Bem feito, bem-feito ou benfeito, bem vindo ou bem-vindo?

Publicado por Equipe Gabarite em 04/04/2014

De acordo com a nova ortografia o bem se agrega com um hífen no caso de palavras que formarem com ele uma unidade semântica, ou seja, um adjetivo ou substantivo composto, como exemplos podemos citar bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, entre outros.

Os vocabulários ortográficos da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras registrou ainda o benfeito valendo tanto para subjetivos como também para adjetivos.

Apesar disto a Academia Brasileira de Letras acabou voltando atrás e ressuscitou a forma de bem-feito que é considerada como adjetivo.

Agora podemos dizer que o benfeito é apenas um substantivo, o mesmo que benefício, ou benfeitoria. Como um exemplo podemos citar a frase.

  • “O benfeito dele foi de grande valor para o país.”

Significados e exemplos mais comum do bem feito

  • “Benfeito” = substantivo: “O benfeito dele foi de grande valor para o país”.
  • “Bem-feito” = adjetivo: “Achei o serviço muito bem-feito”.
  • “Bem feito” = este quando é considerado como bem é um advérbio e não agrada a feito. O serviço foi (bem) feito por Luiza, e quando temos uma expressão interjetiva ele fica da seguinte forma “Ele escorregou na gramática, isto é bem feito!”.

Como utilizar corretamente o bem vindo ou o bem-vindo

Em toda a norma culta apenas podemos registrar a forma bem-vindo quando temos uma flexão de gênero e número sempre que houverem nomes a exigir e por isso pode se tratar de um adjetivo composto.

Por isso procure escrever sempre que for possível com um hífen. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Bem-vinda, professora!
  • Bem-vindos sejam os honestos e os trabalhadores.
  • As crianças sempre são bem-vindas.

Estes termos são bastante exigidos em concursos públicos e os profissionais na grande maioria das vezes acabam esquecendo tanto o que significa como a melhor utilização para o termo. Por isso estude, preste atenção que certamente em um concurso público que cair este tipo de conteúdo você irá conseguir algum retorno disto.

Se prepare bastante pois certamente valerá a pena amanhã depois para que você possa conseguir um bom cargo público com um salário digno do seu trabalho.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!