Principais tipos de vírus de computador

David Castilho Informática, Vírus de Computador Erramos?

Veja os nomes dos principais tipos de vírus de computador mais conhecidos. Vírus de computador são programas criados para ar nociva e clandestinamente softwares instalados nos computadores.

Vírus de computador são programas criados para ar nociva e clandestinamente softwares instalados nos computadores. Veja os nomes dos principais tipos de vírus de computador mais conhecidos:

De acordo com a International Security Association (ICSA), um número maior que 60 mil vírus de computador já foram identificados, e 400 novas pragas são criadas todos os meses.

Esses dados preocupantes trazem certa insegurança, pois se sentir totalmente seguro aos vírus de computador torna-se muito difícil.

CAVALO DE TRÓIA (TROJAN) 

São programas que não aparentam nenhum tipo de problema, todavia trazem embutidos outro programa agressor (o vírus).

BACKDOOR 

É um vírus que permite que hackers tenham o controle do micro infectado pela "porta de trás". Os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da internet.

O usuário libera o vírus ao abri-lo, permitindo que o autor malicioso passe a controlar o computador infectado.

ENCRIPTADOS

Foram criados a pouco tempo. Dificultam a ação do antivírus por estarem codificados.

BOOT 

Vírus que atuam na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos, locais nos quais se encontram arquivos essenciais ao sistema. Conhecido por ser bastante destrutivo, impedindo até o acesso do usuário à sua máquina.

MUTANTE

Dificulta a detecção por antivírus. Ele sofre mudanças a cada ução do arquivo contaminado no pc.

HOAX 

Conhecido como vírus boato. São mensagens que costumam chegar por e-mail avisando o usuário sobre um vírus mirabolante, bastante destrutivo.

STEALTH

São os que usam técnicas para ludibriar a detecção, são conhecidos como vírus invisível.

MACRO

São os que infectam as macros (códigos utáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.

MULTIPARTITE

É o tipo de vírus que infecta registro mestre de inicialização do pc, trilhas de boot e arquivos.

ARQUIVO 

Tipo de vírus que adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo.

Ele costuma infectar arquivos utáveis do Windows, principalmente os .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Exercerá seu efeito quando o usuário o utar.

SCRIPT

Executa comandos sem a ação mútua do usuário. Existe duas categorias de vírus script: a VB, com base na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript.

O vírus script costuma vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg.

POLIMÓRFICO 

Variante evoluída do vírus mutante. Muda sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação para dificultar a ação do antivírus.

PROGRAMA

Agridem somente arquivos utáveis, impedindo, na maioria dos casos, que o usuário ligue o micro.