Como estudar para Concurso Público de Nível Fundamental

Disciplina: Como Passar | Visitas: 184 | Comentários: 0 Por Jeniffer Elaina em 05/02/2019


Quer saber como estudar para concurso público de Nível Fundamental? Então, você veio ao texto certo! A seguir, listamos várias dicas de como se preparar e obter boas notas na seleção.

Estudar para concurso público de Nível Fundamental é algo que requer dedicação e organização. Mais do que isso, requer foco. Por isso, antes mesmo de iniciar a sua preparação, você precisará definir objetivos.

Qual o concurso desejado? Qual será a sua área de atuação e o salário pretendido? Com uma meta em mente, o concurseiro costuma se manter mais estimulado aos estudos.

Em grande parte das vezes, os concursos de Nível Fundamental são promovidos pelas Prefeituras Municipais. Se este é o seu objetivo, vale a pena ficar atento à divulgação dos editais. Principalmente nas cidades mais próximas à sua região.

Logo depois, você poderá seguir as nossas dicas de como estudar para concurso público de Nível Fundamental. Também listamos os principais conteúdos cobrados nas provas, para que você se prepare com maior eficácia. Acompanhe!

1. Monte um cronograma

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você monte um cronograma de estudos. Para isso, é preciso ler o edital das provas, ou mesmo o edital de provas anteriores.

No documento, ficam listadas as matérias cobradas naquela seleção. Assim, torna-se mais simples definir os conteúdos prioritários ao seu caso.

É sempre interessante se dedicar mais intensamente às disciplinas que você tem pouca habilidade. Mas as mais fáceis não devem ser deixadas de lado.

Assim, programe os dias e horários de estudo para cada matéria. Determine maior tempo para as disciplinas mais “pesadas”, e intercale-as com as mais simples.

Intercalar conteúdos, aliás, é fundamental. Isso porque, a dedicação interrupta e por muito tempo a um mesmo assunto costuma dificultar a sua apreensão.

Lembre-se de estudar todos os dias, e dobre o tempo de emprenho nos fins de semana. Por exemplo: se você estuda por 2h30 a cada dia útil, dedique-se por 5 horas no sábado, e mais 5 horas no domingo.

2. Crie uma rotina de estudos

Determinar um horário específico para os estudos ajuda a manter o foco. Sabendo da sua rotina, você terá menos chances de deixar os estudos para depois, ou de se dedicar menos do que o necessário.

Além disso, a rotina ajuda o cérebro a se acostumam e a se concentrar melhor às atividades.

3. Evite distrações

Na hora dos estudos, desligue a TV, suspenda seu acesso à internet e deixe o smartphone de lado. Também é importante evitar conversas ou outros estímulos.

Costuma ser fácil perder o foco dos estudos, e ter distrações ao alcance tornará o processo ainda mais complicado.

4. Estude em um ambiente adequado

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, escolha um local tranquilo para se dedicar. Como uma sala ou escritório em casa, ou uma biblioteca. Quanto menos barulhos e distrações, menores serão as chances de você perder o foco.

5. Resolva provas anteriores

É sempre possível encontrar provas de concursos anteriores disponíveis na internet. Se não para o mesmo cargo, ao menos de Nível Fundamental.

Resolver as questões vai te ajudar a perceber onde estão as suas dificuldades em relação ao conteúdo. Assim, você poderá se dedicar mais intensamente às matérias de que precisa.

Essa técnica ainda costuma ajudar o concurseiro a se acostumar com o ritmo e linguagem dos testes.

6. Invista em conteúdos online

Para estudar para concurso público de Nível Fundamental, você pode escolher aulas presenciais ou online. Com pouco tempo, porém, a segunda opção será bem mais vantajosa.

O mesmo para quando você prefere fazer os seus próprios horários. O estudo online é versátil e ainda permite fácil acesso aos conteúdos no computador, tablet ou smartphone.

7. Use materiais diversos

Nunca se limite apenas às aulas de um curso presencial ou online. O melhor é que você também procure livros, videoaulas e podcasts sobre o conteúdo estudado. Expandir as suas fontes poderá aumentar sua compreensão sobre o tema.

Além disso, conteúdos diversos podem ser utilizados em diferentes ambientes. No ônibus na volta para casa, por exemplo, você pode assistir a um vídeo.

Na academia, os podcasts de áudio podem embalar a sua malhação. Na fila do banco, um novo texto pode ser suficiente. Quanto maior a dedicação aos estudos, mais preparado você ficará para as provas.

8. Estude a Língua Portuguesa

Um dos conteúdos cobrados em concursos de Nível Fundamental são os conhecimentos em Língua Portuguesa. Por isso, é fundamental praticar a sua interpretação de texto, pontuação e ortografia.

Neste último caso, lembre-se de reforçar os seus conhecimentos no Acordo Ortográfico pois, até hoje, as regras ainda confundem muita gente.

Verbos e o modo de fazer o plural das palavras são temas também bastante cobrados. Na hora de estudar o Português, uma dica é investir na prática, além de na teoria.

Busque exercícios e resolva-os! Executar os seus conhecimentos tornará as questões mais simples na hora da prova.

9. Dedique-se ao conteúdo de Matemática

Ao estudar para concurso público de Nível Fundamental, a matemática não requer conhecimentos tão específicos. Este tipo de prova costuma incluir apenas operações básicas, como de soma ou divisão, ou questões de raciocínio lógico mais simples.

Ainda assim, a matéria pode determinar boa parte da sua nota. Logo, merece muita atenção.

Além dos temas citados, os testes de matemática costumam incluir questões sobre operações com conjuntos numéricos, regra de três e equações de primeiro grau.

As equações de primeiro grau são expressões numéricas que possuem números conhecidos, uma incógnita e uma igualdade. Ou seja, as que geralmente requerem que o estudante descubra o “X” da operação.

10. Atenção às Atualidades e Conhecimentos Gerais

Também é comum que os concursos de Nível Fundamental cobrem conhecimentos de atualidades, do Brasil e do Mundo. Os temas, neste caso, são ainda mais variados.

Eles podem incluir: segurança pública, desigualdade social, imigração, economia e política. Assim como transportes, sociedade, educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, violência e vários outros.

Na hora de estudar atualidades e conhecimentos gerais, vale a pena acompanhar aos noticiários. Você também precisará saber um pouco de Ciências, Geografia, História e Sociologia.

Além das matérias citadas, as provas de Nível Fundamental podem cobrar questões específicas ao cargo pretendido. Muitas vezes, as Prefeituras também avaliam conhecimentos de Legislação e Administração Pública. Todos os conteúdos cobrados aparecem no edital do concurso.

11. Faça revisões

Durante todo o seu estudo, lembre-se de fazer resumos dos conteúdos. Mapas metais, tópicos e palavras-chave podem ajudar. De tempos em tempos, então, revise as informações, para que elas se mantenham “frescas” em sua mente.

As revisões também são indicadas para dois dias antes da prova. Aliás, neste período, o melhor é finalizar o conteúdo e investir apenas nos resumos. O que você não aprendeu até a data, provavelmente não vai apreender “de última hora”.

Invista, ainda, em um hobbie ou lazer para descansar nos dias anteriores. O seu cérebro e o seu corpo precisarão de um descanso.

Seguindo todas essas dicas, estudar para concurso público de Nível Fundamental será muito mais simples. Defina os seus objetivos e comece já a se dedicar!

Ficou interessado nesse assunto? Prepare-se para concurso aqui no Gabarite gratuitamente! Tenha acesso aos nossos 4 mil simulados de concursos, 30 mil provas de concursos e mais de 100 mil questões de concursos para resolver online.



Comentar em "Como estudar para Concurso Público de Nível Fundamental"

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!