Sistema Métrico Decimal: Medidas de Comprimento, Superfície e Volume

Publicado: 31/12/2017 | Disciplina: Matemática | Comentários: 0

As unidades de medida são elementos matemáticos que, em muitos casos, seu conhecimento é crucial para a resolução de uma questão. As medidas de comprimento, superfície e volume do sistema métrico decimal são:

1. Medidas de comprimento

No sistema métrico decimal, a unidade fundamental é o metro, abreviado como m, e que possui seus múltiplos e submúltiplos como mostra a tabela abaixo:

Medidas de Comprimento

1.1 Transformações

Para realizar conversões de uma medida de comprimento para outra, precisamos conhecer a posição de cada unidade na tabela para realizar a transformação e entender que cada unidade é 10 vezes maior do que a sua sucessora.

Se você deseja "andar" até uma unidade que está à direita, deve multiplicar por 10. Já se a unidade encontra-se à esquerda, deve dividir por 10. Nesse caso, usa-se a regra da esquerda e da direita.

Medidas de Comprimento - Transformações

Exercícios resolvidos:

1) Imagine que você tem 1 quilômetro e deseja transformá-lo para decâmetro. O decâmetro está duas casas (duas unidades) à direita do quilômetro e, sendo assim, devemos multiplicar duas vezes por 10, ou seja, 102.

1km*102=100dam

2) Agora imagine que você possui 2 metros e deseja convertê-los para quilômetro. O quilômetro encontra-se três casas (três unidades) à esquerda da unidade fundamental metro, desse modo, devemos dividir três vezes por 10, ou seja, 103.

2m:103=0,002km

Existem, também, outras unidades de comprimento que não pertencem ao sistema métrico decimal. Perceba suas relações através de valores aproximados:

1 polegada = 25,4 milímetros
1 milha      = 1 609 metros
1 légua      = 5 555 metros
1 pé          = 30 centímetros

2. Medidas de superfície (Área)

No sistema métrico decimal, a unidade referente à medida de superfícies é o metro quadrado, representado por m2, sendo o metro quadrado o valor da área de um quadrado de lado igual a um.

Medidas de Superfície - Área

2.2 Transformações

As transformações de superfície seguem o mesmo padrão que as transformações de comprimento, ou seja, ambas seguem a regra de direita e esquerda. Porém, ao contrário do que ocorre nas medidas de comprimento, se desejamos "andar" para uma unidade à direita, devemos multiplicar por 102  a cada casa percorrida. Dessa mesma forma, se desejamos "andar" para uma unidade à esquerda, devemos dividir o número por 102  a cada "casa" percorrida.

Exercício resolvido:

1) Digamos que você possui uma lote de 30 quilômetros quadrados e deseja saber qual é a área do seu lote em metros quadrados. Se o metro quadrado está três casas à direita do quilômetro quadrado, devemos multiplicar  por 102 três vezes. Dessa forma, obtemos que:

30*106=30.000.000m2

3. Medidas de volume

Nesse sistema, a unidade fundamental é o metro cúbico representado por m3. São seus múltiplos e submúltiplos:

Medidas de Volume

3.3 Transformações

Nas unidades de volume, deve-se multiplicar ou dividir por 103 a cada casa percorrida. Desse modo, a cada unidade percorrida para a esquerda o valor deve ser dividido por 103, e cada unidade percorrida para a direita deve ser multiplicado por 103.

Exercício resolvido:

1) Imagine que você possui um objeto de 20 centímetros cúbicos e deseja encontrar o volume desse mesmo objeto em metros cúbicos. Para isso, anda-se duas casas para a esquerda e, sendo assim, precisamos dividir o valor duas vezes por 103.

20:106=0,00002m3



Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!