Como estudar para Concurso Público com pouco tempo?

Por Jeniffer Elaina em 05/02/2019

Veja também:

Estudar para concurso público com pouco tempo pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Você só precisará se planejar e manter uma rotina intensa. Veja nossas dicas no texto!

Alguns concurseiros passam anos se preparando para provas. Pode acontecer, porém, de você se decidir pela seleção apenas pouco tempo antes da data marcada. Ou, quem sabe, você só tenha ficado sabendo do concurso agora.

Será que é possível estudar para concurso público com pouco tempo?

A resposta é sim! Apesar de, muitas vezes, mais trabalhoso, o processo de preparação em pouco tempo pode ser bastante eficaz. O concurseiro só precisa organizar a rotina e priorizar alguns conteúdos.

Em todo o caso, é preciso também avaliar as suas chances de sucesso. O número de concorrentes costuma ser alto, e muitos se dedicam há muito tempo aos estudos.

Você teria uma boa pontuação, mesmo estudando de última? Domina parte da matéria, para que sua dedicação seja mais intensa apenas em alguns conteúdos? Se não, talvez seja mais vantajoso se preparar a um concurso com prazo maior para estudos.

Em todo o caso, a decisão precisa ser pessoal e, principalmente, não provocar muita ansiedade. O processo de preparação cheio de nervosismo costuma ser ineficaz. Veja a seguir 10 dicas para estudar para concurso público com pouco tempo

1. Faça um cronograma de estudos

O primeiro passo para qualquer concurseiro “de última hora” deve ser a leitura do edital. Mais do que saber as datas previstas, essa leitura permite o conhecimento dos conteúdos que serão cobrados nas provas.

Assim, torna-se mais simples administrar o tempo ainda disponível para a preparação.

Cada dia da semana deve ser de dedicação a, ao menos, duas matérias. O fim de semana também precisa ser de empenho, de preferência com o dobro do tempo dos dias úteis. Por exemplo: se de segunda a sexta você estuda por duas horas diárias, dedique-se ainda por 4 horas no sábado, e 4 no domingo.

Ao mesmo tempo, é importante intercalar os temas. Isso porque, a dedicação ininterrupta ao mesmo assunto costuma dificultar a apreensão do conteúdo. Lembre-se ainda de, ao estabelecer um cronograma, definir horários específicos para os estudos.

2. Dedique-se às disciplinas mais importantes

Sempre existem matérias com as quais temos mais facilidade. Por isso, é importante deixá-las um pouco de lado, e investir nas mais difíceis. Assim, as suas chances de acerto em ambos os conteúdos serão maiores.

Para essa divisão por grau de importância, também vale a pena considerar o peso de cada matéria na avaliação final. Algumas disciplinas possuem mais pontuação prevista do que outras. Ter mais acertos nessa área pode ser mais vantajoso do que gabaritar a prova com menor peso final.

3. Estude provas anteriores

É bastante difícil que um concurso seja o primeiro do órgão. Por isso, é possível encontrar provas anteriores na internet, que darão certa noção do conteúdo e grau de dificuldade das questões.

Se não for possível utilizá-las, poderão ser úteis avaliações das mesmas áreas dessa seleção. Ler testes anteriores pode te ajudar a se acostumar também com a linguagem e o ritmo da prova.

4. Invista em cursos online

Quem tem pouco tempo para estudar dificilmente vai aproveitar bem o tempo em sala de aula. Nestes casos, costuma ser mais eficaz se dedicar a conteúdos online.

Afinal, essa opção permite que o aluno faça o seu próprio horário de estudo. A facilidade de acesso aos conteúdos, pelo computador, tablet ou smartphone, é outra característica que otimiza o seu empenho.

5. Elimine distrações

Estudar para concurso público com pouco tempo requer dedicação redobrada. Por isso, é mais do que fundamental se concentrar ao máximo dos conteúdos.

Distrações como a acesso à internet, à TV e ao smartphone devem ser completamente eliminadas nos momentos de preparação para as provas.

6. Siga uma rotina

Estabelecer horários para os estudos geralmente ajuda na manutenção do foco. Além disso, facilita a dedicação, já que você irá se acostumar à tarefa.

7. Faça questões de provas passadas

Assim como é importante ler as provas passadas, você pode resolvê-las. Após certo tempo de dedicação, esse será um teste para os seus conhecimentos. Assim, caso você perceba maior dificuldade em um conteúdo, poderá se dedicar mais intensamente a ele.

8. Faça resumos

Fazer resumos do que você tem estudo auxilia na revisão posterior das informações. Revisar é essencial, pois vai sempre manter os conhecimentos ainda “frescos” em sua mente. O melhor é estabelecer tópicos e/ou palavras-chave.

9. Aproveite qualquer tempo ocioso

Estudar para concurso público com pouco tempo significa que você precisa aproveitar, até mesmo, minutos extras para a dedicação. Uma dica é sempre ter em mãos um texto, vídeo ou podcast para a sua preparação.

Assim, no trânsito, na fila do banco ou na hora do almoço, você poderá potencializar os seus conhecimentos.

10. Descanse a mente

Apesar de a dedicação ser fundamental, todo concurseiro precisa realizar pausas. Durante os estudos, o ideal é descansar por, pelo menos, 10 minutos após 90 minutos de empenho ininterrupto.

Para a manutenção da sua saúde e o relaxamento da sua mente, também vale a pena fazer pausas durante a semana. Como um happy hour com os amigos ou um passeio com a família.

Cerca de dois ou três dias antes da prova, ainda é importante por fim aos estudos. O que você não aprendeu até esta data, dificilmente vai apreender agora. O máximo indicado é fazer a revisão dos seus resumos. Fora isso, descanse e dedique-se a um hobbie ou lazer.

Seguindo essas dicas, estudar para concurso público com pouco tempo poderá ser mais fácil e eficaz. Organize-se e comece já a se preparar!

Comentários em "Como estudar para Concurso Público com pouco tempo?"

    Ging Freecss
    Por ging2020 em 09/03/2019 às 11:21:09

    Gostei das dicas! Eu me encontro na mesma situação - menos de um ano para estudar para concursos, mas ainda assim vou à luta!

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!