O que é Conotação e Denotação?

Publicado por Equipe Gabarite em 23/09/2014

Conotação é quando a palavra entra em um contexto em que se pode ser interpretada de diversas maneiras (Sentido conotativo). Denotação é quando um texto é usado de forma literal. (Sentido literal, denotativo). Vamos as explicações:

Os sentidos das palavras não são imutáveis, ou seja, dependendo do contexto, a mesma palavra pode ganhar um sentido diferente em cada frase.

Caso as palavras tivessem um sentido engessado, único e sem graça, os escritores não teriam espaço no idioma para usar a criatividade, por exemplo, mas como a língua portuguesa é um campo bem flexível, uma mesma palavra pode ter diversos sentidos. 

Estes sentidos podem ser classificados como de uso denotativo e conotativo.

Resolva também: Exercícios de Figuras de Linguagem com gabarito

O que é denotação?

Denotação é quando um texto é usado de forma que achamos em um dicionário, ou seja, em seu sentido literal, sem nenhum tipo de mudança em seu sentido.

Exemplo de frases com sentido denotativo:

  • A cara da menina está toda pintada.
  • O tênis é velho.
  • O vestido é lindo.
  • A comida estava deliciosa.
  • Aquele filme é muito ruim.

No primeiro exemplo citado acima, a palavra cara se refere ao rosto da menina todo pintado, ou seja, a palavra cara tem o sinônimo de face neste exemplo e este é o sentido da palavra no dicionário e como é usado normalmente.

O que é conotação?

Essas palavras dão um sentido figurado bem interessante e inusitado ao texto, ou seja, quando ela entra em um contexto em que se pode ser interpretada de diversas maneiras chamamos de conotação.

Exemplos de frases com sentido conotativo:

  • Henrique quebrou a cara.
  • O Rodney é um ladrão de corações.
  • Aquela mulher é uma cobra.
  • O aluno novo é um gatinho.
  • A professora Laura é uma flor.

A primeira frase descrita acima remete pelo menos duas interpretações: ou que Henrique machucou o rosto ou que se deu mal em alguma situação e para este tipo de situação damos o nome de conotação. 

Sendo que este tipo de recurso é muito usado em poemas e até no dia-a-dia, quando desejamos colocar uma carga forte de emoções em alguma expressão.

Cabe a cada escritor saber o momento certo de se usar estas duas ferramentas (de uso denotativo e conotativo), que podem deixar os textos bem interessantes, principalmente a conotação.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!