Como estudar para Concurso Público de Nível Superior?

Por Jeniffer Elaina em 10/02/2019

Estudar para concurso público de Nível Superior é uma tarefa que merece dedicação e muita organização.  Quer concorrer a uma vaga, mas não sabe nem por onde começar? Sem problemas! Neste texto, listamos 15 dicas para te ajudar a passar em um concurso. Acompanhe!

Antes de estudar para concurso público de Nível Superior, você precisa saber que essas vagas são algumas das mais concorridas. Isso acontece porque são poucos os postos de trabalho, e o número de candidatos, muitas vezes, chega a mais de 100 por vaga.

Além disso, os salários geralmente são mais atraentes do que os de concursos de Nível Médio ou Fundamental.

Com tanta concorrência assim, você precisará ter uma meta bem traçada. A busca por um objetivo será o combustível para a sua dedicação aos estudos. Sem ela, manter a regularidade e empenho aos conteúdos será mais difícil.

Veja também: Como estudar para Concurso Público de Nível Fundamental

Quais os concursos disponíveis para Nível Superior?

Os concursos de Nível Superior são oferecidos para as mais variadas áreas de atuação. São comuns, por exemplo, as vagas para Controle, especialmente para auditoria governamental. Há também as seleções para a área Fiscal, para a Receita Federal, Auditoria Fiscal do Trabalho e outros.

Ainda é possível citar, entre os cargos mais comuns, as Carreiras Policiais, como para Delegado ou Escrivão; de Gestão; e Jurídicas, com vagas para Defensor Público, Procurador do Estado, Juiz etc.

Atuações mais específicas, como de Jornalista, Editor de Vídeo, Educadores e outros também podem ser divulgadas. Por isso, vale a pena ficar atento às vagas públicas que estão disponíveis para a sua área profissional.

Uma dica para quem possui apenas ensino médio, mas deseja um concurso de Nível Superior, é investir nos cursos para tecnólogo. A formação profissional dura apenas dois anos, e já garante o título necessário para este nível de concurso.

Vale ressaltar que, além das provas, a maioria dos concursos de Nível Superior só nomeia os candidatos após a análise de seus títulos. Ou seja, o indivíduo precisa ter como provar a sua formação acadêmica.

Acompanhe como estudar para concurso público de Nível Superior e prepare-se para conquistar a sua vaga!. Veja 15 dicas para estudar para concurso público de Nível Superior.

Veja também: Como estudar para Concursos de Nível Médio

1. Leia o edital do concurso público

Antes de iniciar os seus estudos, é importante que todo candidato leia o edital das provas. Isso porque, o documento lista todas as regras do teste, além dos conteúdos que serão cobrados para a classificação.

Há casos, porém, em que o edital da concorrência demora a ser divulgado. Aguardá-lo pode atrasar os seus estudos e diminuir a sua preparação. Para evitar estes problemas, pesquise por editais da mesma área a que você pretende concorrer. Os conhecimentos solicitados não costumam variar muito, mesmo entre vagas de órgãos diferentes.

2. Defina um cronograma de estudos

Sabendo quais os conteúdos cobrados, você poderá definir aos que precisa se dedicar de forma mais intensa. O ideal é dar àqueles que você tem maior habilidade menor tempo, e apreender mais sobre as disciplinas mais difíceis.

No passo seguinte, você precisará definir as matérias para estudo em cada dia da semana, mês ou ano que você ainda possui para a sua preparação. Distribua os temas de forma intercalada, para que todos sejam abarcados.

Além disso, lembre-se de variar o conteúdo em um mesmo dia. Manter-se concentrado em uma mesma disciplina por mais de 90 minutos pode dificultar a apreensão dos conhecimentos. Também é importante dar 10 ou 15 minutos de descanso ao cérebro entre cada matéria.

3. Crie uma rotina de estudos

É fundamental definir em que horário do dia você irá estudar. Primeiro, porque esse cuidado poderá diminuir as situações em que você deixará os estudos de lado por outro compromisso. Você deve entender o estudo como uma obrigação, e não uma opção. O trabalho é uma obrigação, e você não o deixa para depois, não é mesmo?

Definir uma rotina também ajuda o cérebro a se acostumar a essa dedicação intensa. Com o tempo, seu corpo se sentirá mais apto e focado em manter os estudos.

4. Organize seu local de estudos

Sempre que possível, o melhor é estudar em espaços silenciosos e organizados. Pode ser um escritório ou o quarto de casa, uma biblioteca ou uma sala de reuniões. O importante é que seus materiais de estudo estejam à mão, e que você tenha facilidade em se concentrar.

5. Diminua distrações

Ao se dedicar aos conteúdos, elimine todas as distrações à sua volta. Isso inclui desligar a TV, bloquear seu acesso à internet e deixar o celular fora de vista. Quanto menos estímulos externos o concurseiro recebe, mais ele consegue se concentrar no conteúdo necessário.

6. Use o tempo ocioso

Não é porque você tem uma rotina de estudos que você precisa se limitar a ela. Independentemente do tempo que ainda faltam para as provas, você pode, continuamente, potencializar sua preparação.

Por isso, sempre tenha ao alcance algum conteúdo. Textos, vídeos e podcasts são ótimos para acompanhar na hora do almoço, na fila de um banco ou até na volta para casa após o trabalho.

7. Invista em materiais diversos

São vários os cursos presenciais e online disponíveis para estudar para concurso público de Nível Superior. Porém, não é interessante que você se limite ao conteúdo oferecido por cada um.

Nas bancas de revista existem várias apostilas, na internet são diversas as videoaulas, podcasts de áudio e textos. Expanda suas fontes, pois isso poderá te auxiliar na compreensão do conteúdo. Lembre-se, apenas, de não exagerar, ou isso prejudicará sua organização.

Veja também: Material e Apostilas Grátis para Concursos

8. Faça provas de concursos anteriores

Antes e durante os seus estudos, faça provas anteriores. As avaliações são interessantes por dois motivos. Em primeiro lugar, elas te ajudam a perceber quais são as suas dificuldades com o conteúdo.

Assim, você pode adaptar o seu cronograma e se dedicar mais intensamente a um conhecimento específico.

Ao mesmo tempo, realizar provas antigas de Nível Superior auxilia o candidato a se acostumar com a linguagem do teste. É comum a necessidade de que o conhecimento de vocabulário seja maior para a compreensão das questões nestes concursos.

9. Dedique-se à Língua Portuguesa

Assim como a preparação para outros níveis de concurso, estudar para concurso público de Nível Superior requer atenção a conhecimentos de português. Os conteúdos cobrados sobre o assunto são diversos. Eles incluem, por exemplo, a interpretação de texto e Semântica.

Ortografia, verbos, preposições, conjunções e pronomes são outros conhecimentos cobrados. Além destes, as provas de Nível Superior costumam avaliar conhecimentos de regência nominal e verbal, e sintaxe.

Algumas seleções ainda contam com questões discursivas. Ou seja, aquelas em que o candidato precisa expor seu ponto de vista, em vez de apenas marcar a resposta correta.

Nestes casos, são avaliados tanto o domínio da Língua e das regras gramaticais, quanto a capacidade de apresentação de ideais do indivíduo.

Veja também: Dicas de Português para Concursos Públicos

10. Estude muita Matemática!

Se você não é fã de matemática, ou se não trabalha com ela, é possível que encontre problemas com a  matéria. Os temas abordados nos testes de concursos costumam ser complexos, e demandam atenção. Por isso, dedique-se à disciplina.

É comum que os concursos de Nível Superior cobrem conhecimentos como porcentagem, matemática financeira, e equações de primeiro e segundo grau. Assim como geometria, proporcionalidade, progressão aritmética, noções de probabilidade e estatística, e progressão geométrica.

Veja também: Dicas de matemática para Concursos

11. Tenha atenção às Atualidades e Conhecimentos Gerais

Estudar para concurso público de Nível Superior também requer empenho a atualidades e conhecimentos gerais.

Isso significa que você precisará ficar atento ao noticiário, para saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Informações sobre História, Geografia e Ciências também costumam ser cobradas.

12. Leia sobre Informática

Você pode ser um expert em informática mas, muitas vezes, a prática não ajuda nos exames de concursos. Por isso, leia sobre a teoria. Para a prova, costumam ser necessárias informações sobre o uso do Windows e/ou Linux, Word e Excel.

Muitas das provas de Nível Superior ainda cobram dos candidatos noções de segurança virtual. Assim como o uso de softwares específicos para a atuação daquela vaga.

Um exemplo é a necessidade de conhecimento em um programa de edição de imagens para um concurso de Design Gráfico.

Veja também: Dicas de informática para Concursos

13. Verifique as matérias “extras” para o concurso

Duas matérias são muito comuns em concursos públicos, estando ou não ligadas à área da vaga. São elas: o Direito e a Língua Estrangeira. Por isso, tenha atenção ao edital da concorrência. Caso ele indique esses conhecimentos, inclua-os no seu cronograma de estudos.

14. Treine seus conhecimentos específicos

Uma vantagem dos conhecimentos específicos nos concursos é que você já viu boa parte deles na faculdade. Não significa, porém, que aquele estudo foi suficiente.

Dedique-se com afinco aos tópicos que aparecem no edital! Afinal, é comum que essas disciplinas tenham grande peso sobre a nota da prova.

15. Revise seus estudos

Durante os seus estudos, sempre faça anotações dos conteúdos. Você pode trabalhar com tópicos, palavras-chave e mapas mentais. Depois, de tempos em tempos, revise as informações. Isso manterá os conteúdos ‘frescos” na sua mente, e facilitará a sua aplicação na hora do teste.

Agora você já sabe como estudar para concurso público de Nível Superior. Siga as nossas dicas e se dedique ao máximo. Assim, alcançar a sua meta será muito mais simples!



Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!