Como estudar para Concurso Público trabalhando?

Publicado por Jeniffer Elaina em 28/01/2019

Sonha com um trabalho estável e cheio de benefícios? Acompanhe o texto e descubra 15 dicas de como estudar para concurso público trabalhando!

Estudar para concurso público trabalhando é, sem dúvida, um desafio. Porém, é sempre possível conciliar a preparação para as provas com a sua vida profissional. Você só irá precisar de muita disciplina e, principalmente, planejamento.

Antes de tudo, porém, você precisa traçar um objetivo. Qual o concurso, ou a área de concurso a que você deseja concorrer? Qual o seu objetivo de salário, e qual a previsão das provas?

Com uma meta claramente traçada, será mais simples se manter focado e estimulado para os estudos.

Lembre-se, também, de sempre buscar um equilíbrio entre a preparação, a sua vida pessoal e profissional. Caso perceba um ritmo intenso demais, mude a programação e se adapte. O cuidado com a sua saúde é fundamental!

Dicas de como estudar para concursos trabalhando:

1. Estude antes mesmo do edital

Muitos concursos públicos demoram certo tempo para divulgarem seus editais, ainda que já haja a previsão das vagas. Dessa forma, vale a pena iniciar a sua preparação antes mesmo das regras da seleção serem divulgadas.

Isso dá um intervalo de tempo maior para os estudos, e permite que você organize o seu cronograma de modo mais distribuído. Assim, as matérias não se acumularão, e o estudo não perecerá “pesado” ao dia a dia.

2. Crie uma rotina

Independentemente da situação do concurseiro, trabalhando ou não, é fundamental estabelecer uma rotina de estudos. O ideal é estudar, ao menos, 2 ou 3 horas diárias.

Por isso, estabeleça o momento do dia em que você poderá se dedicar à preparação. A previsão dos seus afazeres tornará os estudos muito mais fáceis.

3. Estabeleça um cronograma

Outra dica é determinar um cronograma. Veja o edital do concurso, ou editais de concursos semelhantes, e anote quais serão as matérias necessárias.

Depois, estabeleça a frequência com que você vai estudar cada uma delas. É fundamental intercalar as áreas de conhecimento, pois a dedicação prolongada a um mesmo tema costuma dificultar a apreensão do conteúdo.

4. Invista em cursos online

No mercado, existem diversas opções de cursos preparatórios para concursos. Vários são presenciais, e outros online. Quando o objetivo é estudar para concurso público trabalhando, a melhor alternativa é contar com o conteúdo da internet.

Afinal de contas, com a opção, você terá acesso mais fácil e prático aos materiais.

Além disso, o estudo online permite que você defina sozinho a sua rotina, dedicando-se quando possível, em vez de ter que comparecer a uma sala de aula.

5. Pesquise materiais diversos

Não se limite apenas a um curso online, ou a poucos textos. Para garantir uma preparação completa para as provas, procure também por apostilas nas bancas de revista.

Outra opção é se dedicar à leitura de livros determinados, a videoaulas e a podcasts de áudio. Tenha apenas o cuidado de limitar as fontes, pois o exagero poderá tornar a sua organização mais difícil.

6. Não leve trabalho para casa

Um passo importante do estudo para concurso, como citado, é estabelecer uma rotina. Por isso, é uma péssima ideia levar trabalho para casa. Especialmente se a sua preparação para as provas acontecer neste espaço.

As atividades profissionais, muitas vezes, são colocadas como prioridade em relação a um concurso. Levá-las para o seu lar poderá tirar completamente o foco do que é necessário.

7. Diminua as distrações

Na hora de estudar para concurso público trabalhando, lembre-se de eliminar todas as distrações. Nada de acesso à internet, de televisão ligada ou de deixar o celular ao alcance da mão.

Aparelhos digitais são inimigos da concentração — especialmente quando o assunto são as redes sociais. Quantas vezes você abriu uma rede apenas para uma “olhadinha”, e então navegou por muito mais do que o esperado?

A perda de minutos pode fazer toda a diferença na sua preparação para as provas.

8. Estude em locais adequados

Para auxiliar a sua concentração, busque sempre locais tranquilos para o estudo. O melhor é um quarto ou escritório em casa, uma biblioteca ou ambiente com poucas pessoas.

Quanto mais silencioso o espaço, maior costuma ser a capacidade de foco do concurseiro.

9. Torne sua jornada de trabalho flexível

Algumas profissões permitem a flexibilização da jornada de trabalho, ou mesmo a sua redução. Avalie a opção para o seu caso, e converse com o seu chefe. Talvez o tempo extra durante o dia possa potencializar consideravelmente os seus estudos.

No caso de uma redução de salário, porém, avalie com cuidado se a mudança vale a pena. Problemas financeiras podem provocar dificuldade de concentração e foco.

10. Aproveite a hora do almoço

Que tal ler um pouco, ou assistir a uma videoaula na hora do almoço? O seu intervalo para as refeições pode ser bastante produtivo! Estudando 30 minutos por dia nestes intervalos, você terá se dedicado por mais de 400 horas em seis meses.

11. Aproveite qualquer tempo ocioso

Qualquer momento pode ser útil para os estudos. Está na fila do banco? Leia um texto! No ônibus, depois do trabalho? Vídeos e alguns textos também podem servir! Vai dirigindo para casa? Ouça podcasts no som do carro!

Qualquer minuto pode ajudar na sua compreensão dos conteúdos, inclusive os mais difíceis. O tempo extra poderá ser somado ao seu cronograma, ou então servir para abater na dedicação desejada no dia a dia.

12. Mude seu horário de volta para casa

Os trânsitos das grandes cidades são um problema enorme. Quem precisa estudar para concurso público trabalhando, porém, pode aproveitar de todo o tempo parado do tráfego. Se você utiliza o transporte público, lembre-se de sempre carregar algum material para o estudo.

Agora, se você dirige, prefira adiar a volta para casa. Se o tráfego até o seu lar é pior das 17h às 18h, passe esse intervalo no escritório, ou em uma biblioteca, estudando. Assim, o horário de rush irá passar, e seu tempo não terá sido ocioso.

13. Utilize os finais de semana

Os finais de semana costumam ser utilizados para o descanso, mas também é importante usá-los para se preparar. Se você se dedica 2 horas por dia da semana, estude, ao menos, 4 horas no sábado, e 4 no domingo.

Mais do que manter uma rotina, isso potencializará os seus conhecimentos.

Em todo o caso, lembre-se sempre de dar pausas durante o intervalo de preparação. Especialistas indicam que nosso cérebro só consegue que concentrar totalmente por até 90 minutos.

Depois, é necessário dar intervalo de 10 ou 15 minutos, para um “descanso”. Assim, manter o foco será muito mais simples.

14. Reduza os momentos de lazer

Diminuir os momentos de lazer não significa eliminá-los da rotina. Na verdade, o seu corpo vai precisar de intervalos para distração e prazer. Do contrário, a rotina de estudos e trabalho se tornará maçante.

No entanto, invista em lazeres planejados. Não deixe a sua dedicação de lado para sair com os amigos de última hora. Isso costuma prejudicar a rotina e dificultar a manutenção da sua meta e do foco.

15. Faça resumos

A cada novo tema estudado, faça anotações. Resumos permitem que você revise os conteúdos com maior facilidade depois, reforçando o seu aprendizado. Outra dica é explicar as matérias para si mesmo, pois essa técnica facilita a memorização.

Vale a pena abandonar o trabalho pelos estudos?

Você deve ter percebido que estudar para concurso público trabalhando é algo que requer intensa disciplina e dedicação. Por isso, muita gente se pergunta se não seria mais vantajoso dar uma pausa na vida profissional.

Quem sabe dedicar-se inteiramente aos estudos não seja o melhor?

Esse tipo de decisão é extremamente pessoal, e deve levar em conta diferentes fatores. Você se acostumaria à rotina de estudos? A sua vida financeira permitiria a manutenção do seu estilo de vida, mesmo sem um salário mensal fixo?

Seria fácil voltar ao mercado de trabalho após certo tempo parado?

Tome sua decisão após muita reflexão e o aconselhamento da sua família e amigos. Assim, você terá a certeza de que ela é a mais indicada para a sua situação.

Caso prefira manter sua vida profissional, invista nas nossas dicas de como estudar para concurso público trabalhando. Suas chances de sucesso serão enormes!

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!