O que faz um Agente Comunitário de Saúde?

Por Jeniffer Elaina em 16/01/2019

Veja também:

Quando o assunto é cuidar das pessoas existem diferentes profissões que podem fazer essa tarefa. Se você está se perguntando o que faz um agente de saúde é possível encontrar respostas aqui.

Esse profissional surgiu no final da década de 1980, como uma parte do SUS (Sistema único de Saúde), e tinha como objetivo de prestar apoio as comunidades e ajudar a melhorar a qualidade de vida.

Atualmente, o agente de saúde está presente em quase todos os municípios brasileiros e continua auxiliando a população.

O que é preciso para ser um agente comunitário de saúde?

É exigido que a pessoa possua o ensino fundamental completo, resida na comunidade e tenha o curso de formação de agente comunitário de saúde. O curso é ministrado após a pessoa ser aprovada em seleção.

Para ingressar na carreira é preciso passar por um processo seletivo, normalmente feito por meio de concurso público e avaliação de títulos. Quando o cargo é para temporário costuma ser realizado um processo seletivo simples, já para os efetivos ocorre o concurso público.

Quem são as pessoas que seguem essa carreira?

São pessoas que possuem o perfil de gostar de ajudar ao próximo, pois precisam se dedicar as famílias atendidas.

Além disso, devem ter um espírito de liderança para serem ouvidas e conseguirem fazer com que as pessoas adquiram cuidados com a saúde.

O que faz um agente comunitário de saúde como profissional?

Cadastro das famílias

Na primeira visita esse profissional preenche um formulário com diversas informações da família para que se possa conhecê-los melhor e, com base nos seus integrantes, passar as orientações e encaminhamentos necessários.

Ele coleta dados para que possam ser analisados posteriormente a fim de ter um levantamento de estatística regional.

Acompanhamento familiar

As famílias cadastradas são acompanhadas periodicamente e nesse momento recebem orientações de como melhorar a qualidade de vida.

Orientação e assistência

Esse profissional deve ajudar na prevenção de doenças passando orientações de como proceder, como se prevenir e até cuidados com o tratamento indicado por um médico.

Porém, não é raro que as orientações acabem sendo muito mais amplas, conforme a necessidade de cada família.

Encaminhamento aos serviços de saúde

Dentro do que faz um agente comunitário de saúde está encaminhar as pessoas para os serviços de saúde, informando o tipo de profissional que devem procurar e como conseguir acesso a ele.

Mobilizar a população

Dentro da comunidade que atua o agente de saúde deve mobilizar a população para que essa participe das reuniões dos conselhos de saúde. Dessa forma conseguirá mapear melhor as famílias e entender os cuidados necessários com as pessoas do local.

O mercado de trabalho

O agente comunitário de saúde é um profissional que existe apenas dentro do SUS. Apesar do mercado ser limitado em relação às instituições que pode prestar serviço, ele está presente em boa parte dos municípios brasileiros.

Onde é possível atuar?

A atuação ocorre de forma interna e externa. Internamente, o profissional realizará trabalhos administrativos, analisando os dados coletados, preparando materiais informativos, participando de reuniões e outros.

Já nas atividades externas fará a visita as famílias e acompanhamento da comunidade in loco. 

Quanto ganha um agente comunitário de saúde?

O salário pode variar de uma localidade para outra, mas o piso salarial da profissão é de R$ 1.250,00 e deve chegar a R$ 1.550,00 em 2021. Além disso, existe um percentual de 30% de insalubridade sobre o valor do salário.

A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais

Existe o dia do agente comunitário de saúde?

O dia do agente comunitário de saúde é comemorado no dia 04/10.

Depois de saber o que faz o agente comunitário de saúde, se você se identificou com a profissão, pode começar a se preparar para ser aprovado no próximo concurso.

Teste seus conhecimentos: Simulado de Agente Comunitário de Saúde

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!