brasil
Salário: Não informado
Instituição: Marinha do Brasil
Banca: Marinha do Brasil
Cargos: Sargento Músico
Inscrição até: 29/04/2019 
Data Prova: 29/06/2019
Data Gabarito: Não informada
Site Oficial: Edital completo do concurso.

Comentar Concurso

Para comentar este concurso é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!