Colégio Naval da Marinha 2019: Edital Concurso para 190 vagas

Edital divulgado! Concurso Colégio Naval da Marinha 2019 tem inscrições abertas com 190 vagas de ensino fundamental para o Curso de Preparação de Aspirantes.  Encerrado

Publicado por Sumaia Santana em 16/04/2019 às 08:18:58

Os concursos públicos da Marinha também são para admissão aos Colégios Navais! O Concurso Colégio Naval da Marinha 2019 tem 190 vagas de ensino fundamental.

Os alunos aprovados no processo seletivo farão o Curso de Preparação de Aspirantes no Colégio Naval da Marinha no município de Angra dos Reis (RJ).

O curso equivale ao ensino médio e quem obter o desempenho esperado no Curso de Preparação de Aspirantes poderá fazer o Curso de Graduação da Escola Naval.

Os requisitos, de acordo com o edital são ter 15 anos completos e menos de 18 anos em 1º de janeiro de 2020, ter o ensino fundamental completo ou estar prestes a concluir, ter autorização legal dos pais e/ou responsáveis, não ter sido reprovado em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação anteriores, ter bons antecedentes, conforme o Estatuto dos Militares e não ser casado nem viver em regime de união estável.

Inscrição Colégio Naval 2019

A inscrição é de 29 de abril a 29 de maio no site de Seleção do Pessoal da Marinha. A inscrição também poderá ser feita em qualquer uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL) relatadas no edital.

O horário de funcionamento das OREL é de segunda a sexta das 8h30 às 16h. A taxa de R$105,00 tem que ser paga no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios até 6 de junho.  

Provas do Concurso

A data da Prova Concurso Colégio Naval da Marinha 2019 é na primeira quinzena de agosto. Os candidatos serão submetidos a Prova Objetiva de com 20 questões de Matemática e 20 questões de Inglês com duração de 5 horas.

Haverá ainda Prova Objetiva com 12 questões de Estudos Sociais, 18 questões de Ciências e 20 questões de Português, além de Redação.

Conteúdo Programático

  • Matemática: Aritmética, Álgebra, Geometria;
  • Português: Classes de palavras, Termos da oração, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Crase, Acentuação, Ortografia, Interpretação de texto e Redação;
  • Estudos Sociais (Geografia): Espaço brasileiro, Questão ambiental, Formação do território brasileiro, População brasileira, Urbanização, Brasil na economia global;
  • Estudos Sociais (História): Expansão ultramarina portuguesa e chegada ao Brasil, Da organização da Colônia ao Governo Geral, Expansões geográficas, Primeiro Reinado, Segundo Reinado, Brasil República, República Velha, Revolução de 1930, Governos Militares;
  • Ciências: Química, Física, Biologia;
  • Inglês: Pronomes, Adjetivos, Advérbios, Tempos Verbais, Preposições.

Outras Etapas

  • Inspeção de Saúde (IS): de 14 de outubro a 8 de novembro:
  • Teste de Aptidão Física (TAF): de 30 de setembro a 11 de outubro;
  • Avaliação Psicológica (AP): de 9 de outubro a 14 de outubro;
  • Verificação de Documentos (VI): de 9 de outubro a 11 de outubro;
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH): 28 de novembro.

Gabarito Oficial

A divulgação do gabarito Concurso Colégio Naval da Marinha 2019 acontecerá na 1ª quinzena de agosto no site de Seleção do Pessoal da Marinha.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse concurso usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Confira o edital completo do concurso Marinha do Brasil.

Comentar Concurso

Para comentar este concurso é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!