← Mais dicas

O que é Redação Oficial?

A Redação Oficial nada mais é do que uma forma a qual o Poder Público pode redigir todos os atos normativos e suas comunicações determinadas.


A Redação Oficial nada mais é do que uma forma a qual o Poder Público pode redigir todos os atos normativos e suas comunicações determinadas. 

Tudo isso segundo a Constituição Federal são os princípios fundamentais de toda a Administração Pública, bem como a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, e ainda a publicidade e a eficiência. 

É inadmissível que um documento que seja expedido através do Poder Público esteja escrito de forma obscura ou ainda de duplo sentido. 

Toda a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade, a uniformidade e a utilização de um padrão culto de linguagem deve ser característico por nortes de um documento oficial.

O resultado disto é produzir um texto coeso, transparente e atingível a todos.

Redação Oficial características e especificidades

É fundamental se citar algumas diferenças entre a Redação Oficial de um padrão oficial, de uma forma específica de linguagem isto irá pertencer aos meios administrativos. 

E pelo contrário, por ter algumas finalidades básicas toda a comunicação de cunho mais claro e mais objetivo possível acaba se impondo a redação oficial. 

Com isto muitos parâmetros de utilização da língua que diferem dos utilizados pela literatura, pelo texto jornalístico, e ainda por formas consideradas muito mais subjetivas de comunicação específica.

Vale dizer ainda que a redação oficial não deve ser algo necessariamente árido, ou ainda ofensivo para a evolução da língua.

E a sua finalidade básica acaba impondo diversos parâmetros a utilização que se faz da língua de forma diversas daquele da literatura, de textos jornalísticos, e ainda de toda a correspondência particular.

A impessoalidade é algo fundamental, e a finalidade da língua é exclusivamente se comunicar, quer seja pela fala, quer seja pela escrita.

E para que exista uma boa comunicação é importante que alguém nos comunique, que tenha algo a ser comunicado e ainda alguém receba esta comunicação.

Tudo isto deverá ser sempre as atribuições de um órgão que acaba comunicando o destinatário, ou é o público o conjunto de todos os cidadãos ou ainda outros órgãos de ordem pública e poderes da união.

Exercícios de redação oficial com gabarito.

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares dessa mesma disciplina.

Foto de perfil Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 26/09/2020 12:11:54
Servidores Públicos
Perfil oficial do site Gabarite. Fazem parte do time: servidores públicos, estudantes, professores e jornalistas.

Deixe seu comentário (2)

Foto de perfil Núbia Nadja
Por Núbia Nadja em 22/08/2015 16:34:24
O site é bem legal! Consigo achar variedades de assuntos para concursos. Muito bom!