O que faz um Agente de Endemias?

Por Jeniffer Elaina em 17/01/2019

Em 2006, o profissional de agente de endemias teve o seu trabalho regulamentado e dessa forma conquistou alguns direitos e melhor especificação de suas funções.

Por ser um cargo relativamente novo, muitas pessoas se perguntam o que faz um agente de endemias. De uma forma resumida, ele tem como objetivo prevenir e esclarecer a população sobre doenças consideradas endêmicas.

Ele trabalha em parceria com as equipes de saúde básica, vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental para combater e evitar a propagação de doenças.

O que faz um Agente de Endemias?

O que é preciso para ser um agente de endemias?

Para se tornar um agente de endemias é preciso ter o ensino médio completo e ser aprovado em processo seletivo ou concurso público.

Quem são as pessoas que seguem essa carreira?

As pessoas que seguem essa profissão precisam ter um bom relacionamento pessoal porque no cotidiano lidarão com a população e, muitas vezes, precisão entrar em residências.

Devem também ser pessoas prestativas para esclarecer as dúvidas que surjam no dia a dia e gostarem de estudar para se manterem sempre atualizados.

O que o agente de endemias estuda no curso de formação?

O agente de endemias - ACE deve realizar um curso de formação inicial e continuado e, apesar dessa necessidade, ainda não existe um conteúdo específico a ser aplicado.

Entretanto, é comum vermos alguns assuntos sendo ministrados, como:

  • Conhecimentos sobre o SUS;
  • Orientação e o apoio a Clínica da Família;
  • Trabalho de campo: Vistoria de residências, Vistoria em depósitos e terrenos baldio, Orientação e prevenção, Aplicação de larvicidas;
  • Controle de doenças, dengue, febre amarela, zika vírus, chikungunya, chagas, leishmaniose, malária, etc...;
  • Utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural;
  • Desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade entre outros assuntos.

O que faz um agente de endemias como profissional?

A maior parte do trabalho é realizado nas ruas e para que possa ser identificado o profissional deve estar uniformizado e portando crachá de identificação. Dessa forma poderá realizar as seguintes atividades:

Vistoria em residências, terrenos e estabelecimentos comerciais

Esse profissional realiza trabalhos externos indo até os locais para verificar se não existem problemas que possam trazer doenças a população.

Uma das atividades bastante conhecidas é verificar se não existe água parada e dessa forma impedir que o mosquito transmissor de doenças, como a dengue, se prolifere.

Aplicação de larvicidas e inseticidas

Após vistoriar os locais, quando há necessidade o agente de endemias pode realizar a aplicação de inseticidas e larvicidas para acabar com focos de possíveis transmissores de doenças.

Antes da aplicação, os moradores da residência e estabelecimento comercial recebem orientações de como é feita a aplicação e como devem proceder após ela.

Orientação sobre doenças infecciosas

Um dos papéis do agente de endemias é orientar a população sobre doenças infecciosas e como combatê-las. Boa parte do seu trabalho consiste em informar e esclarecer dúvidas por meio de conversas e palestras à comunidade.

Acompanhamento de doenças de uma região

Dados estatísticos devem ser acompanhados para que ações mais efetivas e direcionadas sejam realizadas nas áreas que apresentam mais problemas e um maior caso de doenças.

Nesse caso é essencial a parceria com as Unidades Básicas de Saúde para ter acesso às informações.

Coleta de vetores

Coletar amostras de vetores e levar para análise também é parte da rotina de trabalho. Para isso é feita a coleta do material em locais visitados e catalogados para que sejam estudados.

O mercado de trabalho

A contratação dos agentes de endemias hoje é responsabilidade das prefeituras e são elas que selecionam e contratam os profissionais.

Por conta disso, os critérios para ocupar os cargos, assim como a forma de atuação, podem ser diferentes de uma cidade para oura, entretanto, o objetivo da profissão permanece o mesmo.

Onde é possível atuar?

Na maior parte do tempo esse profissional atua com o trabalho externo, fazendo vistas aos locais que possam ser focos de doenças e orientando a população em relação às formas de prevenção.

Quanto ganha um agente de endemias?

O valor do salário pode variar de acordo com a cidade de atuação, mas a média salarial é de R$ 1.500,00.

Existe o dia do agente de endemias?

O dia do agente de endemias é comemorado em 4 de outubro.

Agora já é possível ter um conhecimento maior sobre o que faz um agente de endemias. Se quer seguir a profissão, fique atendo aos comunicados da prefeitura de sua cidade.



Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!